TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade

Artigos Científicos: Atps Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS CONTABILIDADE - ETAPA 01

PASSO 01

01 – A contabilidade auxilia nas tomadas de decisão do contador ou gestor, coletando os dados econômicos necessários e registrando-os em forma de relatórios e demonstrativos. O entendimento correto dos gestores em relação à informação contábil torna possível a tomada de uma decisão melhor fundamentada. A contabilidade permite que os gestores façam um planejamento e controle de despesas, custos fixos e custos variáveis, referente à atividade atribuída à empresa.

02 – Existem duas diferenças entre estas funções, uma refere-se ao fluxo de caixa e a outra a tomada de decisões. Na primeira, a ênfase no fluxo de caixa, o Contador adota o regime de competência, já o Administrador prefere o regime de caixa. Na segunda, a tomada de decisões, o Contador dedica-se a coletar e apresentar os dados financeiros, já o Administrador analisa os demonstrativos contábeis e desenvolve dados adicionais a partir de suas avaliações acerca dos riscos e retornos.

03 – Analista Financeiro, porque essa profissão traz a possibilidade de contato com pessoas de outras empresas, como bancos, clientes, fornecedores e ter contato direto com o mercado financeiro, possibilitando conhecer as crises financeiras que ocorrem e como elas podem influenciar nosso país e a empresa onde trabalho. Além de poder ser aquela que faz o contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa e aplicações financeiras.

04 – A Contabilidade surgiu da necessidade do homem em controlar suas riquezas. Os primeiros indícios dessa prática ocorreram a cerca de 4.000 a.C.. Tempos depois, no Antigo Egito, os registros que descrevem as transações entre babilônios e egípcios eram feitos em placas de cerâmica.

Para a Contabilidade chegar aos patamares que alcançou nos dias de hoje, foram necessários apenas 03 elementos básicos: números, escrita e existência de moeda. Com o passar dos anos, a Contabilidade deixou de ter como objetivo informar apenas ao dono o lucro obtido pela empresa e passou a evidenciar as realizações da empresa para a sociedade.

Com o mercado globalizado, a informação contábil tornou-se imprescindível e estratégica para a criação de vantagem competitiva, possibilitando assim que as empresas locais se tornassem mais competitivas em relação às grandes corporações transnacionais, e para que estas pudessem avançar e expandir mundialmente.

Passo 02

Patrimônio é o conjunto de bens direitos e obrigações de uma empresa (pessoa jurídica) ou de uma pessoa física. O patrimônio é composto de pontos negativos e positivos. Os bens e direitos ocupam o lado positivo, e as obrigações o lado negativo. Mesmo que as obrigações superem os bens e direitos ainda existe o patrimônio. Os bens e direitos formam o ativo, e as obrigações o passivo.

O patrimônio é considerado de dois pontos de vista, o estático onde a contabilidade estuda, controla e analisa os elementos que compõem o patrimônio, e o dinâmico onde a contabilidade estuda, controla e analisa as modificações ocorridas no patrimônio.

Bens são todos os objetos materiais e imateriais que integram o patrimônio. Por definição jurídica, bem é tudo aquilo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com