TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade

Trabalho Universitário: Atps Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

DEFINIÇÃO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ATIVO

ATIVO

INTRODUÇÂO

Sempre preocupados em gerar informações importantes para serem utilizadas pelos usuários, os profissionais contábeis, desta forma, tem como preocupação, dentre outros, o ativo. Nele estão aplicados os recursos indispensáveis para o desenvolvimento do empreendimento, disponíveis para os gestores desenvolverem as atividades da empresa, esta preocupação é baseada em quatro pontos, que se bem administrados serão fundamentais para os usuários, são eles: as compras dos ativos; o controle interno; a utilização dos bens e direitos de forma ordenada e sua avaliação.

CONCEITO DE ATIVO

Em contabilidade, ativo é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos.

AVALIAÇÃO DE ATIVO

São inúmeros os objetivos de se avaliar os ativos das entidades, para poder assim, destacar as diversas hipóteses para poder-se alcançar os melhores resultados possíveis, satisfazendo assim as necessidades de seus usuários. Para avaliar um ativo deve atentar bem as características que são básicas da informação, como:

Objetividade: adotar procedimentos adequados, claros, transparentes para uma melhor compreensão dos relatórios contábeis.

Confiabilidade: é a aceitação e verificação dos dados escritos no ativos, indicando a veracidade dos fatos.

Oportunidade: as informações devem ser fornecidas no tempo exato em que são necessárias, caso contrário perderão sua utilidade ou não serão mais úteis.

Precisão:para que a mensuração possa ser precisa, serão necessárias informações na medida exata das necessidades dos gestores, possibilitando assim a condução do negócio da melhor maneira possível.

Exatidão: a informação deve ser do tamanho certo ou na quantidade certa, repassando aquilo que realmente for necessário aos usuários.

Ao se atribuir valor a um ativo, deve-se verificar qual é o objetivo da empresa, que em primeiro momento seriam quatro, para aquisição de algo necessário, para manter a sua atividade, para se desfazer e algo que não é mais útil para a empresa, para se saber o valor atual do seu patrimônio e para dispor seus produtos ou mercadorias a disposição de seus clientes, estes podem ser chamados de valores de entrada e saída.

Os valores de entrada são aqueles que representam o volume de dinheiro, ou o valor de alguma outra forma de compensação, pago quando um ativo ou seus serviços ingressam na empresa por meio de uma troca ou conversão. Podem ser apresentados por: custo histórico, custo histórico corrigido, custo corrente de reposição, custo corrente de reposição corrigido.

Os valores de saída são aqueles que representam o volume de caixa, ou o valor de algum outro instrumento de pagamento, recebido quando um ativo ou serviço deixa a empresa por meio de troca ou conversão. Referem a vendas efetuadas pela empresa, ou a atribuição de valores aos bens que estão sendo colocados a disposição de interessados. Podem ser apresentados por: valores descontados das entradas de caixa futura, preços correntes de venda, equivalentes correntes de caixa, valores de liquidação.

O Ativo Intangível

Cada ativo intangível por nãoter características próprias e geralmente não figurar nos registros contábeis, torna-se de difícil mensuração e avaliação. Por ser de caráter estritamente subjetivo, sem parâmetros concretos, é que os profissionais da contabilidade devem procurar fazer algo mais e criar critérios fundamentados neste contexto, ou seja, o contador deverá ser o mais objetivo possível na demonstração dos dados e resultados.

DEFINIÇÃO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PASSIVO

AVALIAÇÃO DO PASSIVO

Passivo-obrigação ouresponsabilidade, transação ou evento ocorrido, consequentemente leva a empresa ao comprometimento de suas receitas, um sacrifício futuro. O reconhecimento das exigibilidades ocorre quando há a incorrência de uma despesa, reconhecimento de uma perda e o recebimento de um ativo.

Tipos de passivos:

Atividades operacionais, líquidas e certas, decorrentes de atividades usuais da empresa; atividades de financiamento, decorrentes da contratação de empréstimos; atividades societárias, obrigações estatutárias para sócios; provisões-passivos contigentes.

Os passivos contigentes são obrigações que pode surgir dependendo de uma ocorrência futura, suas perdas podem ser razoavelmente estimadas e a probabilidade de ocorrência baixa pode ser evidenciada em notas explicativas.

Existem também os títulos híbridos que são debêntures conversíveis em ações, divisas subordinadas, instrumentos híbridos de capital e dívida.

CONCLUSÃO

Diante disso podemos perceber que o Passivo contempla as obrigações da empresa, tais como "Fornecedores a pagar", "Impostos a pagar", "Salários a pagar", enfim todas dívidas da empresa, também conhecido como "Capital de Terceiros". O Passivo contempla também o Patrimônio Líquido da empresa, que é o capital investido pelos sócios, bem como os lucros oriundos do negócio, conhecidos como "Capital Próprio", portanto, em tese, pertencem aos sócios da empresa, e serão exigidos por ocasião do desligamento de algum sócio da empresa ou quando do encerramento das atividades da mesma.

Então sua importância está em que o mesmo, sendo bem administrado, sirva como uma mola propulsora visando à expansão dos negócios da empresa.

DEFINICOES E CRITERIOS DO PATRIMONIO LIQUIDO

Patrimônio Líquido

A importância de se estudar o patrimônio líquido, se dar pelo fato de que os conceitos e procedimentos contábeis adotados para os ativos, passivos, receitas e ganhos, despesas e perdas, são refletidos diretamente no patrimônio da entidade. Diante disso, e das limitações dos procedimentos de reconhecimento e mensuração dos ativos, passivos, receitas e despesas, Schmidt et. al. (2007) afirmam que o patrimônio líquido não representa o valor justo da empresa,tampouco corresponde ao valor de mercado das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com