TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Administracao De Materiais E Logistica

Casos: Atps Administracao De Materiais E Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  2.096 Palavras (9 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)

Aula-tema: Recursos materiais e patrimoniais.

Esta atividade é importante para que você conheça a importância de se gerir bem os recursos materiais e patrimoniais da empresa, uma vez que da administração de materiais depende a seqüência das operações do processo produtivo. O propósito desta etapa é conhecer como é o funcionamento da administração dos recursos materiais e patrimoniais.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Individual)

Ler as partes 1, 2 e 3 do Livro-texto: MARTINS, Petrônio Garcia. Administração de Materiais e Logística. ed. especial Anhanguera. São Paulo: SARAIVA, 2009, que trata dos principais conceitos sobre administração dos recursos materiais e patrimoniais. A pesquisa também poderá ser por meio de consulta em outros livros disponíveis no acervo da biblioteca, que tratam do tema.

Um dos assuntos do livro fala sobre, os desperdícios dos recursos que já são escassos, minimizar desperdícios é fato importante em Administração de Recursos, tem sido uma preocupação para todas as pessoas envolvidas na produção, profissionais capacitados são tirados de suas funções para utilizar de forma correta os recursos.

As empresas precisam de cinco tipos de recursos: Materiais, patrimoniais, capital, humano e tecnológico.

No livro aborda como principal recurso os materiais e patrimoniais, os demais são utilizados em outras disciplinas . A administração de Recursos como um todo envolve administração de materiais, onde identifica o fornecedor na compra do bem, no recebimento, no transporte interno e seu acondicionamento, no transporte durante todo processo produtivo desde sua armazenagem ate a distribuição ao consumidor final.

Recursos é tudo aquilo que gera riqueza, como exemplo: capital, terra e trabalho são recursos que devem ser administrados , quando um produto tem um custo, que gere recursos, um exemplo, um edifício onde tem uma empresa, as pessoas que trabalham na empresa procurando melhorar os processos, seus conhecimentos geram idéias.

O capital é o recurso facilmente reconhecido por sua liquidez, podendo ser utilizado na aquisição de outros recursos.

A tecnologia é importante nos dias de hoje, permite técnicas melhores reduzindo custos

Os bens são considerados sinônimos de recursos, são capazes de gerar produtos e serviços

Patrimônio é o conjunto de bens, valores, direitos e obrigações tanto para pessoa física ou jurídica, é avaliado monetariamente e utilizado para realizar seus objetivos sociais. Administrar o patrimônio é gerir os ativos e passivos de uma empresa, o livro é focado no estudo de bens patrimoniais que são as instalações, os prédios, os terrenos, equipamentos e veículos da empresa.

Passo 2 (Equipe)

Ler o material do Livro: VIANA, João José. Administração de Materiais. São Paulo: Editora Atlas, 2008, pp. 107, 108, 109, e faça uma reflexão da importância da administração dos recursos materiais e patrimoniais. Texto disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B_JxzreNM-0wNzYwZDRjMmEtNGRkYi00MjNkLWJkNjEtNzc3ZTgxN2EzOWU0&hl=pt_BR>. Acesso em: 29 abr. 2013. Anote os pontos principais que contribuem com a tarefa principal.

A administração de recursos materiais e patrimoniais tem definições, visão sistêmica e classificação dos materiais da empresa. Os setores da empresa que compõem o sistema de materiais são: planejamento e controle de materiais, controle de estoques, compras, almoxarifado, transporte e distribuição e importação.

Há conflitos entre os objetivos da empresa e os objetivos de marketing, de finanças e de produção. O papel da administração de materiais é balancear esses objetivos conflitantes e coordenar o fluxo de materiais de modo que o serviço ao consumidor seja mantido e os recursos da empresa utilizados adequadamente.

Recursos patrimoniais, é o conjunto de riquezas (Patrimônio) da empresa, são as instalações, os prédios, equipamentos e veículos da empresa. Os bens de uma empresa podem ser classificados como tangíveis e intangíveis.

Os tangíveis são os que podem ser tocados (edifício, maquina, veículos...).

Os intangíveis são aqueles que não podem ser tocados como a marca da empresa, o logotipo, site da empresa. Exemplos de bens patrimoniais:

− Prédios e Instalações – galpões, escritórios, almoxarifados, garagens, etc.

− Terrenos – é o local onde estão as instalações, suas áreas livres e terrenos

vazios que pertencem à empresa.

− Máquinas e Equipamentos – ferramentas, máquinas operatrizes, caldeiras,

guindastes, pontes rolantes, compressores, dispositivos, veículos,

computadores, móveis, etc.

Os bens patrimoniais são adquiridos no decorrer da existência da empresa, e também

podem ser adquiridos na ampliação ou na troca dos mesmos. A administração de recursos patrimoniais trata-se da seqüência de operações que, tem inicio na identificação dos fornecedores.

Administração de Materiais tem por finalidade principal assegurar o abastecimento de artigos necessários para comercialização direta ou capaz de atender aos serviços executados pela empresa. As empresas tem o objetivo de diminuir os custos operacionais para que elas e seus produtos possam ser competitivos no mercado. Os materiais precisam ser de qualidade produtiva para garantir a aceitação do produto final. Precisam estar na empresa pronta para o consumo na data desejada e com um preço acessível, a fim de que o produto possa ser competitivo e assim, dar à empresa um retorno satisfatório do capital investido.

Passo 3 (Equipe)

Debater com sua equipe sobre os conhecimentos adquiridos nos passos 1 e 2 a respeito da administração dos recursos materiais e patrimoniais e produza um texto de 1 página, de acordo com as normas da ABNT, descrevendo os principais assuntos desse debate e entregue ao professor da disciplina.

Devemos lembrar que quando falamos de recursos, estamos falando de tudo aquilo que gera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com