TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Economia

Dissertações: Atps Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2012  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  1.114 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Economia

1. Introdução

A oferta e demanda são usadas para explicar o comportamento dos mercados de concorrência perfeita, mas sua utilidade como modelo de referência é extensível a qualquer outro tipo de mercado. A oferta e demanda também pode ser generalizada para explicar a economia como um todo. Por exemplo a quantidade total produzida e o nível geral de preços (relacionado com a inflação) estudados pela macroeconomia.

2. Desenvolvimento

Oferta e Demanda são palavras utilizadas com freqüência em Economia, são as forças que movimentam a economia de mercado.

Demanda é tudo aquilo que um consumidor almeja adquirir em determinado espaço de tempo. Temos que entender que é somente o desejo de adquirir certo bem, e não a consumação de tal, que seria caracterizado como consumo. A demanda pode ser influenciada por vários fatores. São eles: o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferencia do indivíduo.

Oferta é a quantidade de bens ou serviços que os produtores desejam oferecer em determinado espaço de tempo. Depende de algumas variáveis; dentre eles, de seu proprio preço, do preço (custo) dos fatores de produção e das metas ou objetivos dos empresários.

Essas forças de mercado vivem em conflito, fazendo com que o preço dos produtos seja regido pela oferta, que oferecerá pouco para o mesmo elevar-se, e pela demanda, que almejará muitos produtos para ele chegar a preços mais acessíveis. E esta lei econômica serve para qualquer produto. Como exemplo,o preço do metro quadrado subiu e foi recorde em Paris.Retomada da demanda e escassez da oferta elevam o valor dos imóveis, que sofreram queda com a crise global. Dois anos depois da crise imobiliária que levou o mercado europeu à recessão, com queda de 20% nos preços, como ocorreu na França, o valor de casas e apartamentos alcançou um recorde. O fenômeno da elevação dos preços é explicado pela retomada da demanda - por sua vez impulsionada pelo crédito a juros baixos , conciliada com a escassez de oferta, já que muitos proprietários ainda hesitam em colocar seus bens à venda com medo da oscilação dos preços.

Outro exemplo claro, é a demanda global por petróleo que deve diminuir, diz a Agência Internacional de Energia (AIE), em seu relatório mensal, alertou que a demanda global deverá diminuir nos próximos meses por causa do lento ritmo da recuperação econômica. A estimativa para o crescimento da demanda mundial por petróleo bruto neste ano ficou basicamente inalterada em 1,9 milhão de barris diários no relatório divulgado pela AIE, em comparação com o publicado em agosto. O consumo está previsto em 86,6 milhões de barris diários, ou 2,2% mais que em 2009. Mas esse aumento projetado deverá diminuir consideravelmente no próximo ano, para apenas 1,5%. Uma das razões será o menor consumo na China, o maior motor do crescimento mundial da demanda por petróleo bruto.

3. Considerações finais

Enquanto a relação da demanda descreve o comportamento dos consumidores, a relação da oferta descreve o comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com