TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Eletrica

Artigos Científicos: Atps Eletrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1

Aula-tema: Princípios de Corrente Alternada. Geração, Valores Médios e Eficazes.

PASSOS

Passo 1: Pesquisar, em sites e livros, sobre as diferenças entre corrente alternada e corrente contínua, e quais são os geradores que podem dar esta funcionalidade à corrente elétrica.

Corrente Alternada:

É aquela que é gerada nas usinas e percorre grandes distâncias até chegar nas tomadas de nossas casas, o fluxo de elétrons que carrega a energia elétrica dentro de um fio não segue um sentido único, ou seja, não possui um pólo positivo e outros negativos definidos como ocorre na corrente contínua. Ora os elétrons vão para frente, ora para trás, mudando de rota 120 vezes por segundo. Seu sentido alterna, e seus pólos são chamados de fases, porque cada um deles assume as duas condições (ocorre quando a tensão for 220 v, pois há a presença de 2 fases).

Essa variação é fundamental, pois os transformadores que existem numa linha de transmissão só funcionam recebendo esse fluxo de elétrons alternado. Dentro do transformador, a voltagem da energia transmitida é aumentada, permitindo que ela viaje longe. É usada na transmissão em longa distância porque não ocorrem perdas de energia. Na corrente alternada, podemos usar uma alta tensão para transmitir com velocidade a corrente elétrica sem perder grande energia, por isso ela é usada pra essa finalidade.

A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal por ser a forma de transmissão de energia mais eficiente. Entretanto, em certas aplicações, diferentes formas de ondas são utilizadas, tais como triangular ou ondas quadradas.

O gráfico demonstra como se comporta uma fase em corrente alternada:

Cada alternância equivale a um ciclo. Cada ciclo ocorre, dependendo da região do país e do mundo, 50 ou 60 vezes por segundo. Isso é o que chamamos freqüência, e é dada em Hertz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com