TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Economia Etapa 1

Pesquisas Acadêmicas: Atps Economia Etapa 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

Monopólio

A marca Bombril foi uma marca predominante durante 64 anos, entre este período ela foi denominada como o monopólio das esponjas de aço. Porém sofreu um declínio e anos após a este acontecimento surgiu à marca Assolan a sua maior concorrente no mercado a qual se usou e aproveitou-se de seu maior jogo de marketing, o comercial.

Através da Assolan surgiram vários outros concorrentes dentro do mesmo ramo, visando à possibilidade de competirem com as duas maiores forças brasileiras em esponja de aços. A partir da concorrência a Bombril começou abrir novas portas para outros produtos do ramo de limpeza, portanto expandiu o seu mercado.

Relatório

A Bombril – é uma marca brasileira de esponjas de aço (inspirado nas lãs de aço fabricadas nos Estados Unidos) que teve origem em 14 de janeiro de 1948, quando Roberto Sampaio Ferreira resolve investir nessa idéia e fundar a Abrasivos Bombril Ltda. O lançamento foi uma revolução para as donas de casa. Bombril polia panelas e também limpava vidros, louças, azulejos e ferragens, tanto que ganhou o conceito de “1001 utilidades”. Naquele ano, foram vendidas 48 mil unidades de Bombril. Nos anos 50, a empresa patrocina o Circo Bombril, na TV Tupi, com apresentação de Walter Stuart, pai do cineasta Adriano Stuart. A garota propaganda? Elisabeth Darci, mãe do comentarista esportivo Silvio Luiz.

Será que alguém ainda não sabe para que serve a lã de aço? Pode até ser que não, mas que nunca tenha ouvido falar da marca Bombril é muito improvável, quem nunca viu um comercial da marca com o garoto propaganda Carlos Moreno? Pois ele se tornou um dos ícones mais populares da televisão brasileira. A Bombril é um desses raros casos em que a aceitação da marca é tão ampla que acabou se tornando um sinônimo da categoria.

Essa empresa que já liderou em 90% do mercado de lãs de aço, passou por uma crise no ano de 2002 chegando à beira da falência, a empresa, no entanto sobreviveu com o prestigio que a marca conquistou no coração dos brasileiros e com o esforço de sua atual gestão.

Bibliografia

• http://www.bombrilinstitucional.com.br/

• http://www.assolan.com.br/

• http://www.folha.uol.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com