TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade

Dissertações: Atps Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  5.261 Palavras (22 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 22

Introdução

A teoria da contabilidade se faz muito importante, pois é a base de toda ciência a contábil.

É a teoria da contabilidade que traça os princípios que irão orientar a pratica contábil, mostrando quais são os principais relatórios, como eles devem ser elaborados, é nessa disciplina que vamos ver que a ciência contábil não é atual, pois o homem já tinha noção de contabilidade até mesmo antes da moeda, números e escrita, mesmo que de uma forma rudimentar de controlar seu patrimônio.

Nosso trabalho tem como objetivo mostrar a origem da contabilidade, abordando seus períodos e suas finalidades.

Mostraremos também o conceito de Ativo e Passivo, também falaremos um pouco dos relatórios contábeis, e por ultimo, mas não menos importante, algumas considerações sobre os tipos de sociedades.

Assim, mostraremos noções básicas sobre a Teoria da contabilidade, deixando claro sua importância dentro de uma organização.

Origem da contabilidade.

A Contabilidade é a ciência que pesquisa, decifra e registra os acontecimentos que afetam o patrimônio de uma empresa.

Tem sua historia tão antiga quanto a da civilização. Está vinculada às necessidades do homem.

Teve sua origem, por meio da necessidade de registrar o comercio. A prática do comércio era exercida nas principais cidades da Antiguidade.

Conforme o homem vai adquirindo suas posses em quantidades de maior valor, passou a se preocupar em controlar tanto seus rendimentos, como meio de aumentar tais posses.

Esses dados não eram de fácil de memorizar quando já em grande volume, demandando registros.

“Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc” (FREI LUCA PACIOLLI).

Tais inscrições, de início bem rudimentar, foi consequência da vida, segundo alega Federigo Melis.

A História da Contabilidade recebeu várias divisões; segundo o Prof. Federigo Melis, divide-se em quatro períodos marcados:

1º PERÍODO - História Antiga ou da Contabilidade Empírica, que vai de cerca de 8.000 anos atrás até 1202 de nossa era.

2º PERÍODO - História Média ou da Sistematização da Contabilidade, que vai de 1202 até 1494.

3º PERÍODO - História Moderna ou da Literatura da Contabilidade, que vai de 1494 a 1840.

4º PERÍODO - História Contemporânea ou Científica da Contabilidade, que vai de 1840 até aos nossos dias.

A História da Sistematização aperfeiçoou-se no momento em que a Contabilidade adotou formas sistemáticas de registro, no século XIII, quando Luca Paciolli publicou o seu reconhecido TRACTATUS, na Summa de Aritimatica.

Hoje o avanço científico da Contabilidade é formidável, prosseguindo a sua história a ter páginas brilhantes, escritas por valorosos mestres.

A contabilidade no Brasil

“A partir de 1500, com o descobrimento do Brasil, o novo país começaria a escrever uma parte da história da contabilidade. Entretanto, é somente muitos anos depois, a partir de 1770, que surge a primeira regulamentação da profissão contábil em terras brasileiras, quando Dom José, rei de Portugal, expede a carta de lei a todos os domínios lusitanos. Neste documento, dentre outras regulamentações, fica estabelecida a obrigatoriedade de registro da matrícula de todos os guarda-livros na junta comercial”. wikipedia

Objetivo da contabilidade.

“Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos gastos nele ocorridos, com o fim de fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico e decorrente da gestão da riqueza patrimonial” (Hilário Franco 1996)

Objetivamente, a Contabilidade é um sistema de informação e avaliação proposto a fornecer seus usuários com demonstrações e análises de caráter econômica, financeira, física e de produtividade, com relação entre componentes de contabilização.

As informações de caráter econômica e financeira compõem a essência fundamental da Contabilidade.

O sistema de informação, contudo, precisaria ser capaz de, com pequeníssimo custo, prover os volumes físicas e de produtividade.

A contabilidade tem como maior objetivo, propor aos usuários uma verificação financeira e econômica da organização, para que possam concluir sobre as tendências futuras.

Seus usuários são todos que usam da contabilidade, podem ser internos e externos. Sendo interno, todos que estão relacionados a empresa, e externo as pessoas sem acesso direto as informações.

A contabilidade deve colaborar para a tomada de decisão dos usuários.

Ela consegue alcançar seu objetivo por meio do registro e análise de todos os fatos relacionados com o desenvolvimento, a movimentação e as alterações do patrimônio administrativo, ligado à entidade, com a finalidade de garantir seu controle e fornecer a seus administradores as informações indispensáveis à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele ligadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus objetivos.

Relatório de semelhanças particulares com empresas.

Para controle particular, fazemos nossa contabilidade mensal, através de uma planilha onde controlamos todos os gastos, e os valores de entrada (renda).

Creio que seja bastante semelhante à de uma organização, pois há um controle mediante á planejamento e cumprimento de metas.

Todo início de ano, como já temos que fazer nossa declaração de Imposto de Renda, usamos de nossos dados do ano anterior, dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com