TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Ciências Contábeis

Seminário: ATPS: Ciências Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Seminário  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 6

1

DESAFIO PROFISSIONAL

1ª SÉRIE

Ciências Contábeis

O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

 Promover o estudo dirigido a distância.

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

 Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos, você deverá seguir as instruções na elaboração do Desafio Profissional ao longo do bimestre, sob a orientação do (a) Tutor, considerando as disciplinas norteadoras.

A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com os desafios da vida profissional.

2

DESAFIO PROFISSIONAL

1ª SÉRIE

Ciências Contábeis

DISCIPLINAS NORTEADORAS: EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

OBSERVAÇÃO

Você deverá realizar o trabalho individualmente, sob orientação do (a) Tutor (a).

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir:

 Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.

 Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais.

 Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

 Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativos, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

3

DESAFIO PROFISSIONAL

O município Vale da Felicidade é povoado por descendentes de imigrantes poloneses que migraram em meados da década de 1950. A economia do município se sustenta principalmente pela agricultura familiar e a atividade turística, que explora os passeios semanais com a tradicional Maria Fumaça que outrora transportava trabalhadores da mineração. Hoje, o passeio de trem é uma ótima opção para aqueles que buscam a beleza das paisagens naturais e que desejam curtir ao lado da família e amigos a nostalgia de um passeio a moda antiga.

Os passeios ocorrem aos sábados e domingos e duram praticamente o dia inteiro, com pequenas paradas para observação dos vales, pequenas cachoeiras, da fauna e da flora que é amplamente preservada na região. O embarque dos passageiros ocorre na Estação Felicidade, localizada próximo a uma antiga mina de carvão desativada, distante três horas de trem do centro da cidade. Pontualmente as 11:30 os passageiros desembarcam no centro da cidade, para fotografar as casas de arquitetura típica e almoçar em um dos quatro restaurantes da cidade. Um destes estabelecimentos é de propriedade de Irena Partala, viúva, sem filhos e que vive na casa dos fundos do pequeno restaurante na companhia dos pais idosos.

Embora o restaurante da família Partala tenha uma excelente localização e tradição em comidas típicas polonesas, cujo prato principal é o pierogi, é o restaurante menos frequentado tanto por turistas quanto pelos habitantes locais. Os outros restaurantes da cidade servem comidas a quilo, churrasco e lanches prontos. A fachada do restaurante ostenta seu nome, Smak, entalhado em madeira, com arquitetura típica polonesa, mesas rústicas de cedro, cardápios escritos à mão em língua polonesa e interiormente decorado com as cores branco e vermelho, compondo a identidade do restaurante.

Infelizmente nos últimos anos Irena não tem conseguido bons ganhos com o negócios, e isto se deve aos novos restaurantes que surgiram logo que os passeios turísticos de Maria Fumaça iniciaram. Com o falecimento do seu esposo, que outrora assumia a cozinha e a gestão do local, Irena teve que contratar um cozinheiro e um

4

garçom para auxiliá-la no atendimento aos clientes. Seu garçom, Lorival, é um antigo amigo da família que estava desempregado há bastante tempo devido um problema de saúde, e procurou por Irena para pedir uma oportunidade. Muito carinhosa, Irena não hesitou em contratá-lo. Seu cozinheiro, um rapaz bastante tímido, chamado Ademir, tem grande experiência na culinária, mas só pode fazer exatamente o que Irena determina no cardápio, já que ela faz questão de definir as refeições, desde o falecimento do seu esposo.

Durante os dias da semana o restaurante opera com um número reduzido de clientes. É quando Irena aproveita para realizar algumas atividades como compras, cotação e pagamento de fornecedores. Inclusive estas são atividades que Irena não se sente muito à vontade para realizar, pois acaba sempre esquecendo de fazer um pedido ou pagar um boleto. Já no final de semana, com o aumento de clientes, Irena tem que se desdobrar entre as atividades da cozinha, do caixa e da limpeza das mesas. Quase não há tempo para descansar.

A vida desta viúva não tem sido nada fácil. No entanto, mesmo diante de tantos desafios, Irena quer que seu negócio dê certo. Ela deseja que o restaurante Smak seja reconhecido como o melhor restaurante do Vale da Felicidade.

E você pode ajudá-la nisso!

