TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Adm

Casos: Atps De Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Valor da informação

Diversos autores defendem que, no século XXI, a informação substituiu a terra e o capital nos processos de crescimento econômico. A nova economia mundial, baseada na informação, requer das organizações um conhecimento para coletar, trabalhar, interpretar e gerenciar este recurso. O desenvolvimento e o domínio destas habilidades serão fundamentais para as organizações buscarem uma posição melhor no mercado em relação aos seus concorrentes, sendo necessário um engajamento na constante busca por inovação. Em contrapartida, as organizações que resistirem à economia da informação serão facilmente vencidas pela concorrência. É importante ressaltar que, altos investimentos em tecnologia da informação não são suficientes para gerar vantagem competitiva. Uma maior capacidade de uma empresa diante de seus concorrentes só será obtida através do uso inteligente da informação, ação que se concretizará através do real uso deste recurso estratégico sob a ótica da lucratividade e competitividade empresarial. Este artigo revisa os conceitos sobre o processo de tomada de decisão, estratégia empresarial e a importância da informação nestes cenários. Em seguida, serão expostas diversas visões sobre o gerenciamento da informação que garantam mudanças organizacionais. Por fim, será abordado o papel da informação durante a avaliação de desempenho da estratégia adotada pela organização.

Porque se Deve Preocupar com a Segurança da Informação

A informação é algo de suma importância para uma organização e fundamental para os negócios. Para isso, é importante que seja adequadamente protegida. Com o crescimento da interconectividade entre ambientes de trabalho, a informação fica exposta a uma grande variedade de ameaças. Daí a necessidade da segurança da informação, que é a proteção da informação contra os vários tipos de ameaças, minimizando os riscos relacionados com o negócio, e maximizando o retorno sobre os investimentos.

Quando se iniciam as atividades na área de segurança da informação, percebe-se ao longo do tempo o quanto as empresas sofrem para manter a sua base de informação segura, pois são vários os obstáculos, começando pela parte burocrática, passando pela configuração de serviços e formação, até se ter efetivado todo o sistema de segurança.

Para se ter um ambiente tecnológico seguro, é necessária a criação de um conjunto de normas e recomendações para a gestão da segurança da informação, usado por aqueles que são responsáveis pela implantação, implementação ou manutenção da segurança nas respectivas organizações.

Mas porque nos devemos preocupar com a segurança da informação?

Simplesmente porque este tema se tornou importante na sociedade contemporânea,visto que as empresas guardam nos computadores os segredos de seus negócios. Por outro lado, as pessoas comunicam de forma electrónica, incluindo frequentemente nessa comunicação informação de carácter pessoal.

A comunicação utilizada dentro da nossa empresa é Lotus Notes – Email, onde movimentamos nossas informações e arquivos para funcionários especializados em manter ou dar continuidades as informações interno e extername

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com