TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade

Monografias: Atps Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Regime de caixa

Sob o regime de caixa, os recebimentos e os pagamentos são reconhecidos unicamente quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente.

Este método é frequentemente usado para a preparação de demonstrações financeiras de entidades públicas.

Alguns aspectos da legislação fiscal permitem a utilização do regime de caixa, para fins tributários. Porém, de modo algum o regime de competência pode ser substituído pelo regime de caixa numa entidade empresarial, pois se estaria violando um princípio contábil.

Se a legislação fiscal permite que determinadas operações sejam tributadas pelo regime de caixa, isto não significa que a contabilidade deva, obrigatoriamente, seguir seus parâmetros.

O que não se pode nem se deve é submeter a contabilidade a uma distorção, apenas para cumprir a necessidade de informação de um único organismo, como é o caso do fisco.Regime de competência

O reconhecimento da receitas é um dos itens básicos da contabilidade que deve ser utilizado para permitir que as informações financeiras sejam avaliadas corretamente. O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser considerado em qualquer alteração patrimonial.

Considerando o regime de competência, os efeitos financeiros das transações devem ser reconhecidos nos períodos em que acontecem, independente de terem sido recebidos ou pagos.

Este método permite que as transações sejam registradas nos livros contábeis e sejam apresentadas nas demonstrações financeiras do período no qual os bens (ou serviços) foram entregues ou executados (ou recebidos).

As demonstrações financeiras preparadas sob o método de competência permitem uma visão mais ampla aos usuários, informando não somente a respeito das transações passadas, mas também das obrigações a serem pagas no futuro e dos recursos que representam dinheiro a ser recebido no futuro.

Portanto, garantem que as informações sobre transações passadas e outros eventos, auxiliem os usuários na tomada de decisões econômicas.

Para todos os efeitos, as Normas Brasileiras de Contabilidade elegem o regime de competência como único parâmetro válido, portanto, de utilização compulsória no meio empresarial.

Exemplos de eventos os quais mostram que a sobra do dinheiro do caixa não é sinônimo de lucro.

1 – venda a vista de itens comprados a prazo.

2 – entrada de dinheiro originada em outras fontes que não a venda.

3 - recebimentos em datas inferiores aos pagamentos (quando o prazo para pagamento da compra é superior ao do recebimento das vendas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com