TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Analise E Demonstrações Finananceiras

Dissertações: Atps Analise E Demonstrações Finananceiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 4

A análise das demonstrações contábeis como ferramenta gerencial para auxilio nos processos de tomada de decisão

Desde o inicio, juntamente com o homem e suas ambições de controlar e aumentar seu patrimônio, e também com a finalidade de evitar lapsos de memorias, com simples anotações, veio o surgimento da contabilidade, que esteve desde então sempre presente em nosso cotidiano. Pois, era através de contas e informações importantes, que os donos de seus rebanhos e futuros fazendeiros aumentariam suas riquezas.

Com o passar do tempo à contabilidade foi evoluindo e aprimorando cada vez mais as diversas maneiras de analisar as informações necessárias para se calcular o patrimônio de uma empresa e auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão. Esse grande processo de evolução da contabilidade veio permitindo cada vez mais o entendimento da riqueza do homem, podendo ser avaliada e acompanhada de forma mais clara nas empresas através da análise das demonstrações contábeis.

Da contabilidade à analise das demonstrações

A análise das demonstrações contábeis, segundo muitos estudiosos, é tão antiga quando a própria contabilidade. Claro que, no começo, sua utilização, assim como a da própria contabilidade, era feita de maneira rudimentar. No final do século XIX, com o aparecimento da figura dos banqueiros e a consequente necessidade de informações mais precisas para a concessão de empréstimos, começou-se o aprimoramento das técnicas de análise de balanços.

A análise das demonstrações contábeis é uma das áreas mais interessantes da contabilidade, pois através dela podemos saber a real situação econômica e financeira de determinada empresa. As peças contábeis da forma como são apresentadas exigem por parte dos usuários a utilização de técnicas que possibilitem uma melhor compreensão das informações. O analista precisa saber como elaborar bem a analise das demonstrações contábeis, pois além de saber calcular todos os índices, é preciso também saber como interpretá-los e adequá-los a cada empresa ou usuário específico. Um instrumento essencial para esse trabalho é a informação, pois quanto maisqualidade nas informações relevadas na analise de balanço, mais fácil será o entendimento das demonstrações.

Relatórios contábeis

Esse relatórios contábeis são conhecidos também como informes contábeis, que consiste em ser a mais resumida e organizada demonstração de dados apurados que expõe aos usuários da contabilidade os principais fatos registrados por aquele setor em determinado período. Essas demonstrações devem conter a maior quantidade de informações necessárias evidenciando o que for considerado importante para a tomada de decisões e a prestação de contas não sendo interessante divulgarem-se informações de pouca utilidade ou alguns relatórios que possam vir a confundir os usuários externos (bancos, governo, acionista minoritário, etc.).

Os relatórios contábeis obrigatórios são: Balanço patrimonial, Demonstração do resultado do exercício, Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados e Demonstração das origens e aplicações de recursos.

Técnicas de analise das demonstrações contábeis

Com os demonstrativos contábeis em mãos, o analista deverá então aplicar as técnicas de analise, métodos pelo quais são extraídos informações para melhor entender a situação patrimonial da entidade.

Algumas técnicas mais utilizadas são:

A. Analise vertical e horizontal: demonstram, em percentual, o valor de cada ietm se comparados ao valor total do demonstrativo, ou a um valor especifico e sua variação no decorrer do tempo.

B. Analise através de índices: traduzem os demonstrativos em índices de estrutura, liquidez e rentabilidade, de maneira a entender como o patrimônio da entidade esta estruturado,

C. Prazos médios:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com