TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Banco De Dados

Trabalho Universitário: Atps Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 4 - Relatório

O Modelo Entidade-Relacionamento (MER) tem o objetivo de representar as estruturas de dados da forma mais próxima do mundo real dos negócios. É formada por três conceitos: entidade, atributo e relacionamento. Entende-se que entidade são objetos, as características dos objetos são os atributos, e a relação entre os objetos são os relacionamentos. Este último indica a dinâmica dos negócios e é identificado por verbos que representam ações que as entidades exercem umas sobre outras.

O Diagrama Entidade-Relacionamento (DER) descreve toda estrutura lógica do banco de dados, como os dados serão armazenados de fato. Enfatiza os dados e os relacionamentos, ou seja, é necessário descobrir quais os atributos que compõem as tabelas (objetos).

Partindo para o negócio do desafio, o cliente chega com o carro. O funcionário pega a placa. Se mensalista, realiza cadastro do cliente, realiza o pagamento e emite a nota fiscal e o recibo. Se avulso, o funcionário faz o cadastro notificando a hora de entrada. O cliente volta e realiza o pagamento. O funcionário então emite o recibo e nota fiscal caso necessário.

Para elaboração do MER identificamos as seguintes entidades com suas respectivas ações:

Funcionário (entidade) cadastra (ação) o cliente (entidade) e cadastra (ação) o veículo (entidade) e sua respectiva vaga (entidade). O cliente paga (ação) e o funcionário registra (ação) o movimento (entidade) e emite (ação) recibo (entidade) e nota fiscal (entidade).

Para elaboração do DER identificamos os seguintes objetos com seus atributos: o objeto funcionário possui o atributo código do funcionário (sendo este a chave primária), nome, telefone, endereço. O objeto cliente possui o atributo nome, endereço, telefone, cpf e número da ficha (sendo ambos a chave primária).

Etapa 3

Passo 1 – Estrutura do modelo relacional

Tabelas

Tabela é um conjunto de dados dispostos em número finito de colunas e número ilimitado de linhas.

As tabelas associam-se entre si através de regras de relacionamentos , estas regras consistem em associar um ou varios atributo de uma tabela com um ou varios atributos de outra tabela.

Exemplo: A tabela cadastro relacionase com a tabela vaga no estacionamento. Através desse relacionamento está ultima tabela fornece a lista de vagas para a tabela cadastro.

Registros

Cada linha formada por uma lista ordenada de colunas representa um registro, ou tupla. Os registros não precisam conter informações em todas as colunas, podendo assumir valores nulos quando assim se fizer necessário.

Um registro é uma instância de uma tabela, ou entidade.

Exemplo: nome_proprietario é um registro da tabela cadastro, e a placa_veículo é o registro da tabela vaga do Estacionamento. Uma associação entre estas duas tabelas criaria a seguinte instância de relacionamento: nome_proprietario é a placa_veículo.

Colunas

As colunas são tipicamente consideradas os campos da tabela, e caracterizam os tipos de dados que deverão constar na tabela (numéricos, alfa-numéricos, datas, coordenadas etc). O número de linhas pode ser interpretado como o número de combinações de valores dos campos da tabela, e pode conter linhas idênticas, dependendo do objetivo. A forma de referenciar inequivocamente uma única linha é através da utilização de uma chave primária.

Exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com