TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidades

Monografias: Atps Contabilidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade demonstrar a importância que a Contabilidade de Custos exerce na formação do preço de venda e a inflação existente dentro das empresas, destacando a importância do conhecimento dos elementos de formação do preço de venda dos produtos e serviços, pois estes constituem uma vantagem competitiva relevante para as organizações mediante os seus concorrentes, lembrando que estamos vivenciando o ápice da globalização onde o preço de venda é um fator primordial para tornar a organização mais atraente perante as demais.

CUSTOS

É todo dispêndio que a entidade tem que arcar para atingir seus objetivos, seja estes a comercialização de mercadorias, fabricação de um produto ou prestação de determinado serviço. Os custos não devem ser confundidos com despesas, uma vez que estes estão relacionados diretamente com a atividade principal da entidade, já a despesa decorre de atividades secundárias, como veremos adiante.

Os custos podem ser divididos em relação à identificação no produto, ou seja, diretos e indiretos ou de acordo com o volume produzido, fixos ou variáveis. Segue abaixo a definição de cada um desses conceitos:

 Custos Diretos: são aqueles facilmente identificados e apropriados direta e objetivamente aos produtos ou serviços.

Exemplo: matéria prima usado na fabricação do produto

 Custos Indiretos: não podem ser identificados com facilidade e necessitam de critérios de rateio para serem apropriados ao custo do produto vendido (CPV), custo da mercadoria vendida (CMV) ou custo do serviço prestado (CSP).

Exemplo: mão de obra indireta como é o caso de supervisores

 Custos fixos: estes custos não variam de acordo com a produção de determinado período, ou seja, permanecem inalterados mesmo que não haja produção no período. Devemos nos atentar que os custos fixos podem ser alterados em algum momento, pois sua variação depende do volume de produção.

Exemplo: aluguel da fábrica

 Custos Variáveis: variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividade, seus valores dependem diretamente do volume produzido.

Exemplo: custos de materiais, suprimentos e salários da equipe de trabalho.

DESPESAS

São gastos que não fazem parte do processo de transformação ou produção, estes estão relacionados com a estrutura administrativa e comercial da entidade, em outras palavras, são todos os gastos que ocorrem depois do produto acabado. As despesas podem ser divididas em:

 Despesas fixas: não oscilam em proporção ao volume de vendas.

Exemplo: aluguel da sala de administração

 Despesas Variáveis: ao contrario das despesas fixas, as despesas variáveis oscilam em proporção ao volume de vendas.

Exemplo: comissão dos vendedores

PREÇO

É o valor cobrado pela venda do produto ou prestação de serviço, levando em consideração os custos e despesas incorridos, somado a uma margem de lucro desejada pela entidade.

LUCRO

É o retorno positivo alcançado pelo investimento, portanto, é o valor que o investidor (empresa) recebe em troco dos serviços prestados ou produto vendido, depois de deduzidos todos os custos e despesas.

2. APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A Contabilidade de Custos constitui-se em uma ferramenta eficaz utilizada pelos administradores, pois através desta o administrador tem acesso a importantes informações, que permitem várias avaliações, entre elas, encontra-se a fixação do preço de venda, que é considerado um fator primordial para a empresa manter-se no mercado.

Através da contabilidade de custos, o gestor consegue determinar o preço de venda de forma justa e competitiva, assegurando uma posição de destaque diante da concorrência.

Suas funções básicas consistem na análise sistemática dos gastos, a classificação e a contabilização dos custos, de forma a proporcionar ao gestor a visualização das informações sobre os fatores de produção, em forma de relatórios, que serão de grande valia no momento da tomada de decisões.

Portanto o controle eficiente dos custos é de grande importância na formação dos preços de venda, pois quando estes são definidos com base em parâmetros confiáveis, permitem aos gestores a definição de estratégias, visando garantir uma maior competitividade no mercado. Os mecanismos da Contabilidade de Custos para que esse objetivo seja alcançado são vários e estão em constante aperfeiçoamento ao longo do tempo.

Entre os mecanismos utilizados para determinação do preço de venda, temos alguns métodos de custeio, veja abaixo:

 Custeio por absorção:

Segundo Martins (2003, p. 24), o Custeio por Absorção:

Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos.

O Custeio por Absorção é o único aceito pela legislação, entretanto, apesar de atender às exigências contidas na legislação tributária federal, e aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, pode não atender plenamente às necessidades dos gestores no processo de formação de preços, tendo em vista que os custos fixos são rateados através de critérios que podem causar distorções que podem comprometer a competitividade da empresa.

 Custeio Variável: As desvantagens e os riscos decorrentes da apropriação dos custos fixos, como é o caso do Custeio por Absorção, deram origem a uma forma alternativa de custeio denominada Custeio Variável.

É uma ferramenta bastante utilizada e pode contribuir de forma importante para a análise e formação dos preços nas empresas. Como o próprio nome sugere, no Custeio Variável somente os custos variáveis são considerados como custo do produto.

Na avaliação de Martins (2003, p.145) a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com