TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade

Trabalho Universitário: Atps Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2013  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A Contabilidade,tem o conhecimento essencial para a formação econômica-financeira e sua captação e processamento. avaliação da entidade e de seus gestores, da prestação de contas destes e como insumo básico para a tomada de decisões dos agentes econômicos, tanto internos quanto externos à entidade.

Desenvolvimento

A explicação da Contabilidade da ciência genuinamente social apresenta aspectos relevantes da epopéia de sua evolução, através das várias fases históricas de seu desenvolvimento, desde o estado de simples método de escrituração baseado nas partidas dobradas até sua maturação como ciência social aplicada de forte fundo econômico. A contabilidade deve ser procurada, preferencialmente, no entendimento e mensuração aplicados aos elementos do patrimônio. Na variação do valor econômico em lugar de simples custos ou preço, nas demonstrações contábeis, na introdução do fator risco e do conceito do valor do dinheiro no tempo nas avaliações contábeis. Vários enfoques, abordagens e teorias, bem como circunstancia históricas e outras que possa explicar a contabilidade enquanto a ciência genuinamente social. Na interpretação mais atualizada dessa disciplina deve ser procurada preferencialmente numa serie de caráter. O conhecimento essencial para a formação dos agentes decisórios dos mais variados níveis, é o fruto concebido da relação entre o desenrolar dos fatos econômico-financeiros e sua captação e processamento segundo os paradigmas de uma metodologia própria e potencializada pela racionalidade científica. A urgência na procura de modelos que sirvam para a solução de problemas reais só pode acelerar o desenvolvimento da Contabilidade. Hendriksen e Van Breda pontificam que a contabilidade é um produto do Renascimento Italiano e que as forças que conduziram a essa renovação do espírito humano foram as mesmas que criaram a contabilidade. Eles, na verdade, se referem à mesma como hoje a conhecemos (como sistema de escrituração e posteriormente de informação), pois suas formas mais rudimentares já se evidenciavam há muito mais tempo, com o método das partidas dobradas, com registros iniciais em 1299-1300 em uma empresa de mercadores de Florença e uma forma mais completa, em 1340, na cidade de Gênova.

Através da interação e integração de grande número de eventos, fatores históricos, com a participação de várias civilizações e vários povos. Apesar de seu desabrochar formal ter-se dado na Itália da Renascença, como se viu, as sementes de sua gestação são as mais variadas. A maioria dos autores procura definir o que é Contabilidade, pelo que ela faz e realiza, mas tal definição peça por restringir as potencialidades desse campo de conhecimento. A ciência deve ser capaz de estabelecer relações entre causas efeitos, além de dar ao campo de conhecimento. Sem dúvida, o que se conhece da evolução da Contabilidade, primeiro como sistema de escrituração, evoluindo, lentamente, para o estado de ciência, faz meditar que o impulso inicial para seu surgimento tenha sido de natureza socioeconômica ampla, ou seja, do “espírito capitalista”. Praticamente, é no século XIX que a Contabilidade, através de autores talentosos de vários países, não sem predecessores em épocas anteriores, assume vestimenta científica, saindo do estreito âmbito da escrituração para as especulações sobre avaliação, enquadramento da Contabilidade entre as ciências, introdução dos raciocínios sobre custos de oportunidade, riscos e juros etc.; uma vez constituída a entidade, era necessário, portanto, seguir a evolução de seu patrimônio. O entrelaçamento entre o que se pretende alcançar em Contabilidade e o contexto patrimonial dentro do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com