TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Em Materias

Artigos Científicos: Atps Em Materias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  3.702 Palavras (15 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

Atividade Avaliativa - ATPS

Administração de Materiais

Prof. EAD Marcelo Carvalho

Vicente Reli da Silva – RA 6540266739

Arnaldo Lino – RA 6942009417

Marcelo Rodrigo Defina– RA 6524253977

Rosana Reis de Paula – RA 7970710278

SERTÃOZINHO / SP

2014

Vicente Reli da Silva – RA: 6540266739

Arnaldo Lino – RA: 6942009417

Marcelo Rodrigo Defina - RA: 6524253977

Rosana Reis de Paula – RA: 7970710278

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof. EAD Marcelo Carvalho

Professor tutor presencial: JacquelineFacioliAraujo

Professora tutora a distância: Jacqueline FacioliAraujo

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Administração de Materiais, para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Sertãozinho /SP

2014

Administração de Materiais

Sumário:

1.Introdução.......................................................................................................................4

2.Os Recursos..................................................................................................................6

3.A Empresa......................................................................................................................7 4. Proposta de Melhorias...................................................................................................8 5.Conhecendo a metodologia MRP e Just-in-Time/Kanban e sua influência na gestão de estoque...............................................................................................................................86.Particularidades do MRP...............................................................................................9 7.Particularidades (JIT) Just-in-Time................................................................................9 8.Analisando os sistemas JIT e MRP..............................................................................119.EDI (Electronic Data Interchange)...............................................................................12 10.Centrais de compras....................................................................................................13 11.Leilão..........................................................................................................................13 12.Analise do grupo.........................................................................................................14

13.Os aparelhamentos fundamentais de armazenagem...................................................14 14.Análise de equipamentos observados na visita realizada à empresa e plano de Administração de Materiais.............................................................................................16 15.Referências Bibliograficas..........................................................................................17

1. Introdução.

Veremos que a administração de material é um trabalho da atividadenocumprimento e administração conjuntados trabalhos desde aaquisição de insumos, produção, depósito,conservação de produtoaté a sua venda e transporte em umaempresa ou sejaplanejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar todo o sistema de uma empresa.

Objetivos:

• Busca do Menor Preço; giro rápido de estoques; custo baixo na negociação de bens e serviços;qualidade de suprimentos; redução de pessoal; fornecedores qualificados; qualificação de pessoas; Bons apontamentos.

Administração de material é uma grande parte da direção geral, que aborda toda área mencionada de materiais. Tendo em todas as empresas que é uma atividade integrada da Logística Empresarial, que envolve aexecução e administração de todas as ocupações de provisão,transporte e conservação.

Critérios classificatórios de materiais:

Podendo ser classificados como, equipamento, materiais de consumo, matérias primas e insumos.

Os valores econômicosdos materiais podem serdispostos,da seguinte maneira, os quesão facilmente encontrados, produzidos aqui ou importados, probabilidade de ser trocado por outro material, aproveitados em outros setores, etc.

O ciclo de materiais é a programação no sistemaque mostra como é o início dos insumos na empresa, podendo evitar desperdícios de insumos,desequilíbrio no fluxo por falta de insumos, renovando sempre o estoque evitando assim tanto insumos quanto equipamento e desuso.

Existe a necessidade total de busca e aquisição de insumos. Com a implantação da informática no mundo todos fornecedores se multiplicarem, exigindodos funcionários responsáveis destes setores uma obtenção de atualização constante.

Transporte: seria na administração de materiais uma necessidade básica, sendo dentro ou fora da empresa, umaqualificação ruim nesta atividade terá comprometer a atividade. Obrigatoriamente deveráse modernizando com novastendências técnicas com equipamentos avançados, devendo sempre manter uma parceria com organizações prestadoras de serviços como transportadoras ajudando assim com giro rápido de produtos economizando tempo e pessoal.

Armazenagem de Materiais: preocupação diária na administração de material, mantendo-se constantemente atualizado com equipamento e técnicas cada vez mais modernas para aumentar a qualidade e reduzir os custos do produto final, gerando assim mais lucros.

Administração de Estoques: deverá ser eficiente, porqueelevarátodadiminuição de materiais armazenados, que por sua vez, atenderátodo oplanejamento de necessidade insumos, vendo que se dará um sistema de equilíbrio dentro da organização.

Providencias:

Organização e Métodos; alcança pesquisastécnicas administrativos mais a fabricação edisposição, também doajuste da coordenação as técnicasotimização e vice versa. Termoscomo reengenharia, otimização de processos, são variantesatualizadas ou subconjuntos nesta técnica;

Qualidade;afundação da classe passa pela mutação da mentalidade pessoal, da cultura coletiva da empresa e pela anulação de padrões. Somente ocorrerá de cima para baixo, ou seja com liderança da empresa, desde de os mais altos níveis, para melhor atender o parceiro.

