TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Analise De Investimentos

Artigo: Atps Analise De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  4.123 Palavras (17 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 17

1 - INTRODUÇÃO

Antes de tomarmos uma decisão, seja em qualquer situação, profissional,pessoal e financeira por exemplo, é muito comum avaliarmos todos os prós e contras dessa situação. Pelo menos isso é o que aconselha o bom senso.Quando uma empresa avalia uma proposta de investimentos é importante observar quais são as informações mais relevantes e menos importantes que estão envolvidas nesta análise e projeção.

Neste aspecto, os fluxos de caixa descontados são fundamentais para que essa análise ocorra de forma correta. Portanto, todas as informações financeiras e contábeis já estudadas como o valor presente líquido, a taxa interna de retorno, o payback, roa, roe e outras medidas voltam à cena para que se possa validar ou não a implantação dessa nova proposta de investimento.A primeira e importante etapa desta análise é decidir quais são os fluxos de caixa que são mais relevantes e como eles podem alterar os fluxos gerais da empresa. Quer dizer, para aceitar um projeto é importante saber que este projeto pode alterar profundamente os fluxos gerais da empresa no momento atual e também no futuro, pois normalmente os projetos são pensados a longo prazo.

Nessa atps apresentaremos um projeto fictício de uma empresa que terá um projeto de investimento onde serão analisados as técnicas de investimento como o VPL e a TIR, também o paybac, para assimilarmos os conhecimentos que aprendemos na tele aula.

2 - TIPOS DE INVESTIMENTO

Existem três grandes grupos para investimentos:

Investimentos públicos: que são recursos do governo a fim de gerar o bem estar social. Ex: escolas, hospitais, etc.

Investimentos privados: onde pessoas físicas e jurídicas investem a fim de gerar retorno monetário. Ex: fábricas, shoppings centeres, prestadoras de serviço, etc.

Investimentos mistos: são feitos pelos governos e pessoas físicas ou jurídicas. Ex: Petrobrás e Banco do Brasil, etc.

No Brasil, aumentaram nos últimos anos, a quantidade de investidores que buscam maiores rentabilidades, tentando mudar o destino de recursos para além dos investimentos tradicionais, como a poupança, por exemplo. Depois da descoberta do mercado acionário, muita gente passou a investir em ações. Agora, a crise que afeta o setor faz com que os investidores busquem outras opções mais estáveis.

O próprio mercado criou diversas opções de investimento, agradando desde o investidor mais prudente até o mais agressivo. Algumas dessas opções já existem há muitos anos, mas só agora são utilizados pois cada vez mais gente se dispõe a guardar dinheiro e planejar o futuro. Ao fazer começar um investimento, deve-se atentar a três principais aspectos, presentes em qualquer modalidade: o risco, a rentabilidade e a liquidez, que é a velocidade pelo qual o investidor pode se desfazer de seu investimento.

2.1 Principais aplicações financeiras no Brasil

Ações: É um título pelo qual o investidor passa a ter parte do capital social de certa empresa, podendo ter direito a voto, que são as ações ordinárias ou não, sendo ações preferenciais. Seu rendimento vem de duas formas: compra e venda conforme o desempenho da ação na bolsa de valores ou através dos dividendos. Investir em ações pode ser feito diretamente,que é quando a pessoa pode fazer a operação em casa, usando uma corretora.

Titulos de Renda Fixa: Papéis onde sabe-se antecipadamente qual será o retorno pré-fixado ou com ganho atrelado a um índice ,como o CDB (Certificado de Depósito Bancário), RDB (Recibo de Depósito Bancário) ou a taxa básica de juros, a Selic (pós-fixados)

Eles podem ser privados, emitidos tanto por empresas de capital aberto como pelas instituições financeiras. E públicas,emitidos pelos governos federal, estadual e municipal.

O investimento nesses títulos pode ser feito através de instituições financeiras ou diretamente, no caso dos títulos públicos, através do Tesouro Direto.

Sua liquidez é relativa, dependendo de seus prazos. Mas, no mercado, é comum a negociação desses papéis enquanto eles não vencem o que lhe dá maior liquidez. Seu rendimento também depende a quem está atrelado, mas normalmente a possibilidade de ganho é menor do que em investimentos de renda variável.

Poupança: É considerado o investimento mais conservador. Tem rentabilidade de 0,5% ao mês mais a variação da Taxa de Referência, um fundo garante investimentos de até R$ 60 mil em caso de quebra da instituição financeira que a gere e é isento de Imposto de Renda para pessoa física. Também tem alta liquidez e pode-se retirar os recursos a qualquer momento.

O principal problema é a rentabilidade muito baixa, só supera os ganhos com ações caso o mercado financeiro esteja muito turbulento. É recomendado principalmente a quem tem baixa renda ou não pode correr o risco de perder o dinheiro.

fundo de investimento: é uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro, organizada sob a forma de pessoa jurídica, tal qual um condomínio, visando um determinado objetivo ou retorno esperado, dividindo as receitas geradas e as despesas necessárias para o empreendimento. A administração e a gestão do fundo são realizadas por especialistas contratados. Os administradores tratam dos aspectos jurídicos e legais do fundo, os gestores da estratégia de montagem da carteira de ativos do fundo, visando o maior lucro possível com o menor nível de risco.

Dependendo do tipo de fundo, as carteiras geralmente podem ser mais diversificadas ou menos diversificadas, podendo conter ativos de diversos tipos tais como ações, títulos de renda fixa(CDBs), títulos cambiais, derivativos ou commodities negociadas em bolsas de mercadorias e futuros, títulos públicos, entre outros. Todo o dinheiro aplicado nos fundos é convertido em cotas, que são distribuídas entre os aplicadores ou cotistas, que passam a ser proprietários de partes da carteira, proporcionais ao capital investido. O valor da cota é atualizado diariamente e o cálculo do saldo do cotista é feito multiplicando o número de cotas adquiridas pelo valor da cota no dia.

No Brasil, o primeiro fundo de investimento foi o Valéria Primeira, um fundo fechado criado em 1952 e administrado pelo banco Deltec.

Imóveis: Procurado normalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com