TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade

Ensaios: Atps Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  6.897 Palavras (28 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 28

ATPS DE TEORIA DA CONTABILIDADE

Alessandra Goes RA: 6945448381

Jorgeana Martins RA:6367211064

São José dos Campos –São Paulo 2013

RELATÓRIO DE ATPS SUPERVISIONADO DE TEORIA DE CONTABILIDADE

Trabalho apresentado ao Professora : Silvana Nunes

Da disciplina de Teoria da Contabilidade ,

do 2º bimestre de Administração do Centro de

Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP

Anhanguera –Campos

SUMÁRIO

1 – Introdução;

2 – Objetivo da contabilidade

3 –Redação

4 – Relatório

5 – Ativos e passivos

6 – Questões

7 – Planilha

8 – Relatório

9 – Modelo demonstrativo

10- Sociedades de empresa

11- Sociedade anônima

12- Planilha

13-Apuração

14-Bibliografia

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade, apresentar de forma sintetizada a Evolução da Contabilidade, desde o seu surgimento no Brasil até as ultimas alterações, com relação às normas internacionais, enfatizando os impactos da alteração das Leis 6.404/76, 11.638/07 e 11.941/2009.

É claro que falar de contabilidade desde os seus primórdios, quando o homem ainda não sabia sequer somar ou escrever em duas ou dez ou mais paginas, sempre será pouco, pois a história de uma ciência que se evolui a cada dia que passa, em virtude da magia dos acontecimentos nacionais e internacionais parece ser algo assustador, mas, tratando-se de contabilidade, é possível, pois seus números são lançados diariamente e a qualquer momento , é possível argumentar toda e qualquer situação econômica, com balanços patrimoniais a razão pela qual uma empresa ou empreendedor se apresenta.

Destarte, editaremos um trabalho que não tem o objetivo de ser um primor, mas, certamente servirá de base para os primeiros passos a serem dados pelo estudante de Ciências Contábeis, no sentido de compreender o que é Contabilidade na vida das Pessoas, das Empresas e nos Órgãos Governamentais.

OBJETIVO DA CONTABILIDADE

A própria área contábil, encontramos muitos pesquisadores cuja obra não apresenta qualquer escopo pragmático, concentrando-se na Contabilidade como ciência. De qualquer forma, como já vimos, não há qualquer dificuldade na delimitação dos objetivos da Contabilidade no terreno científico, a partir do seu objeto, que é o Patrimônio, por estarem concentrados na correta representação deste e nas causas das suas mutações. O objetivo científico da Contabilidade manifesta-se na correta representação do Patrimônio e na apreensão e análise das causas das suas mutações. Já sob ótica pragmática, a aplicação da Contabilidade a uma Entidade particularizada, busca prover os usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física Patrimônio da Entidade e suas mutações, o que compreende registros, demonstrações,análises, diagnósticos e prognósticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios. As administrações públicas encontram-se perante o desafio de melhorar a eficiência, a produtividade e a qualidade dos seus serviços. No entanto, todos esses desafios têm de ser vencidos com orçamentos inalterados ou mesmo reduzidos. O tema, tão claro no quadrante científico, comporta comentários mais minuciosos quando direcionados aos objetivos concretos perseguidos na aplicação da Contabilidade a uma Entidade em particular. Adentramos, no caso, o terreno operacional, regulado pelas normas. Assim, ouve-se com freqüência dizer que um dos objetivos da Contabilidade é o acompanhamento da evolução econômicas e financeira de uma Entidade. No caso, o adjetivo “econômico” é empregado para designar o processo de formação do resultado, isto é, as mutações quantitativo-qualitativo do patrimônio, as que alteram o valor do Patrimônio Líquido, para mais ou para menos, correntemente conhecidas como “receitas” e “despesas”. Já os aspectos qualificados como “financeiros” concernem, em última instância, aos fluxos de caixa. Cumpre também ressaltar que, na realização do objetivo central da Contabilidade, defrontamo-nos, muitas vezes, com situações nas quais os aspectos jurídico-formais das transações ainda não estão completa ou suficientemente dilucidados. Nesses casos, deve-se considerar o efeito mais provável das mutações sobre o patrimônio, quantitativa e qualitativamente, concedendo-se prevalência à substância das transações.

O Balanço Patrimonial mostra uma situação de equilíbrio onde:

O total do ATIVO é igual ao total do PASSIVO (ou Passivo Real + Patrimônio Líquido).

Temos, por conseguinte, três conceitos envolvidos na Estática Patrimonial:

a) ATIVO – onde são aplicados os recursos econômicos/financeiros da empresa, em Bens e Direitos;

b) PASSIVO (PASSIVO EXIGÍVEL propriamente dito) – origem de recursos de terceiros aplicados no ATIVO. Estes recursos assumem o caráter de obrigações (dívidas), pois são exigidos por terceiros nas datas de vencimento.

c) PATRIMÔNIO LÍQUIDO - origem de recursos dos proprietários, sócios ou acionistas, aplicados no ATIVO. Compreende a parcela não exigível do PASSIVO (ou parcela de recursos próprios da empresa).

A Estática Patrimonial pode, então, assumir três situações distintas:

1) se ATIVO > OBRIGAÇÕES,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com