TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Analise De Investimento

Trabalho Universitário: Atps Analise De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. FLUXO DE CAIXA RELEVANTE 2

2. PROJETOS ÚNICOS E PROJETOS CONCORRENTES 2

3. TÉCNICAS DE ANALISES DE INVESTIMENTOS 2

4. ESTIME O PREÇO DE VENDA UNITÁRIO E A QUANTIDADE DE SERVIÇO 4

5. CALCULE O FATURAMENTO ANUAL, MULTIPLICANDO O VALOR MENSAL POR 12 4

6. ESTIME O FATURAMENTO DA EMPRESA PARA OS PRÓXIMOS 5 ANOS, REPETINDO OS VALORES ANUAIS OBTIDOS NO ITEM ANTERIOR 5

7. ESTIME OS CUSTOS E DESPESAS MENSAIS, COM BASE NA QUANTIDADE DEFINIDA NO ITEM 4 6

8. ESTIME OS CUSTOS E DESPESAS ANUAIS, MULTIPLICANDO POR 12 O VALOR OBTIDO NO ITEM ANTERIOR 9

9. ESTIME OS DEMAIS VALORES SOLICITADOS NA PLANILHA, COMO POR EXEMPLO: LISTA DE INVESTIMENTO INICIAL, INSUMOS (SE FOR O CASO), VALOR DA MÃO-DE-OBRA COM OS RESPECTIVOS ENCARGOS TRABALHISTAS, TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES, CONTAS DO BALANÇO PATRIMONIAL, ETC 12

10. DIAGRAMA DE FLUXO DE CAIXA 13

11. BIBLIOGRAFIA 14

1. FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

Fluxo de Caixa Relevante são projetos utilizados para analisar os investimentos das organizações e elas apresentam em geral um formato padrão. E ele é formado por basicamente por três partes:

o Investimento Inicial ou nos períodos iniciais: eles podem ser no formato de bens físicos quanto na forma de investimento em capital de giro, para suportar o projeto, ele deve ter o sinal negativo no fluxo de caixa

o Retornos de caixa do Investimento: após alguns períodos o projeto se torna rentável, gerando fluxos de caixa positivo para a empresa.

o Valores Residuais: normalmente são positivos e eventualmente negativos, por exemplo: como a obrigação de reflorestar determinadas áreas após retirar toda a madeira ou realizar gastos para compensar danos ambientais causados pelo investimento, o chamado “passivo ambiental”.

2. PROJETOS ÚNICOS E PROJETOS CONCORRENTES

Podem ser basicamente de duas modalidades diferentes que definiram a abordagem da analise dependendo do tipo de projeto, são eles:

o Projetos únicos: para quais não há alternativa, sendo nesse sentido “únicos”, portanto a decisão a ser tomada é se o projeto tem viabilidade ou não, ou seja, se será aceito e realizado ou se será descartado.

o Projetos concorrentes: quais há alternativas, de modo que uma alternativa inviabiliza a outra, sendo assim, são “concorrentes”. Analisar a viabilidade de cada projeto concorrente, e pode-se chegar à conclusão de que nenhum deles é viável.

3. TÉCNICAS DE ANALISES DE INVESTIMENTOS

Existem diversas técnicas de análise de investimentos, das mais simples às mais sofisticadas, mas destacam-se apenas três, as quais são as mais utilizadas e disseminadas:

o Payback - período de retorno: é a avaliação do tempo que o projeto demorará em retomar o total do investimento inicial. Quanto mais rápido o retorno, menor o payback e melhor o projeto. Portanto, o payback sempre deve ser mensurado em tempo (dias, semanas, meses, anos) quanto, menor o tempo de retorno, mais interessante será o investimento. Ele é bastante reconhecido popularmente como “o tempo para recupera o investimento”.

o VPL – Valor Presente Líquido (NPV – Net Present Value): O VPL é um método alternativo ao do Payback, que visa corrigir os principais erros apresentados por este. Para utilizá-lo é necessário construir um fluxo de caixa do projeto, tendo os principais componentes: Investimento Inicial e investimentos adicionais; Fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno; valor residual do investimento se houver. Este método utiliza os princípios da matemática financeira, calculando o valor presente do fluxo de caixa do investimento. O VPL é chamado de líquido, pois considera o fluxo total com as saídas (investimento) e entradas (retornos) descontadas uma taxa de atratividade.

o TIR – Taxa Interna de Retorno (IRR – Internal Rate of Return): este método é bastante similar ao VPL, pois utiliza a mesma lógica de cálculo, todavia, apresenta os resultados em porcentagem e não em valores monetários. Para utilizá-lo é necessário construir o fluxo de caixa do projeto, sendo os seus principais componentes: Investimento inicial e investimentos adicionais; Fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno; valor residual do investimento se houver.

Após a montagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com