TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Do Eja

Trabalho Escolar: Atps Do Eja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  3.093 Palavras (13 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

UNIDADE ARAÇOIABA DA SERRA

PEDAGOGIA

4º Semestre

SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Sociológicos da Educação”, sob orientação da professora-tutora a distância SIMONE ANACLETO PARIZ

ARAÇOIABA DA SERRA, 26/11/2012.

INTRODUÇÃO

Este trabalho resulta as reflexões sobre a contribuição da Sociologia da Educação na formação de educadores e tem por objetivos, analisar a sua importância e influência na prática educativa. Dentre os inúmeros enfoques sócios educacionais, abordamos varias formas representadas por Comte, Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber, a concepção destes sobre suas influências, seus conteúdos, autores e temas na formação dos docentes e na prática educativa.

Por tanto, identifica as tendências teórico metodológicas de prestígio do campo da Sociologia da Educação e suas relações com o contexto Político-Social. Para se identificar as tendências teórico-metodológicas de prestigio do campo da Sociológica da Educação.

Esta pesquisa resultou na afirmação da importância da Sociologia para analisar a sociedade, compreender a realidade sócia educacional e, assim, promover uma educação crítica transformadora.

• Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade. É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.

• Sociologia é a parte das ciências humanas e estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.

• Sociologia é um conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social. É o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista.

Estudar a sociologia é compreender a sociedade de forma sistemática, no sentido de que existem fatores sociais responsáveis pela sua formação e modificação. O homem vivendo em permanente conflito cria, transforma e estabelece mecanismos de relações è nesse olhar de investigação da sociedade, que a educação como tema da sociologia vem propor uma análise detalhista do que o indivíduo necessita para se manter vivo em uma sociedade e o papel da educação por várias fontes sociais transformando o pensamento humano, principalmente, o não sociável e o não construído, aquilo que já nasce pronto.

A sociologia parece ser uma disciplina de gente que só vive para estudar, coisa de intelectual avançado. A sociologia irá permitir que viéssemos a entender melhor a função da educação e sua relação com a sociedade e a cultura

A contribuição será de melhor compreender a educação e procurar melhora-la cada vez mais. Educar logicamente é inserir quem aprende num contexto novo. Socializar uma criança ou um adolescente é inserir, incluir e dar oportunidades, pois se o mesmo não passa por tais processos para entender a sociedade, ele será um excluso intelectual á princípio e depois um excluso de si mesmo e consequentemente terminar em doenças de ordem psicológica. E ao socializar você dá possibilidades de não adoecer quanto indivíduo. Ninguém nasce só e se cria só. Temos dependência uns dos outros e somos influenciados de maneira que aprenda os a conviver com isso, algumas vezes submissamente, outras vezes relutantemente, e isso varia de contexto, graças ao discernimento adquirido na educação social.

A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social.

O modo como uma sociedade seleciona, classifica, distribui, transmite e avalia os saberes destinados ao ensino reflete a distribuição do poder em seu interior e a maneira pela qual aí se encontra assegurado o controle social dos comportamentos individuais. Embora o campo de conhecimento da Sociologia não garanta por si o compromisso de promover uma educação crítica transformadora, pela sua especificidade de analisar a sociedade sob o prisma de vários olhares que as diversas perspectivas analíticas ensejam já possibilita uma ampliação da compreensão da realidade social e da educação como um fenômeno fundamental na transmissão da herança cultural, dos modos de vida, das ideologias, na formação para o trabalho que guarda uma estreita relação com a realidade em cada contexto histórico.

Durkheim é apontado como um dos primeiros grandes teóricos da sociologia. O estudo dos autores considerados clássicos propicia o entendimento da sociedade relacionada com o modo de educar. Émile Durkheim é um marco no surgimento da Sociologia como ciência e como disciplina. Além de ter contribuído para a definição do objeto e do método sociológico, foi um dos pioneiros na inclusão da Sociologia no currículo acadêmico, especificamente no curso de formação de professores, no qual lecionava. Destacasse na teoria durkheimiana sua concepção de sociedade como um organismo composto por distintas instituições que se complementam e se interpenetram, cada uma desempenhando uma função e formando um todo homogêneo e consensual.

Vendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com