TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Administração De Materiais E Logística

Por:   •  9/9/2014  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  1.013 Visualizações

Página 1 de 6

Objetivo do Desafio

Elaborar uma Análise da Cadeia de Logística de Administração de Materiais e propor

sugestões de melhorias.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você conheça a relevância de gerir bem os

recursos materiais e patrimoniais da empresa, uma vez que da administração de materiais

depende a sequência das operações do processo produtivo. O propósito desta etapa é

conhecer como é o funcionamento da administração dos recursos materiais e patrimoniais.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Ler as partes 1, 2 e 3 do Livro-Texto da disciplina (identificado ao final da ATPS), que tratam

dos principais conceitos sobre administração dos recursos materiais e patrimoniais.

Nota

O grupo terá autonomia para acrescentar informações de sites a seu critério, desde que estes

sejam confiáveis. Lembre-se de consultar o plano de ensino da disciplina, disponível no

AVA, que apresenta uma série de referências bibliográficas e não se esqueça de anotá-las.

INTRODUÇÃO

A Logística pode ser entendida como a área da Administração que cuida do transporte e armazenamento das mercadorias (MARTINS & ALT, 2006). Atualmente a Logística vem sendo utilizada como ferramenta de competitividade pelas organizações, uma gestão de estoque eficaz visa reduzir custos com aprodução e armazenagem.

A administração da logística é o acompanhamento de toda movimentação e armazenagem do produto, ela abrange um conjunto de planejamento, operação e controle do fluxo de materiais, mercadorias, serviços e principalmente das informações da empresa, integrando de forma racional as funções sistêmicas, desde suprimentos, produção, armazenagem até a distribuição, assegurando desta forma as vantagens competitivas e nível de serviço na cadeia de distribuição e, consequentemente, a satisfação dos acionistas e dos clientes.

Essa área compreende muito mais do que o simples controle de estoques, envolve um vasto campo de relações que são interdependentes e que precisam ser bem geridos para evitar desperdícios e tem por finalidade principal assegurar o continuo abastecimento de artigos necessários para comercialização direta ou capaz de atender aos serviços executados pela empresa.

Atualmente as empresas contam com vários recursos para maximizar o sistema logístico, diminuir custos e proporcionar vantagem competitiva, e é uma das atividades de gestão mais importantes para as empresas, atuando de forma administrativa e estratégica

Passo 2 (Equipe)

1 Ler as páginas 107 a 109 do livro a seguir indicado:

• VIANA, João José. Administração de Materiais. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

2 Fazer uma reflexão sobre a importância da administração dos recursos materiais e

patrimoniais. Texto disponível em:

• <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B_Jxz

reNM-

0wNzYwZDRjMmEtNGRkYi00MjNkLWJkNjEtNzc3ZTgxN2EzOWU0&hl=pt_BR>.

Acesso em: 26 maio 2013.

3 Anotar os pontos principais que contribuem com a realização do desafio.

Administração - 8ª Série - Administração de Materiais e Logística

Fernanda Serotini Gordono

Pág. 4 de 4

A IMPORTANCIA DA ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Recursos são fatores da produção, normalmente são bem vastos e importantes, podemos dizer que são o conjunto de riquezas da empresa e primordiais na fabricação do produto final ou serviço.

Os principais recursos para uma organização poder operar, produzirprodutos e serviços para atender a demanda são os patrimoniais. Exemplo: Prédios ou instalação, terrenos, maquinas e equipamentos. Já os recursos materiais são os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações, na elaboração do seu produto final ou na consecução do seu objetivo social. Exemplos: Estoque, materiais auxiliares e matéria-prima.

A administração de material corresponde ao planejamento, organização, direção e controle de todas as tarefas necessárias à definição de qualidade, obtenção, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma empresa, seja ela de natureza industrial, comercial ou de prestação de serviços, pública ou privada, pode ser definida também como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Em outras palavras: “A Administração de Materiais visa a garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total”.

Uma empresa precisa ter definições, visão sistemática e classificação dos materiais, para que gere riqueza. O planejamento deve balancear os objetivos conflitantes entre as diversas áreas da empresa e coordenar o fluxo de materiais para que o serviço ao consumidor seja mantido e os recursos utilizados adequadamente.

Nos diasatuais, onde a competição entre empresas é acirrada, ganhar dinheiro com altas margens de lucro tornou-se inviável, daí surgiu a importância da redução dos estoques e da agilização dos processos de aquisição – comprar grandes quantidades não é compensador. Simplesmente comprar, armazenar, industrializar e vender não atende às necessidades do mercado, cada vez mais competitivo e exigente.

