TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade

Artigos Científicos: Atps Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS – Etapa 1 Passo2

a) Quem e quando se praticava uma contabilidade rudimentar?

O homem primitivo praticava uma contabilidade rudimentar ao contar os instrumentos de caça, pesca e seus rebanhos. Isso acontecia há 3.000 anos A.C.

b) Onde foram encontrados os primeiros registros patrimoniais?

Na Mesopotâmia entre os rios Tigres e Eufrates atual Iraque.

c) Onde foram encontrados os primeiros livros contábeis?

Nas margens do grande rio onde os escribas registravam os movimentos.

d) Quem foram os primeiros a desenvolverem as bases de trocas monetárias? Qual mudança significativa ocorreu na ocasião?

Dos Portos de Tiro e Sidom os Fenícios navegavam pelo mediterrâneo expandido suas redes de comércio, foram eles os primeiros a desenvolverem as trocas com bases monetárias e simplificaram os registros por símbolos.

e) Qual reinado se expandiu por toda Europa, norte da África e Oriente Médio disseminando o sistema jurídico de contabilidade organizado?

Da Península Itálica vieram os romanos, nascia o maior império e o mais desenvolvido império da antiguidade, que se expandiu por toda Europa norte da África e Oriente Médio, conquistando povos e nações levando a paz romana e o que se pode chamar de sistema jurídico de contabilidade organizado.

f) Quem foi Luca Pacioli? Qual a contribuição dele para a contabilidade?

Luca Pacioli, o pai da contabilidade moderna. Pacioli foi o primeiro a descrever a contabilidade de dupla entrada, conhecido como método veneziano ou ainda método das partidas dobradas.

g) O que é o método das Partidas Dobradas?

É o sistema-padrão usado em empresas e outras organizações para registrar transações financeiras. Sua premissa é de que a condição financeira e os resultados das operações de uma empresa ou organização são melhores representadas por diversas variáveis, chamadas contas, em que cada uma reflete um aspecto em particular do negócio como um valor monetário. Cada transação financeira é registrada na forma de entradas em pelo menos duas contas, nas quais o total de débitos deve ser igual ao total de créditos.

h) Quem eram os provedores da Fazenda?

Os provedores da Fazenda que acumulavam esse cargo com o de contador eram nossos primeiros colegas em solo brasileiro. Com o desenvolvimento da colônia cartas régias começaram a regulamentar os princípios contábeis, instituíam cargos e funções na administração fazendária.

i) Quando se iniciou o ensino de Contabilidade no Brasil?

A partir de 1500, com o descobrimento do Brasil, o novo país começaria a escrever uma parte da história da contabilidade. Entretanto, é somente muitos anos depois, a partir de 1770, que surge a primeira regulamentação da profissão contábil em terras brasileiras, quando Dom José, rei de Portugal, expede a carta de lei a todos os domínios lusitanos. Neste documento, dentre outras regulamentações, fica estabelecida a obrigatoriedade de registro da matrícula de todos os guarda-livros na junta comercial.

j) Qual é a mais antiga instituição profissional e cultural da Ciência Contábil brasileira?

É a Associação dos Guarda-Livros da Corte, fundada em 18 de abril de 1869 na cidade do Rio de Janeiro. A classe contábil se organizava.

k) Quando e onde se realizou o primeiro congresso nacional de contabilidade?

Realizado de 16 a 24 de agosto de 1924, na Associação dos Empregados do

Comércio do Rio de Janeiro (RJ). No dia 16 de agosto, em sua Sessão Preparatória, às 20 horas, foi aprovado o Regulamento do Congresso. Este Congresso teve como objetivo estudar todos os assuntos relacionados com a Contabilidade e com o exercício da profissão contábil, visando ao aperfeiçoamento, ao preparo técnico e à evolução moral da classe, definindo a Contabilidade e a escrituração.

l) Qual presidente do Brasil sancionou a lei que reconhecia a atividade de contabilidade?

Foi o presidente Eurico Gaspar Dutra através do decreto de lei 9295/46.

m) O que é Ábaco quando surgiu e qual sua função?

Foi o primeiro instrumento para auxiliar o homem na contabilidade, surgiu 3.500 anos atrás. O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com