TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Projeto de pesquisa: ATPS DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.293 Palavras (10 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Autores: RA:

Danielle Patrício da Silva 3348575105

Loris Batista dos Anjos 2329422640

Maria Aparecida de Souza 2379479122

Sandra Regina de Sebastião 2380479123

Tutor Presencial: Jaqueline R Coelho

Tutor à Distância: Sabrina Simielli Lira

Professora: Ma. Helenrose A. da S. P. Coelho

Pólo – Joinville/SC

JUNHO/2013

Danielle Patrício da Silva 3348575105

Loris Batista dos Anjos 2329422640

Maria Aparecida de Souza 2379479122

Sandra Regina de Sebastião 2380479123

ATPS DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

(O presente trabalho de Atividade Prática Supervisionada, (ATPS) refere-se à disciplina Desenvolvimento Social, tem como objetivo contemplar os conhecimentos da matéria de Política de Seguridade Social do Curso de Serviço Social.)

JOINVILLE-SC

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um artigo científico que compare o desenvolvimento econômico dos países do Agrupamento Brasil- Rússia- Índia- China-África do Sul (BRICS) e evidencie influência do bloco na economia mundial.A relevância da pesquisa esta associada à importância que essas economias tem revelado no comércio mundial, além da posição relativa que elas representam no conjunto das chamadas economias emergentes. Para isso apresentaremos o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), PIB por habitante, o Índice de Gini e a Curva de Lorenz. Da mesma forma, será elaborado um artigo científico em que compare as teorias economias e uma discussão sobre os indicadores de desenvolvimento econômico regional ( Joinville- SC).

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)

O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido para medir o nível de desenvolvimento humano dos países a partir de indicadores de educação(taxa de matrícula e analfabetismo), renda (PIB per capita) e Longevidade ( expectativa de vida ao nascer). Seus índices variam entre 0( zero) a 1(um) um desenvolvimento pleno.

Países com IDH até 0,499, são considerados desenvolvimento humano baixo;IDH entre 500 e 0,799 são considerados desenvolvimento humano médio e IDH superior a 0,800 tem desenvolvimento humano considerado alto (PLT 2013 pg.39)

Indicador da Educação

Para medir o acesso à educação ,o cálculo do IDH municipal considera dois indicadores com dimensões diferentes. A taxa de alfabetização de pessoas acima de 15 anos de idade tem peso dois, e a taxa bruta de freqüência à escola peso um. O primeiro indicador é o percentual de pessoas com mais de15anos capaz de ler e escrever são considerados adultos alfabetizados.O segundo indicador é resultado a somatória de pessoas,independentemente da idade,que freqüentam os cursos fundamental, secundário e superior é dividido pela população na faixa etária de 7 a 22 anos da localidade. Apenas classes especiais de alfabetização são desconsideradas para o cálculo.

Indicador de Longevidade

Para avaliar IDH no que diz respeito à longevidade é conceituado a expectativa de vida ao nascer. Esse indicador mostra á média de anos da população nascida naquela localidade em um ano de referência,deve viver. O indicador é uma boa forma de avaliar as condições sociais, de saúde e de salubridade no local, já que o cálculo da expectativa de vida é fortemente influenciado pelo número de mortes precoces.

Indicador de Renda

O Produto Interno Bruto (PIB) de um país é o valor conciliado na produção de todos os bens e serviços ao longo de um ano. O PIB per capita é a divisão desse valor pela população do país. A renda per capita é o resultado da soma de tudo que é produzido em uma nação no ano, em geral os países expressam a renda per capita em dólar, que no caso é a moeda referência no mundo, para realizar comparações entre os países.¹

_______________

¹ Escola Brasil Disponível em: http://www.brasilescola.com/Acesso 11/06/2013

ÍNDICE DE GINI

O Índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva de renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade. Ele aponta a diferença entre os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com