TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade

Artigo: Atps Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA FACULDADE

DE TAUBATÉ

CYNARA APARECIDA DOS SANTOS SALGADO R.A. 6622353207

GLEDISON MOREIRA R.A. 6657410592

LAIS PEREIRA DE ARAUJO GUIMARÃES R.A. 6656416506

ATPS- CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA

Trabalho desenvolvido na disciplina Contabilidade

Intermediário apresentado á Anhanguera Educacional

como exigência para a avaliação na Atividade

Prática Supervisionada, sob orientação da professora Dulce Alves.

TAUBATÉ

2014

ETAPA 2

PASSO 2

DIFERENÇA ENTRE CUSTO E DESPESA

Custo é um gasto que se faz a fim de obter um rendimento. Despesas são gastos decorrentes do consumo de bens e da utilização de serviços das áreas administrativa, comercial e financeira, que direta ou indiretamente visam a obtenção de receitas. Os Custos possuem a capacidade de serem atribuídos ao produto final. Despesas são de caráter geral, de difícil vinculação aos produtos obtidos.

Numa indústria custo significa todos os gastos na fábrica (produção): matéria-prima, mão-de-obra, energia elétrica, manutenção, embalagem, etc. Despesa significa os gastos no escritório, seja na administração, seja no departamento de vendas, seja no departamento de finanças.

Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos.

Custo é também um gasto no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço. Muitos gastos são automaticamente transformados em despesas, outros passam primeiro pela fase de custos e outros ainda fazem a via-sacra completa, passando por investimento, custo e despesa.

A regra é simples, bastando definir-se o momento em que o produto está pronto para a venda. Até aí, todos os gastos são custos. A partir desse momento, despesas.

Todo gasto efetuado antes da linha de produção é um investimento. Na linha de produção é Custo e depois ou fora da linha de produção é despesa.

EFEITOS DO LUCRO DENTRO DO BALANÇO PATRIMONIAL

Na elaboração das demonstrações contábeis ao término do exercício social a administração da entidade deve propor a destinação de eventuais saldos de lucros acumulados existentes. Reservas de lucros, pagamento de dividendos, inclusive complementares ao mínimo obrigatório e para retenção de lucros. Nessas condições, a existência de saldo final em lucros acumulados somente se justifica quando decorrente de saldo já existente. Tem natureza absolutamente transitória e deve ser utilizada para a transferência do lucro apurado no período, contrapartida das reversões das reservas de lucros e para as destinações do lucro. O conhecimento do valor dessas reservas é muito importante, pois poderão vir a ser disponíveis para distribuição futura na forma de dividendos, capitalização ou mesmo para outras destinações.

O balanço patrimonial reflete toda a riqueza da empresa, o capital investido e todos os lucros da vida da empresa até o momento que ainda não foram distribuídos. A demonstração dos lucros identifica as diversas distribuições ocorridas e o valor ainda retido na empresa, se for o caso. Essa política de dividendos é uma das decisões financeiras mais importantes pois caracteriza-se como informação fundamental para avaliação do valor da empresa para o investidor.

Havendo sobras (saldos) de lucros de exercícios anteriores não distribuídos, estas sobras são adicionadas ao lucro do exercício atual.Daí a expressão Lucros Acumulados. Dessa forma, o roteiro contábil é: em primeiro lugar apurar o lucro (ou prejuízo); em segundo lugar transferi-lo para Lucros Acumulados; e em terceiro lugar, após a distribuição do lucro aos proprietários (dividendos), canalizar o lucro retido (não distribuído) para o patrimônio líquido.

PASSO 3

Responder as questões a seguir:

1 Quais livros contábeis são obrigatórios segundo nossa legislação?

R= Livro Diário, Livro Razão, Livro caixa, Livro de Inventário, Livro de entrada de mercadorias, Livro de saída de mercadorias e Livro de registro de prestações de serviços.

2 Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão dos negócios em uma empresa?

R= Registrar todos os atos contábeis diários, mensais, anuais e etc. Para facilitar o controle dos gastos, despesas e receitas que ocorrem no decorrer do ano.

3 O que é SPED?

R= Sped significa Sistema Público de Escrituração Digital. Trata-se de uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato específico e padronizado.

4 È verdade que o projeto do SPED diminui o Custo Brasil? Como?

R= Sim, através do sistema sped a informação é gerada com mais velocidade e passa integralizar os sistemas de informações das empresas não precisando de uma pessoa especifica para redigir todo o processo.

5. Qual a diferença entre o sistema antigo de contabilidade e o novo sistema de contabilidade por meio do SPED?

R= O sistema antigo de contabilidade era manual e rústico, muito utilizado nos tempos antigos, mas com os avanços tecnológicos tivemos que promover um avanço no sistema contábil, para que tenha um acesso mais rápido e prático.

6. Quais os livros inclusos no novo sistema de contabilidade por meio do SPED

R= Diário Gera,l Diário com Escrituração Resumida, Diário Auxiliar, Razão Auxiliar e Livro de Balancetes Diários e Balanços.

7. O que é necessário para que as empresas cumpram com as exigências e o envio de todos os arquivos do projeto SPED ao fisco?

R=

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com