TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Tecnicas De Adm

Exames: Atps De Tecnicas De Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O desafio do gestor de Recursos Humanos nas organizações é desenvolver políticas de gestão que tenham como foco e desenvolvimento do ser humano como pessoa, profissional e cidadão. Ele desempenha tanto o papel de gerir, planejar e organizar, como o de líder motivando o pessoal para que juntos conquistem o objetivo traçado e de conhecimento de todos, para que se obtenha sucesso na resolução de qualquer eventualidade.

As atribuições de um gestor de RH não se limitam apenas em administrar, lidar com resultados ou simplesmente acompanhar o desenvolvimento das rotinas do departamento, ele precisa suprir a empresa de recursos humanos competentes e capazes de fazer com que a organização atinja seus objetivos estratégicos para isto inclui contratar, treinar e capacitar as pessoas para exercerem as suas tarefas, e ao final de cada mês será necessário remunerá-las pelos seus serviços, se preocupa com a segurança, não só a segurança física e a saúde das pessoas, mas também da segurança patrimonial.

Um departamento de RH estratégico deve ser capaz de conseguir visualizar o futuro da organização em longo prazo, capaz de aperfeiçoar recursos, pessoas e processos, adotando uma visão global com uma ação local, aliando conhecimento sobre pessoas, sobre o negócio, sobre o mercado e a concorrência, capaz de motivar e influenciar todos os envolvidos dentro e fora da organização, não importando o cargo, tempo de empresa, nível escolar, nível profissional, o salário ou quem tem o poder de decisão, criando um clima motivacional e saudável para alcançar os objetivos propostos pela organização.

PLANO DE TRABALHO

PRINCIPAIS ATIVIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO:

O profissional de recursos humanos poderá ter a função de recrutar os empregados para a empresa em que presta serviços.

Recrutar é o processo que visa localizar e atrair o maior número possível de candidatos aptos a ocupar os cargos vagos na organização.

Durante este processo, o recrutador deverá seguir um roteiro com a finalidade de selecionar um profissional que se enquadre da melhor forma possível ao cargo que a empresa precisa preencher.

CONTRATAÇÃO:

Após a seleção do profissional, a empresa seguirá com o roteiro de contratação.

Esta etapa deve seguir regras para que se atenda a legislação em vigor.

Solicitar documentos pessoais do empregado:

- Solicitar a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social): é obrigatória a anotação em um prazo de 48 horas após o início do contrato de trabalho.

- RG

- CPF

- Titulo de eleitor

- Foto 3x4

- Comprovante de endereço

- Comprovante de estado civil

- Comprovante de escolaridade

- Atestado de Reservista (para os candidatos do sexo masculino)

- Certidões de nascimento, carteiras de vacinha, comprovante de matrícula escolar dos dependentes

- ASO

- Outros documentos que se fizerem necessários.

Com todos os documentos em mãos, efetua-se o registro na CTPS, em sistema, no livro de registro, elaboram-se os contratos e colhem-se as assinaturas.

EXAMES MÉDICOS

É de responsabilidade do profissional da área de RH, bem como da equipe do SESMT da empresa, atender a (NR) nº 07, aprovada pela Portaria MTE nº 3.214, de 08.06.1978, que estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

Dentre as várias obrigações impostas pela referida NR-7, determina-se ainda, que todos os empregados deverão realizar os seguintes exames médicos:

a) Admissional;

b) Periódico;

c) Retorno ao trabalho;

d) Mudança de função;

e) Demissional.

Os referidos exames compreendem:

a) Avaliação clínica, ocupacional e exame físico e mental;

b) Exames complementares, realizados de acordo com os termos específicos na NR-7e seus anexos.

Para cada exame médico realizado, o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) em 2 (duas) vias:

a) primeira via - ficará arquivada no local de trabalho do trabalhador, inclusive frente de trabalho ou canteiro de obras, à disposição da fiscalização do trabalho;

b) segunda via - será obrigatoriamente entregue ao trabalhador, mediante recibo na primeira via.

O exame médico admissional deverá ser realizado antes que o trabalhador assuma suas atividades.

DESLIGAMENTO (RESCISÃO)

AVISO-PRÉVIO

O direito ao aviso-prévio é irrenunciável pelo empregado, salvo se houver comprovação de que ele obteve novo emprego. O período referente ao aviso-prévio, inclusive quando indenizado, integra o tempo de serviço para todos os efeitos legais. Quando o aviso-prévio for indenizado, a data da saída a ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social é a data da projeção do aviso.

Contagem dos prazos do aviso-prévio

O prazo correspondente ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com