TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Fundamentos Da Fiosofia

Artigos Científicos: Atps De Fundamentos Da Fiosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A leitura dos textos nesta pesquisa em questão traz uma reflexão sobre a importância do papel da filosofia na formação pedagógica e ação escolar dos professores. A investigação tenta atingir o específico da filosofia na educação, superando a identificação com a sociologia, como compreensão da realidade e ideologia dominante; a moral, como ensino de valores; ou a história da filosofia, pelo estudo dos pensadores e suas idéias. Do pedagogo e do professor espera-se a suficiente qualificação para pensar a sua escola como espaço educacional. Pois, quem não pensa é pensado ou alienado a outrem. Maneira que, cabe a filosofia proporcionar aos leitores uma capacidade hoje esquecida – “reflexão”

A filosofia interage com a educação à medida que os seus conceitos do saber são inseridos no dia a dia do educando. Como utiliza a razão, que é a faculdade intelectual, como regra de nossas ações, a filosofia só tem a acrescentar na educação. O procedimento educacional permite à criança chegar ao estatuto de homem formado, adaptando-o às diversas formas de compreensão e manifestação cultural.

ETAPA 01 - PASSO 03

A partir da discussão, a equipe deve elaborar, em até duas páginas, o primeiro relatório parcial explicando a importância da Filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive, e as dificuldades da implementação da disciplina no currículo escolar.

Não há como fazer filosofia sem inserir a tradição filosófica, mas é possível filosofar pondo a tradição entre parênteses. O saber filosófico designava, desde a Grécia Antiga, a totalidade do conhecimento racional desenvolvido pelo ser humano.

Com efeito, para fazer filosofia, é preciso assumir uma posição diante da tradição, conhecer sua história, trajetória, expressões e modos de ser. Não para nos tornar eruditos, mas para compreender que nosso modo de pensar, viver, existir, querer e organizar o conhecimento tem uma gênese e constitui um valor cultural fundamental para a educação e para a constituição da sociedade contemporânea, com todas as contradições.

Todo o nosso saber sempre permaneceu na filosofia, isto, é sempre um saber apenas em progresso, cujo grau superior ou interior deve-se apenas buscar a sabedoria, isso é a mais prova da liberdade que um ser humano possa ter. Na história do pensamento ocidental o significado da palavra filosofia tem como significado o desenvolvimento e uso do saber em benéfico do ser humano. Toda trajetória histórica do pensamento humano, em certo sentido, é o esforço para manter viva a expressão da cultura humana, que ultrapassa a existência individual.

A filosofia constitui um esforço de reflexão e de investigar sobre a possibilidade de propor algumas indicações de caráter metodológico para o ensino de filosofia, com especial preocupação com o ensino.

A problemática em torno do ensino de filosofia pede-nos diante de um conjunto de questões que possibilitam uma reflexão sistemática sobre o processo metodológico. Por essa razão a reflexão critica adquire sentido ao transformar em práxis. Diz-se respeito: à realização vital pela qual o ser humano manifesta toda a riqueza potencial de um ser. Entendo que a implementação da filosofia no currículo escolar é uma problemática que vem de muitas décadas, pois existem dois extremos de um lado há o reconhecimento social e sua importância e necessidade, do outro lado há uma carência de propostas de cunho metodológico.

Diante disso, a filosofia jamais abandonaria a sua tradição através do dialogo da produção significativa e do respeito pelo ensino adequado.

A filosofia necessita conquistar o seu espaço tanto no campo político institucional como também no planejamento de sua efetivação curricular, emergindo indagações sobre a natureza e dos conteúdos filosóficos a ser ensinados que fundamentam a pratica do ensino da disciplina.

O olhar deseja sempre mais do que lhe dado a ver. Com efeito, queremos passar da percepção do objeto para seu conhecimento, e isso implica interpretação para que possa haver compreensão. O olhar atiça o desejo de ler aquilo que não está explicito. Vivemos num mundo que naturaliza tudo, banalizando e desvirtuando todas as relações humanas.

A transformação de um ser sujeito em ser objeto, própria do positivismo e da ideologia, constitui tentativa de impedir que seres humanos reivindiquem sua liberdade, negada a cada instante.

Portanto, é preciso educar o olhar para aprender a ler o mundo em suas múltiplas representações, sustento que a filosofia propicia aos amantes e amigos da filosofia ocorrendo da melhor forma possível capturando e aprendendo as novas formas exteriores que o mundo nos oferece com uma gama de conhecimentos.

ETAPA 02 - PASSO 04

Assista a entrevista de Jacqueline de Blasi para a Univesptv, que aborda o desempenho dos estudantes no ENEM nas escolas públicas e particulares. Debater, em grupo, o texto do Moacir Gadotti e a entrevista, questionando como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferenciadas.

Tanto o texto do autor Moacir Gadotti quanto à entrevista da Drª Jaqueline são duas realidades distintas e que não se pode mudar o mundo sem mudar as pessoas, pois são processos interligados.

No Século XXI, numa sociedade que utiliza cada vez mais as tecnologias da informação, a educação tem um papel decisivo na criação de outros mundos possíveis, mais justos, produtivos e sustentáveis para todos e todas. Educar para um outro mundo possível é uma expressão cheia de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com