TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade

Artigos Científicos: Atps Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1

Teoria da Contabilidade.

Possuir um planejamento financeiro é essencial tanto para administrar a nossa vida pessoal quanto na profissional. Em ambas precisamos ter estratégias para conduzir de forma saudável e equilibrada.

Em uma empresa trabalhamos para atingir resultados, somos gerenciados e fazemos parte de uma engrenagem. Tudo precisa estar na mais perfeita harmonia, pois uma empresa que não possui um organograma perfeito aliada a sanidade financeira e gestão estratégica contábil, corre sérios riscos de finalizar seus trabalhos em um curto período e não cumprir com suas responsabilidades fiscais.

Na vida familiar, também fazemos parte de outra engrenagem, porém voltada a administrar as receitas geradas pelo nosso desempenho. Tentamos sempre colocar em papel as o valor liquido recebido em outra parte colocamos as despesas, água, luz alimentação, aluguel, IPTU, financiamentos, empréstimos e assim sucessivamente, logo depois verificamos o valor de nossas despesas, subtraímos e verificamos o que fica em caixa alguns guardam outros aplicam já outros investem em outros afazeres criando assim um controle financeiro. E o que podemos falar que em grande parte delas sobra mês e falta dinheiro.

O cronograma que devemos fazer mensalmente para manter o equilíbrio financeiro é semelhante. Como na empresa, também buscamos reduções de custos, como é o caso de compras num mercado por exemplo. Também fazemos investimentos com o que sobra nas finanças do mês ou nos damos alguns luxos. Mesmo que a nossa “empresa família” não esteja indo tão bem, a melhor estratégia para atingir os objetivos é ser calculista e agir de acordo com o planejado.

Planejar gastos é a melhor forma de atingir os nossos objetivos financeiros, tanto em uma organização, quanto na vida familiar, poupar é a melhor forma de chegar ao fim do mês com saldo. Precisamos ter um comportamento mais parecido com o de uma organização, e sendo muitas vezes impessoal. Se colocássemos no papel tudo o que entra ou que sai, ter um controle de despesas e receitas, metas pré-estabelecidas a vida fica mais fácil. Esta teoria enquadrasse tanto a vida pessoal como na empresarial é preciso ter educação e

responsabilidade, dessa forma com objetivos bem definidos o risco de algo dar errado é bem pequeno, se a maioria agisse dessa maneira existiria uma quantidade menor de inadimplentes.

Entrevista com a Empresária Ivana Duarte, proprietária da Clínica de estética Bella Center.

Você teve uma decisão baseada na contabilidade?

ID: Não, não tive.

Você mantém contato direto com o contador?

ID: Sim, possuo um contador há muitos anos.

Qual a importância do plano de negócios para a empresa?

ID: Um plano de negócios é importante para traçar uma ideia de onde chegar e alcançar esse objetivo.

No caso da clínica foi mais uma maneira de unir o útil ao agradável, pois meu antigo salão já não comportava a quantidade de clientes que apareciam e a oportunidade de oferecer mais serviços.

Como o imóvel é próprio, foi realizado apenas adequações e sabemos que a demanda – que já não era pouca – só tende a aumentar pois além da antiga clientela o novo local propiciará isso.

Faz planejamento tributário com o corretor para pagar menos tributos?

ID: Ainda não fiz, pois como ainda estamos no pós-lançamento da clínica não foi feito.

Já realizou alguma auditoria na empresa?

ID: Nunca foi necessário, pois como o local e a quantidade de serviços oferecidos, além do número de funcionárias eram menores nunca tive problemas, talvez nesse novo local algum dia seja preciso.

É importante manter o contador informado sobre novas idéias?

ID: Acredito que seja importante – não avisei o meu – pois isso com certeza pode contribuir para facilitar e organizar as finanças.

Qual a importância de se manter a empresa regularizada?

ID: Como agora o local é mais central, estamos providenciando ainda o novo alvará e razão social, é importantíssimo trabalhar na legalidade, pois estamos cientes das penalidades e sanções impostas a quem trabalha a margem da lei.

CONCEITOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE

O autor trás vários outros autores com suas inúmeras pesquisas sobre o conceito básico da contabilidade, todos possuem conceitos que enriquece de formas diferenciadas mais com um único propósito, a transformação crescente da Economia Contábil. Na evolução da sociedade ouve também um avanço em todas as áreas antes não existentes na contabilidade, como o exemplo das obrigações ambientais e sociais.

Os conceitos estudados neste artigo são:

Ativo é apresentado como o “conjunto de bens e direitos de uma entidade, uma promessa futura de caixa, uma reserva de beneficio futuro”. O ativo são recursos controlados por uma entidade onde gera benefícios com capacidade de prestação de serviços e benefícios futuros e junto vêm as obrigações.

Como citamos no inicio as obrigações ambientais ou social geradas por adquirir tanto maquinários ou outro bem que ajude a cumprir com a mesma. Para o enriquecimento do nosso conhecimento pesquisamos também que ele pode se dividir em Ativos circulante (que se tem a receber em curto prazo), ativo disponível (pode ser liquidado imediatamente), ativo diferido (contribui para formação do resultado da empresa) e outros.

Passivo é apresentado como obrigações da entidade “um passado que gera benefícios futuro”, um ativo ou prestação de serviço realizado a ser liquidado no futuro. Podemos citar os Passivos Circulantes (obrigações que vencem no ano decorrido, curto prazo), Passivo a longo Prazo (obrigações a liquidar ao longo do tempo) e etc..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com