TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Deestrutura E Organização Da Educação Brasileira

Pesquisas Acadêmicas: Atps Deestrutura E Organização Da Educação Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  4.219 Palavras (17 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 17

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

ACADÊMICOS(AS): EDILAINE 421393, GLAUCIA 439890 , KATE 440395, KARIELY 424198, VITOR HUGO 429121.

TÍTULO: A ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

PROFESSOR: Msc. Djalma Silveira

PONTA PORÃ-MS, 18 DE ABRIL DE 2013.

EDILAINE, GLAUCIA, KATE, KARIELY, VITOR HUGO

A ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Trabalho solicitado em grupo na disciplina de estrutura e organização da educação brasileira pelo professor à distância Msc. Djalma Silveira do 1º semestre do curso de Pedagogia.

PONTA PORÃ-MS, 18 DE ABRIL DE 2013.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------- Pág. 4

A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA --------------------------------- Pág. 5 à 12

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO SUPERIOR --------------------- Pág. 12 à 13

OS PROFISSIONAIS DE ENSINO, AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E AS CARACTERÍSTICAS DE CARREIRA -----------------------------------------------Pág. 13 à 15

AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR ----Pág. 15 à 16

CONCLUSÃO -----------------------------------------------------------------------------Pág. 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS -------------------------------------------------Pág. 18.

INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho é observar e analisar o estudo da organização brasileira, a atual estrutura e funcionamento da educação brasileira decorrem da aprovação da lei de diretrizes e bases da educação (lei nº9394/96), é a que estabelece a finalidade da educação no Brasil, como esta deve estar organizada, nos órgãos administrativos responsáveis, nos níveis e modalidade de ensino, entre outros aspectos em que se define e se regulariza o sistema de educação brasileira com base nos princípios presentes na constituição. Os sistemas de ensino no Brasil são o federal, estadual e municipal. As condições para uma boa construção de sistema de ensino é o conhecimento dos problemas educacionais de uma determinada região o conhecimento das estruturas da realidade e uma teoria educacional, conforme Saviani, citado por Libâneo e outros.

No Brasil, não há sistemas de ensino, falta articulação entre os sistemas de ensino das diversas esferas administrativas. De acordo com o art. 21 a educação escolar compõe-se da educação básica: ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio, além do nível superior a educação profissional ou técnica, educação especial e educação a distância (EAD). Ressalta-se ainda o momento da adaptação e adequação a sistemas a legislação educacional recente, o que se caracteriza pelas reformas e normatização em implantação.

Estrutura e organização da educação brasileira

A escola e a educação não é separada do mundo pelo contrário ela sofre influência da economia, política, cultura e da fé, porque a escola está na sociedade , estando em constante transformação.

A globalização segundo alguns estudiosos colocam um veículo de propagação dos ideais neoliberais, sendo então uma ideologia e não um conceito. A globalização joga para cada um de nós a responsabilidade pelas opções, que temos em nossas vidas, segundo o modelo neoliberal um exemplo disso é que nós temos o Estado que queremos , pois somos nós que elegemos os candidatos como:prefeito, vereador, governador, presidente entre outros.

As transformações que a escola vive é a exigência de um novo tipo de trabalhador flexível e polivalente e que forme o indivíduo a partir de novas habilidades cognitivas e competências pessoais e sociais.

A escola já não é mais vista como o único meio ou o meio mais eficiente de socialização dos conhecimentos técnico–ciêntífico. O ensino escolar deve contribuir na formação de indivíduos capazes de aprender ou seja aprender o tempo todo, precisando de profissionais qualificados para viver em um mundo de tecnologia.

Nós temos uma nova cultura baseada na comunicação, informação e velocidade: a revolução informal e suas características são uma nova linguagem comunicacional , novas possibilidades de entretenimento e de educação entre outros...

A educação no Brasil ora é centralizada, ora é descentralizada, como está acontecendo agora.A educação está passando por um processo de democratização e descentralização da educação.

Hayek ( 1990 ) é um dos principais teóricos do neoliberalismo que prega a diminuição do Estado na economia ; As sua teorias são baseadas nas experiências de países em que as condições de vida são mais favoráveis e com a menor desigualdade social , ou seja ele não pensou nos países subdesenvolvidos para elaborar suas teorias.O que dá-se para fazer com a teoria de Hayek é utilizá-la aqui no Brasil e fazer as sua adaptações necessárias com a realidade da cultura do nosso país.

Uma característica do processo educacional é o foco na educação voltada para a formação de uma mão de obra mais qualificada.

Anísio Teixeira era adepto e fala da descentralização através da municipalização da educação, já na reforma Capanema (1942-1946), reforçava a centralização da década de 30, desobrigando o Estado a manter e expandir o ensino público.

Surge em 1961 a LDB, optou-se pela descentralização. Em 64 os militares, através de um golpe, tomam o poder, centralizando a educação.

Atualmente a estrutura e funcionamento da educação brasileira decorrem da LDB (Lei nº 9394/96). Segundo o artigo 211/CF.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com