TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ECONOMIA

Trabalho Universitário: ATPS ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  4.214 Palavras (17 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 17

Etapa 1

-Qual a origem da Contabilidade?

-Quais os primeiros sinais de que existia Contabilidade na antiguidade?

A Contabilidade é tão antiga quanto à civilização. Ela surgiu por volta de oito mil anos A.C. em uma antiga cidade da Mesopotâmia .

Seu surgimento está ligado à necessidade do homem de registrar suas atividades como suas vendas, seu lucro e suas despesas e saber qual era o seu patrimônio.

Primeiramente tudo era feito na base da troca, depois, para ter controle dos seus bens fazia-se a contagem por pedras, por exemplo, 10 ovelhas, 10 pedras. Passaram também a usar um objeto como prova de dívida e uma figura para registrar o tipo da negociação.

Posteriormente seus negócios foram sendo registrados em tabuinhas de argila, chapas ou paredes de pedra, na chamada Era da Pedra Polida.

Os antigos romanos registravam seu patrimônio em tábuas de cera gravadas com estiletes pontiagudos que eram transferidos para o papiro (papel) ou para os pergaminhos (couro de animais).

Os registros na República Romana de suas rendas e lucros, e despesas com salários e diversões, fazem lembrar o atual diário, o balancete mensal e o balanço anual. .

Em 1494 foi publicada a obra “Contabilidade por Partidas Dobradas” que enfatizava a teoria do débito e crédito, de Frei Luca Paciolo, matemático e teólogo que foi considerado o Pai da Contabilidade. Foi Pacioli que criou a terminologia PER (mediante o qual se reconhece o devedor) e A (pelo qual se reconhece o credor).

Outra obra marcante na história da Contabilidade, premiada pelo governo da Áustria, foi a de Francesco Villa.

E foi somente na Itália que surgiu o termo Contabilidade. .

Etapa 2

1. Qual o Objetivo da Contabilidade?

A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais à utilização das demonstrações contábeis se referirem à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil.

2. Quais seus principais usuários e suas necessidades?

 Invstidores – são provedores de capital de risco e se preocupam com o risco inerente ao investimento a o retorno que ele produz. Eles precisam saber destas informaçoes para saber se devem comprar vender ou mantiver o investimento;

 Empregados – são os empregados e seus representantes (sindicatos), interessados em informaçoes sobre a estabilidade e a lucratividade de seus empregadores;

 Credores por emprestimos – estes se preocupam em saber da capacidade da entidade em pagar seus emprestimos e os correspondentes juros no vencimento;

 Fornecedores e ou credores comerciais – interessados em informaçoes que permitam avaliar se as importancias que são devidas serao pagas. Já os credores comerciais provavelmente estao interessados em uma entidade por um periodo menor do que os credores por emprestimos, a não ser que dependam da continuidade da entidade como um cliente importante;

 Clientes – interesse em informaçoes sobre a continuidade operacional da entidade, quando tem um relacionamentoa longo prazo, a tem como fornecedor importante ou dela dependem;

 Governo e suas agências – são interessados na destinçao de recursos e, portanto nas atividades das entidades, informaçoes a fim de regulamentar as atividades das entidades;

 Publico – as demostraçoes contabeis podem ajudar ao publico, fornecendo informaçoes sobre a evoluçao do desempenho da entidade e desenvolvimentos recentes, podendo empregar pessoas e utilizando fornecedores locais.

3. Quais as características qualitativas das demonstrações contábeis?

As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As quatro principais características qualitativas são:

 Compreensibilidade;

 Relevância;

 Confiabilidade;

 Comparabilidade.

Compreensibilidade - Uma qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações contábeis é que elas sejam prontamente entendidas pelos usuários. Para esse fim, presume-se que os usuários tenham um conhecimento razoável dos negócios, atividades econômicas e contabilidade e a disposição de estudar as informações com razoável diligência. Informações sobre assuntos complexos que devam ser incluídas nas demonstrações contábeis por causa da sua relevância para as necessidades de tomada de decisão pelos usuários não devem ser excluídas em nenhuma hipótese, inclusive sob o pretexto de que seria difícil para certos usuários as entenderem.

Relevâncias - Para serem úteis, as informações devem ser relevante às necessidades dos usuários na tomada de decisões. As informações são relevantes quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores.

Confiabilidade - Para ser útil, a informação deve ser confiável, ou seja, deve estar livre de erros ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propõe a representar.

Uma informação pode ser relevante, mas a tal ponto não confiável em sua natureza ou divulgação que o seu reconhecimento pode potencialmente distorcer as demonstrações contábeis. Por exemplo, se a validade legal e o valor de uma reclamação por danos em uma ação judicial movida contra a entidade são questionados, pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com