TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Quimica

Ensaios: Atps De Quimica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  8.743 Palavras (35 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 35

ATPS-ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - QUÍMICA

2º Bimestre:

Essa atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

 Organizar-se, previamente, em equipes;

 Entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina;

 Observar as indicações: Aluno e Equipe.

Padronização

O material escrito solicitado nessa atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

 Em papel branco, formato A4;

 Com margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

 Fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

 Espaçamento de 1,5 entre linhas;

 Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4 cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

 Com capa, contendo:

o Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

o Nome e RA de cada participante;

o Título da atividade;

o Nome do professor da disciplina;

o Cidade e data da entrega;

Passo 1 (Aluno)

Estudar o capítulo sobre cálculos estequiométricos, do PLT de Química.

Sites sugeridos para pesquisa

 Relatório de sustentabilidade da indústria do alumínio. 2009. Disponível em:<https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B2SJn0a5XTlkZTc1Y2EzZmYtZTdlZi00ZjIzLWJkOWQtZDRhMTY5NThhNGNh&hl=pt_BR> Acesso em: 10 set. 2011.

Assistir o vídeo sobre:

 Reciclagem do alumínio. 2010. Disponível em: https://docs.google.com/a/aedu.com/leaf?id=0B2SJn0a5XTlkZmY4MWI1NjYtMTQ1My00ZTgwLTllZDAtMGNkZTE4YjI0M2E2&hl=pt_BR> Acesso em: 21 set. 2011.

Passo 2 (Equipe)

Observar no gráfico abaixo que o maior consumo de alumínio está no setor dos transportes.

Figura 4: Consumo mundial de alumínio por segmento

Fonte: Relatório de Sustentabilidade da Indústria de Alumínio - ABAL. São Paulo: 2005.

Considerar as seguintes informações abaixo:

1ª - “A bauxita é uma mistura mineral (óxido e hidróxidos de alumínio) indispensável para aprodução do alumínio. Mesmo sendo o terceiro elemento mais presente na natureza e representando 8% da crosta terrestre, a produção do alumínio ou alumina só é economicamente viável em se podendo contar com depósitos de grandes volumes e de boa concentração de minério. São necessárias quatro toneladas de bauxita para a produção de duas toneladas de alumina, que geram uma tonelada de alumínio.” (Alcoa Alumínio S/A)

2ª - Segundo a empresa Alumínio Brasileiro S/A (ALBRAS), a obtenção industrial do alumínio metálico se faz pela redução eletrolítica da alumina (Al2O3). O processo se desenvolve através da passagem de corrente elétrica contínua em fornos especiais, chamados cubas eletrolíticas revestidas de carbono a uma temperatura de 960 ºC.

O processo pode ser representado pela seguinte equação:

2 Al2O3 + C 4 Al +3 CO2

3ª - O “Relatório de sustentabilidade da indústria do alumínio” produzido pela Associação Brasileira do Alumínio apresenta que o Brasil usa média de 40 Kg de alumínio por veículo, contra os Estados Unidos que usam 128 Kg e a Europa 100 Kg desse metal.

4ª - Conforme dados da Associação Brasileira de Alumínio, em 2010, a indústria nacional reciclou mais de 450 mil toneladas de alumínio provenientes da sucata de produtos desse metal. Latas de bebida corresponderam a cerca de 50% desse volume. De acordo com essa associação, em 2009, o País reutilizou 98,2% das embalagens desse tipo que fizeram seu giro pelo mercado naquele ano. Em números, o percentual correspondeu ao reaproveitamento de

14,7 bilhões de unidades por dia. Com o resultado, o Brasil se manteve na dianteira do ranking de reciclagem desses materiais, ficando a frente do Japão, que atingiu a marca de 93,4%, da Argentina, onde o índice foi de 92%, e dos Estados Unidos, onde o volume de reciclagem foi de 57,4%.

Discutir comos colegas e responder:

 No processo industrial de obtenção de 40 kg de alumínio, são geradas quantas toneladas de CO2?

 Quantos quilos de bauxita são necessários para produzir 40 Kg de alumínio?

 Como o alumínio metálico é obtido pelo processo Hall-Heroult e pelo processo Bayer?

Faça um gráfico tipo pizza para representar o reaproveitamento ou reciclagem do alumínio nos diferentes países no Mundo.

Aula-tema: Eletroquímica

Essa atividade é importante para conseguir compreender a importância da eletrólise para obter várias substâncias de interesse econômico, como o alumínio. E explanar sobre os conhecimentos adquiridos nesta ATPS, o propósito é tornar a atividade como ambiente de informação e reflexão sobre a importância do alumínio.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Ler o capítulo sobre Eletroquímica do PLT de Química.

A eletrólise é um processo usado para a obtenção de reações de óxido-redução. Em soluções eletrolíticas o processo se baseia na passagem de uma corrente elétrica.

Assistir ao experimento apresentado no vídeo sobre eletrólise:

 Ponto ciência - Eletrólise por 5 centavos. 2010. Disponível em: https://docs.google.com/a/aedu.com/leaf?id=0B2SJn0a5XTlkYjk2MGMwZTktMWQyMi00MDZiLTkzOWEtMGU0OTBiZjQ2MGIw&hl=pt_BR Acesso em: 21 set. 2011.

Discutir com sua equipe qual o tipo de eletrólise usada na obtenção do alumínio, qual a relação direta existente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com