TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade

Artigos Científicos: Atps Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  2.145 Palavras (9 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 9

Passo 1

Desde a estabilidade econômica atingida com o Plano Real, a indústria de alimentos apresenta contínuo crescimento. A cada ano, o brasileiro come mais, e grande parte deste consumo direciona-se à alimentação fora do lar (bares, restaurantes e lanchonetes). Embora bastante competitivo, o setor de alimentos apresenta uma ampla variedade de opções: sanduíche natural, crepe, fast-food, restaurante por quilo, petisco, pizza, etc. A concentração desta diversidade gastronômica em praças de alimentação de ruas e shopping centers proporciona comodidade e conveniência ao público.A atual preocupação das pessoas com a saúde traz excelentes oportunidades de negócios para empreendedores competentes.

Pesquisas de órgãos de saúde e publicações especializadas pressionam a indústria de alimentos a oferecerem alimentos mais saudáveis. Termos técnicos como “gordura trans” tornaram-se vilões da qualidade de vida e são evitados a qualquer custo por um número cada vez maior de pessoas.

Embora os consumidores estejam cada vez mais atentos à saúde e aos padrões de estética, eles não querem abrir mão de comer uma comida saborosa, colorida, diversificada e com toques multiculturais, em um ambiente descolado e de bom atendimento. Hambúrgueres, hot dogs e frituras cedem espaço para opções de lanches mais nutritivos e saudáveis. A longa carga horária de trabalho e o tempo curto para refeições também contribuem para o surgimento de oportunidades rentáveis no negócio de sanduíches naturais. Trata-se de um empreendimento contemporâneo, antenado com as tendências modernas de alimentação e potencialmente lucrativo.

A falta de tempo das pessoas para se alimentarem, decorrente da correria da vida moderna, promoveu uma expansão do mercado de lanches rápidos, que passou a ser explorado por empresas com diversas abordagens mercadológicas.

No mundo inteiro, o ramo de lanches rápidos movimenta anualmente US$ 414 bilhões. Este mercado tem uma concorrência ampla e diversificada, que inclui desde estabelecimentos pequenos até grandes multinacionais. Por isso, o empreendedor deve estar preparado para oferecer produtos variados, de qualidade e com preços competitivos.

No Brasil, há oportunidades de negócio em várias cidades de pequeno, médio e grande porte. Neste ramo, o segmento de maior destaque é o mercado de alimentação saudável. Alguns dados confirmam este potencial de crescimento:

-O setor de alimentação saudável teve um crescimento de 870% nos últimos 10 anos.

-A proporção de jovens com sobrepeso quadruplicou nos últimos trinta anos e chegou a 14% na faixa etária dos 8 aos 18 anos. A culpa é da vida sedentária e do excesso de comida industrializada, rica em farináceos e gorduras. O efeito perverso deste ganho precoce de peso é o aumento das doenças cardiovasculares e do diabetes tipo 2.

-40% da população brasileira estão acima do peso.

-De acordo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 30% dos brasileiros têm colesterol acima do nível recomendado (200 miligramas por decilitro de sangue).

-80% dos jovens afirmam em pesquisas procurar alimentos mais saudáveis e naturais.

-35% dos domicílios brasileiros consomem produtos diet e light.

-21% consomem produtos orgânicos.

-47% não deixam de consumir produtos saudáveis por causa do preço.

O mercado para sanduíches naturais cresce ancorado nos novos padrões de consumo da chamada “geração saúde”. Embora faça referência ao termo “geração”, este comportamento pode ser identificado em pessoas de todas as faixas etárias – dos jovens aos idosos.

O verão é a estação do ano mais propícia à venda de sanduíches naturais, devido às altas temperaturas e à maior preocupação das pessoas com a forma física. As viagens de férias também aumentam a freqüência de refeições fora de casa, estimulando a venda de sanduíches. Nota-se um mercado mais expressivo nas classes sociais A e B, com mais acesso à informação sobre saúde e propriedade dos alimentos. Este público também é mais exigente em relação a questões de higiene, validade dos produtos, qualidade dos ingredientes e atendimento.

Passo 2

O sanduíche natural desperta o interesse do consumidor devido à associação imediata com alimentação saudável. Trata-se de uma refeição menos calórica que seus concorrentes diretos: hot dogs, hambúrgueres e pizzas. Porém, dependendo dos ingredientes utilizados, o sanduíche natural pode ser tão ou mais prejudicial à saúde.

Na hora da compra de um lanche natural, o cliente quer se sentir beneficiado não só pela escolha de uma refeição mais saudável, mas também pela qualidade do alimento que está consumindo. Portanto o alimento deve ser o mais fresco possível, com ingredientes adquiridos em estabelecimentos limpos, organizados e confiáveis. A qualidade dos sanduíches depende, além do processamento, da qualidade das matérias-primas utilizadas na sua fabricação. Os ingredientes fundamentais são: o pão e os recheios, que podem ser à base de molhos, com frios fatiados, queijos cremosos, vegetais e outros.

Os produtos congelados e refrigerados devem ser armazenados imediatamente após a compra, evitando a aquisição de produtos com embalagens amassadas, estufadas, enferrujadas, trincadas, com furos ou vazamentos, rasgadas, abertas ou com outro tipo de defeito. As embalagens devem ser limpas antes de abertas e os ingredientes que não forem totalmente consumidos devem ser armazenados em recipientes limpos e identificados com o nome do produto, data da retirada da embalagem original e prazo de validade após a abertura. Produtos com prazo de validade vencido não devem ser utilizados. O mix de produtos e o nível de estoque ideal devem ser suficientes para atender à clientela, gerando receita em caixa suficiente para não comprometer a disponibilidade de recursos, tanto humanos (muitos produtos exigem muitos funcionários envolvidos na compra, transporte, armazenagem) quanto financeiros (comprar além do necessário). Há uma ampla variedade de fornecedores. É importante realizar uma pesquisa de mercado a fim de montar um cadastro dos fornecedores capazes de atender às necessidades. No caso de frutas, verduras e legumes, deve-se ficar atento à sazonalidade destes alimentos. Períodos de entressafra e escassez de produtos podem dificultar a aquisição da matéria-prima, além de encarecer os custos e comprometer a lucratividade do negócio.

Portanto, recomenda-se o cadastro de um grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com