TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade

Monografias: Atps Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  3.090 Palavras (13 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 13

ATPS: “Lista de verificação e apresentação das habilidades esperadas do profissional de Contabilidade no dia a dia”

Professor EAD/: Milton Gonçalves

Tutor a Distância: Leonardo Takamasa Otsuka

Tutor Presencial: Antônio Kato Junior

Cuiabá-MT, 22 de abril de 2013.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..............................................................................................................03

ETAPA 1

CONCEITOS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE..................04

ETAPA 2

Resenha – Capitulo 2- Livro – Contabilidade Financeira.....................................09

ETAPA 3

BALANÇO PATRIMONIAL...................................................................................11

ETAPA 4

PASSO 2: Separação e Classificação das Contas...............................................12

PASSO 3: DRE (Demonstração do Resultado do Exercício.................................12

PASSO 4: Relatório final.....................................................................................14

REFERENCIAS..............................................................................................................15

INTRODUÇÃO

A contabilidade pode ser considerada como uma ciência ou uma técnica que visa fornecer informação de utilidade na hora de tomar decisões econômicas. Trata de estudar o patrimônio e traduz os seus resultados nas chamadas demonstrações financeiras, que resumem situações econômicas.

A contabilidade é considerada uma ciência tendo em conta que fornece conhecimento verdadeiro (sistemático, verificável e falível), e não suposições. O seu desenvolvimento implica a formulação de hipóteses e a construção de teorias que permitem prever e explicar os fenômenos do seu objeto de estudo.

Por outro lado, a contabilidade também é uma técnica, tendo em conta que, com base nos seus procedimentos, se podem processar e aplicar os dados.

Diz-se que o estudo científico da contabilidade teve origem em 1494, na altura em que Luca Pacioli (conhecido como Fray Luca de Borgo Sancti Sepulchri) publicou a sua obra “Summa de Arithmetica, Geometría, Proportioni e Proportionalita”.

Relativamente ao objeto de estudo da contabilidade (o património), este costuma ser representado graficamente em forma de T: na coluna da esquerda, inclui-se aquilo que se deve (Débito), ao passo que, na da direita, consta o Crédito.

Existem dois grandes tipos de contabilidade: a financeira ou externa/geral, que fornece informação sobre a situação financeira de uma empresa aos agentes económicos visados (como é o caso dos clientes, dos investidores e dos fornecedores) e que se encontra oficialmente regulamentada, e a contabilidade de gestão ou interna, isto é, aquela que é usada para calcular os custos e os movimentos econômicos no seio de uma empresa.

ETAPA 1

1. CONCEITOS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE

1.1 – O que é Contabilidade?

É a Ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, objetivando representá-lo graficamente, seu fenômeno e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas conseqüências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade) a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração. Onde, serve para estabelecer normas para sua interpretação, análise e auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa.

1.2 – Quais os Objetivos da Contabilidade?

A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto

de contabilização. O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil. O objetivo científico da contabilidade manifesta-se na correta representação do Patrimônio e na apreensão e análise das causas e suas mutações. Já sob a ótica pragmática, a aplicação da Contabilidade a uma entidade particularizada busca prover os usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do Patrimônio da entidade e suas mutações. O que compreende registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos expressos sob forma de relatos, pareceres,tabelas, planilhas e outros meios.

No caso, o objetivo “econômico” é empregado para designar o processo de formação de resultado, isto é, as mutações quantitativo-qualitativas do patrimônio, as que alteram o valor do Patrimônio Líquido, para mais ou para menos, corretamente conhecida como ‘receitas” e “despesas”.

Já os aspectos qualificados como “financeiros” concernem, em última instância, aos fluxos de caixa.

1.3 – Quem são os usuários da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com