A manutenção da competitividade depende diretamente da forma com que os materiais são geridos, os quais devem possuir níveis compatíveis com suas demandas como também as compras necessitam ser cada vez mais ágeis, para que possam atender às necessidades de aumento da velocidade da renovação dos estoques. Girar o mais rápido possível, reduzindo os níveis de armazenamento, sem que isso acarrete em desabastecimento, é o grande desafio à gestão de materiais, visto que a manutenção da lucratividade da empresa depende disso.

As operações ligadas à gestão dos estoques necessitam ser cada vez mais rápidas e precisas tornando assim a tecnologia o bem ativo mais precioso de uma empresa. A tecnologia é um recurso que ganha importância a cada dia, é o corpo de conhecimentos com o qual a empresa conta para produzir produtos e serviços ou outro diferencial que possa ser transformado em algum tipo de vantagem econômica, como maior lucro e é considerada como fator de produção, ao lado dos recursos clássicos: natureza, trabalho e capital.

Para que não haja grandes prejuízos nas empresas é preciso seguirrigorosamente todos os passos que o planejamento da administração de materiais montou, desde o desenvolvimento dos fornecedores até a entrega do produto final ou serviço gerando a satisfação total do consumidor.

Passo 3 (Equipe)

1 Debater entre a equipe sobre os conhecimentos adquiridos nos Passos 1 e 2 a respeito da

administração dos recursos materiais e patrimoniais.

2 Organizar os materiais desenvolvidos e elaborar um relatório parcial. Salvar o arquivo e

reservá-lo para compor o relatório final.

ETAPA 2

Esta atividade é importante para que você conheça a gestão de estoque e compras e o

seu papel na empresa. O propósito desta etapa é identificar como são desenvolvidas

estratégias para se colocarem os recursos certos no local certo, na hora certa.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

1 Ler a parte 3 do Livro-Texto da disciplina (identificado ao final da ATPS).

2 Refletir sobre a melhor forma de se administrar o sistema de logística integrada de uma

empresa, de maneira a controlar uma complexa rede de fatores, visando a produzir e

distribuir produtos e serviços para satisfazer o cliente.

Nota

O grupo terá autonomia para acrescentar informações de sites a seu critério, desde que estes

sejam confiáveis. Lembre-se de consultar o plano de ensino da disciplina, disponível no

AVA, que apresenta uma série de referências bibliográficas e não se esqueça de anotá-las.

Passo 2 (Equipe)

1 Realizar uma pesquisa sobre a gestão de estoque e compras e sua importância na

empresa. Para isso, ler o artigo indicado:

• KOCH, Adilson. Logística de Armazenagem, Distribuição e Gestão de Estoques.

Disponível em: <https://docs.google.com/document/d/1Q9SF-

81LBvKfoYtFtuFvz_ZuBV-4rvlGLX3YRo41qTM/edit?hl=pt_BR#>. Acesso em: 26

maio 2013.

GESTÃO DE ESTOQUE E COMPRAS

Não há como uma empresa funcionar sem a existência de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais, com a crescente concorrência existente por uma participação no mercado consumidor as empresas buscam identificar formas de melhorar seus desempenhos, encontrando maneiras diferentes de obterem vantagens competitivas. Uma das formas de obter uma vantagem, se não competitiva, mas pelo menos comparativa é através de uma boa gestão dos recursos materiais e patrimoniais.

A função compras é tão antiga quanto a própria administração, por muitos anos, foi vista simplesmente como o ato de fazer o pedido a um fornecedor, aos poucos essa visão vem mudando, e cada vez mais as empresas vêm percebendo que um processo de aquisição de materiais bem elaborado e planejado pode gerar lucro significativo, esta função tem crescido de forma acentuada nos últimos tempos em decorrência da evolução nos meios de comunicação e tem deixado de ser considerada uma atividade tática e operacional, para ser vista como uma fonte de contribuição estratégica para as empresa, e cada vez mais as empresas vêm percebendo que um processo de aquisição de materiais bem elaborado e planejado pode gerar lucro significativo. É um segmento essencial do departamento demateriais ou suprimentos, que tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planejar as quantidades corretas, verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar armazenamento.

As empresas que desejam minimizar seus custos totais nessa área e prover melhor nível de serviços ao cliente, devem adotar um departamento responsável pelo fluxo de

...

Baixar como  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »