TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Desenvolvimento Economico

Monografias: Atps Desenvolvimento Economico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Etapa 1

DESENVOLVIMNTO ECONÔMICO

O Desenvolvimento Econômico é um fenômeno histórico que passa a correr nos países ou estado-nação que realizam sua revolução capitalista, e se caracteriza pelo aumento sustentável da produtividade ou da renda por habitante, acompanhado por sistemático processo de acumulação de capital e incorporação de processo técnico.

Os dois fatores fundamentais para o desenvolvimento econômico são:

• A taxa de acumulação de capital em relação ao produto Nacional.

• A capacidade de incorporação de progresso técnico à produção.

Sendo a principal a determinar a maior ou menor aceleração do desenvolvimento capitalista e a existência ou não e uma estratégia nacional de desenvolvimento, em que o crescimento da produtividade de um país dependente diretamente da acumulação de capital e da incorporação de progresso técnico à produção. Investimento e progresso técnico, por sua vez dependem em geral da qualidade das instituições formais (Politicas, Leis) e Informais (Praticas Sociais ou uso e Costumes) que cada sociedade adota. Para se ter um melhor desenvolvimento econômico foram apresentados três formas de medidas que são:

 O Índice de GINI.

 A Curva de Lorenz.

 IDH-Índice de Desenvolvimento Humano.

ÍNDICE DE GINI-

Desenvolvido pelo matemático Italiano Conrrado Gini, O coeficiente de Gini é um parâmetro internacional usado para medir a desigualdade de distribuição de renda entre os países. O Coeficiente varia entre 0 e 1, Sendo que quanto mais próximo do zero menor é desigualdade de renda num país, ou seja, melhor a distribuição de renda. Quanto mais próximo do um maior a concentração de renda do país. Na pesquisa divulgada em 2009 mostra que o Brasil é 54,4 ou 0,544 relativos ao ano 2008, O que demonstra que o nosso país tem uma alta concentração de renda.

O Índice de Gini é calculado com razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz – Um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender as desigualdades.

A CURVA DE LORENZ

É uma representação gráfica constituída a partir da ordenação da população pela renda. Onde a palavra chave é consumo e economia, A curva de Lorenz (ou Curva de Concentração Lorenz) Consiste num gráfico muito utilizado pelos economistas e que procura ilustrar a desigualdade existente na distribuição de rendimentos entre as famílias numa determinada economia ou sociedade. O Gráfico consiste num diagrama em que um dos eixos é colocado a variável rendimento e no outro lado a população, Ambos representados por classes percentuais que cabe a cada grupo da população, O que permite fazer uma leitura do tipo:’’ Os X% da população mais pobre detém Y% do total de rendimentos.” Quanto mais afastada da diagonal estiver esta linha, Maior é a concentração do rendimento, ou seja, maior será a desigualdade na reparticipação do rendimento entre as famílias. A curva de Lorenz pode ser complementada com o índice de Gini, O qual quantifica o grau de concentração dos rendimentos.

IDH -Índice de Desenvolvimento Humano

É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida a população. O relatório anual de IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU. Classificação de acordo com o IDH (Leva em consideração a classificação, ranking)  25% de menor IDH – desenvolvimento humano baixo (geralmente países em processo de desenvolvimento).

 25% acima do menor IDH – desenvolvimento humano alto (geralmente países em processo de desenvolvimento).

 25% abaixo dos países de melhor IDH – desenvolvimento humano alto (geralmente países em rápido processo de crescimento econômico-emergentes).

 25% abaixo dos países de melhor IDH – desenvolvimento humano (geralmente países ricos e bem desenvolvidos).

O IDH varia de 0 (zero) a 1 (um) e representa uma medida conjunta de três dimensões do desenvolvimento humano.

1 – A renda, medida pelo PIB per capta, corrigido pelo poder de compra da moeda de cada país;

2 – A Longevidade, medida pelos números de expectativa de vida ao nascer.

3 – A educação, avaliada pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matrícula em todos os níveis de ensino.

Essas são as medidas feitas para serem calculadas as medidas tomadas para melhor calcular os desenvolvimentos humanos. A pesquisa realizada procura mostrar a complexidade do debate que envolve a questão do desenvolvimento econômico.

O Termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista Inglês Jim O’Neill para fazer referência a quatro países BRASIL, RÚSSIA, INDIA E CHINA. Em abril de 2001, foi adicionada a letra “S” em referência a entrada da África do Sul. Desta forma o termo passou a BRICS.Estes países emergentes possuem características comuns como, por exemplo: O bom crescimento econômico, estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimentos e situações econômicas parecidas. Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional, diante da defesa de interesses comuns. A cada ano ocorre uma união entre os representantes destes países.

Características Comuns:

 Economia estabilizada recentemente;

 Situação política estável;

 Mão-de-obra em grande quantidade e em processo de qualificação;

 Níveis de produção e Exportação em crescimento;

 Boas reservas de recursos minerais;

 Investimentos em setores de Infra-estrutura, Estradas, Ferrovias, portos, aeroportos, usinas hidroelétricas e etc.;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com