TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade Internacional Etapa 2

Artigo: Atps Contabilidade Internacional Etapa 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  990 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Neste capítulo, observou-se a importância de aprimorar o conhecimentos sobre determinadas normas contábeis internacionais, como a IAS 1, que aborda sobre demonstrações contábeis, e IAS 7, que se refere as demonstrações de fluxo de caixa.

Desta forma, apresentando a importância de que cada um esteja no padrão, auxiliando na tomada de decisões econômicas da empresa, bem como, na padronização das empresas em um nível internacional.

Apresentação e Divulgação de Demonstrações Financeiras

A IAS 1 estabelece as bases para a apresentação de demonstrações financeiras de objetivos gerais para assegurar que seja possível a comparação tanto com as demonstrações financeiras de anos anteriores, quanto com as demonstrações de outras entidades. Ainda, estabelece requisitos gerais para a apresentação de demonstrações financeiras, direção para estrutura e requisitos mínimos para o conteúdo.

Pode-se citar como principais efeitos na IAS 1, as modificações no título do Balanço Patrimonial, na apresentação da mutações no Patrimônio Líquido e a introdução da demonstração do resultado abrangente.

Segundo descrito na IAS 1, demonstração financeira é uma representação estruturada da situação financeira e do desempenho financeiro de uma entidade. Segundo a mesma, a finalidade geral das demonstrações financeiras é fornecer informações sobre a posição financeira, o desempenho financeiro e o fluxo de caixa de uma entidade que sejam úteis a maior quantidade de usuários quando da tomada de decisões no campo da economia. Tendo como foco, o auxílio no processo de tomada decisório é representado pela constante busca de uma previsão, auxiliando na diminuição do risco.

Outro importante ponto abordado ela IAS 1 é o de reconhecer nas demonstrações financeiras a necessidade de expor de que maneira a gerência controla os recursos disponíveis a ela. Afim de atender esse ponto, a IAS 1 exige que as demonstrações financeiras forneçam os seguintes dados acerca de uma entidade:

-Ativo;

-Passivo;

-Patrimônio Líquido;

-Receitas e despesas, incluindo ganhos e perdas;

-Contribuições de proprietários e distribuições a ele, na sua posição como proprietário;

-Fluxo de caixa.

A IAS 1 exige que as demonstrações financeiras sejam apresentadas com intervalo de um ano de uma para outra, ou seja, ao menos uma vez ao ano tais demonstrações devem ser apresentadas. Entretanto, tais demonstrações podem ser divulgadas com um intervalo maior ou menor que isso, desde que, sejam apresentadas anualmente. Com isso, no caso de a apresentação ser superior ou inferior a um ano, é necessário que divulgue junto o motivo de tal mudança.

O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:

-Balanço patrimonial ao final do período;

-Demonstração do resultado do período;

-Demonstração do resultado abrangente do período;

-Demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;

-Demonstração dos fluxos de caixa do período;

-Demonstração do valor adicionado do período;

-Notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias;

-Balanço patrimonial no início do período mais antigo comparativamente apresentado quando a entidade aplica uma política contábil retroativamente ou procede

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com