5

O seu Desafio Profissional é identificar problemas que afetam os negócios do restaurante Smak, e propor soluções para que Irena desenvolva uma gestão mais profissionalizada, mais próxima dos clientes em potencial e dos colaboradores que estão diretamente envolvidos com o negócio.

PASSO 1

Analise os aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante Smak, com o auxílio da ferramenta SWOT, conforme exemplo a seguir:

FORÇAS (Ambiente Interno)

Quais os pontos fortes do restaurante?

Exemplo: alimentos saudáveis

FRAQUEZAS (Ambiente Interno)

Quais os pontos fracos do restaurante?

Exemplo: espaço físico restrito

OPORTUNIDADES (Ambiente Externo)

Quais as possibilidades observadas para o restaurante gerar receita?

Exemplo: aumento significativo de turistas na região.

AMEAÇAS (Ambiente Externo)

Quais as possibilidades observadas para o restaurante perder receita?

Exemplo: crescimento significativo de restaurantes na região.

6

PASSO 2

Com base no passo 1, apresente os principais problemas que afetam os negócios do restaurante Smak, identificando possíveis soluções para os problemas encontrados. Utilize a tabela a seguir, como exemplo:

DIAGNÓSTICO - RESTAURANTE SMAK Problemas identificados Propostas de solução

Ausência de motivação dos colaboradores.

Treinamentos que permitam desenvolver nos colaboradores motivação para o trabalho.

Atendimento lento.

Capacitações profissionais sobre atendimento ao cliente.

Ausência de planejamento no negócio.

Realização de planejamento a curto, médio e longo prazo.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Empreender é um talento nacional. O brasileiro sempre teve dentro de si aquela vontade de ter seu próprio negócio. Mas isso não é garantia de sucesso. É o que aborda o Prof. Marcus Vinícius Quintella, em entrevista ao programa Sem Censura, disponível no link: <http://www.youtube.com/watch?v=gLHGyM82fQM>.

São grandes os desafios para os empresários que atuam no ramo de alimentação: mão de obra, legislação, gestão financeira, originalidade, etc. Veja o vídeo disponível no link: <http://www.youtube.com/watch?v=1725luUc1mc>, em que o empresário de um restaurante comenta sobre estes desafios, alertando que é necessário enxergar além do ambiente interno de sua empresa, para entender o comportamento de consumo, as sazonalidades e demandas, a fim de descobrir o que

7

de fato pode fazer a diferença. Veja também as dicas de uma empresária do mesmo ramo, que reforça a importância do cliente interno e externo no sucesso de seu negócio, acessando o link: <http://www.youtube.com/watch?v=rCy_s4Esz-I>.

Recomendada para aprofundar o conhecimento a respeito do negócio, a análise de SWOT ainda é pouco adotada por micro e pequenas empresas. Acompanhe o vídeo disponível no link: <http://movimentoempreenda.revistapegn.globo.com/news/ferramentas/2012/06/analise-swot-071.html>, em que Marcelo Nakagawa apresenta esta ferramenta tão importante para os empreendedores que desejam melhorar constantemente seu negócio.

Navegue e descubra uma série de orientações disponíveis aos empreendedores, no site do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Brasileiras, disponível no link: <http://www.sebrae.com.br/momento/quero-melhorar-minha-empresa/comece-por-voce/empreendedorismo>.

Realize a leitura e análise atenta às dicas desta orientação pedagógica para realizar seu desafio profissional com sucesso!

POSTAGEM DO DESAFIO PROFISSIONAL

Postar no Ambiente Virtual a versão final do Desafio Profissional em arquivo único no formato .doc / .docx, (Word), para a avaliação do (a) tutor (a).

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Desafio Profissional: Nota – 0 a 4 pontos.

Observância à padronização e orientações para a construção do Desafio.

8

PADRONIZAÇÃO

A atividade deve ser estruturada de acordo com a seguinte padronização:

1. Em páginas de formato A4;

2. com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

3. fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, cor preta;

4. espaçamento de 1,5 entre linhas;

5. se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10,

com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

6. com capa, contendo:

6.1. nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplinas;

6.2. nome completo e RA do (a) aluno (a);

6.3. título da atividade;

6.4. nome do (a) Tutor (a) (EAD);

6.5. cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

AUTORA DO DESAFIO PROFISSIONAL

Profa. Ma. Grasiele A. Lourenço

...

Baixar como  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »