TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ciencias Contabeis - Resumo Do Artigo

Trabalho Universitário: ATPS Ciencias Contabeis - Resumo Do Artigo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo da Contabilidade:

Contabilidade

A contabilidade é uma ciência social na que se referem as suas finalidades, mas, quanto à metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo. Quanto às finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.

Objetivo da Contabilidade

A contabilidade tem como seu objetivo o provimento de demonstrações e analises de seus usuários, sejam elas pessoas física ou jurídica. Para obter esse demonstrativo a contabilidade usa sistemas de informações, que abrange natureza econômica, financeira, física e de produtividade. Com isso o seu objetivo principal é permitir que os usuários avaliem a situação financeira econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.

Objetivo da Contabilidade:

Contabilidade é o instrumento da função administrativa que tem por finalidade controlar o patrimônio, apurar o resultado e presta informações sobre o patrimônio das empresas. Patrimônio, é o conjunto de elementos necessários a existência de uma entidade (empresa), ou seja, é o conjunto de bens, direito e obrigações. Que pode ser utilizadas pelos usuários físicos ou jurídicos, com finalidade de atingirem o seu objetivo, seja ele econômico ou social, que utilizam bens patrimoniais e necessitam de um órgão administrativo que pratique atos de natureza econômica necessários aos seus fins. Os elementos constitutivos da contabilidade são: pessoa e bens. Controlando o patrimônio da entidades e prestando informações, com o objetivo também de apupar o lucro e o prejuízo que se tem, ou que se poder existir. Bens: tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça as necessidades humanas; Tangiveis: tem existência física, existe como coisa ou objeto. Ex.: dinheiroo, mercadoria p/ revenda,imóveis, maquinas, veículos, moveis, equipamentos, etc. Intangiveis: marcas e patentes, ações ou quotas de capital. Direitos: são bens de nossa propriedade que se encontram em poder e terceiros. Valores a receber. Obrigações: são bens de propriedade de terceiros que se encontram em nosso poder. Valores a pagar. Assim, o patrimônio de uma organização é composto por uma parte positiva,denominada de ATIVO, que engloba os bens e os direitos; e uma parte negativa denominada de PASSIVO, que contempla todas as obrigações da organização para com terceiros. O excesso de ATIVO sobre o PASSIVO, representa o capital, também chamado de PATRIMONIO LIQUIDI, parcela que aparece no passivo para completar a igualdade entre o total do ativo e do passivo. De maneira geral, os usuários da informação contábil estão preocupados com a compacidade de geração de caixa e rentabilidade da empresa, isto significa que as informações contábeis somente serão importantes, se servirem como instrumentos de predições futuras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com