Informatização; passa a se a adoção pela empresa de mais uma competente ferramenta para a gestão e administração atuais.

2.“OS RECURSOS”.

Aqui faremos uma análise sobre a importância, responsabilidades e as atividades desempenhadas com a administração de materiais.

A importância dos recursos de uma empresa tem sido a preocupação dos gerentes,engenheiros, administradores e praticamente todas as pessoas direta ou indiretamente ligadas na prestação de serviços.

As empresas precisam e têm a sua disposição cinco tipos de recursos: materiais,patrimoniais, de capitais ou financeiros, humanos e tecnológicos.

Administração de materiais, por seu papel importante, deve ir além daexecutada em uma organização e ganha o papel primordial em nos negócios da empresa,entre eles se destacam empresas como mercados e oshipermercados, grandes empresasde varejo e atacado, como magazines. Estas são as empresas que compram pararevender, colocando em prática toda uma primíssimade administração de materiais,envolvendo estudos de remessa de provisões, lotes ideais decompra, estoque mínimo, estoque regulador, tempo de pedido, etc.

Veremos que na atualidade comente seria ter vários cursos de aprimoramento profissionalnesta área. Para serum profissional de logística valorizado, tem quepercebere entendendo tudo sobre todos os assuntos que dizes respeito à cadeia logística e,portanto, não podemos deixar deentender tudo a respeito sob a administração de materiais.

Na administração de materiaistemos uma responsabilidade em procurar medidas de seu desempenho. O Brasil está diante de um grande desafio, passar para um modelobaseado na inovação mesmo antes de termos dominado o modelo baseado na inovação mesmo antes de termos dominado o modelo baseado no custo, qualidade, flexibilidade e confiabilidade.

3.A Empresa.

Empresa: Alhos Bom Jesus

Ramo: Indústria de manipulação de condimentos em geral.

Recebimento - Sua estrutura organizacional da área de matérias se destaca quanto a aceitação das mercadorias, onde há um pré selecionamento, realizado por uma equipe de três funcionárias qualificadas, com treinamentos específicos, quanto a identificação dos produtos que estejam com aspecto ruim ou qualidade duvidosa fazendo assim o desprezo destes produtos ou até mesmo o não recebimento da carga completa.

Planejamento de Produção - Tendo em vista quanto a manipulação que se faz após o pré selecionamento do produto recebido, e que a empresa não pode trabalhar com estoque muito alto de matéria prima, pois, se trata em sua maioria de produtos perecíveis como salsinha, cebolinha, alho, pimenta e outros. Só agora vemos o quanto aempresa poderá determinar um planejamento de produção, devido a alternância de volume de mercadoria após o preceitodo recebimento e pré selecionamento onde existe uma diferença diária no volume de produtos a ser manipulado em sua linha de fabricação.

Processo de Compras – Tendo uma parceria com alguns fornecedores já cadastrados e uma linha de compras já determinada é necessário um controle rígido, pois grande parte de sua matéria prima depende de períodos de safra e clima, pois se determinado produtos estiver em seu período de colheita e o clima estiver favorável fica fácil conseguir bons preços, pois se a mesma produto estiver em seu período de safra pois o clima não estiver favorável para a colheita falta produto e os preços aumentam absurdamente não tendo como repassar sua totalidade de aumento em suas mercadorias.

Armazenagem – Uma vez tendo uma planilha de prévendas com perspectivas de volume acertado com clientes fixos e uma variável de volume de novos pedidos, a empresa tenta manter um volume de estoque baixo de produtos prontos para venda por se tratar de um género alimentício com data de fabricação e validade onde os parceiros não aceitam mercadorias produzidas já a algum tempo.

Movimentação de Mercadorias na empresa – Após passar pela linha de produção grande parte é encaixotada e levada diretamente para aos veículos de entrega direto para os clientes, mesmo assim, ainda existe uma certa estocagem de produtos prontos para atender a demanda de clientes que veem até a empresa buscar seus pedidos.

4.Proposta de melhorias.

Tendo em vista que a referida empresa trata-se de uma indústria de manipulação de produtos alimentícios onde há uma validade, vimos que, existem pendencias quanto a uma maior mecanização no aspecto que tange a linha de fabricação, que onde existe um leque entre o produto pronto e seu empacotamento, sendo necessário muitos funcionários para uma operação que seria facilmente agilizado com o emprego de mais equipamentos específicos. No que tange a aceitação da matéria prima. A falta deinvestimento em uma câmara fria (que comporte sua necessidade), pois com baixas temperaturas poderiam ser feitos pedidos maiores aos seus fornecedores, criando uma oportunidade de negociação maior, assim conseguiria a empresa um baixo preço em sua matéria prima, podendo aumentar a competividade de preço finas de seu produto, sendo de fato uma visão de lucro.

5.Conhecendo a metodologia MRP (MateralsRequirements Planning) e Just-in-Time/Kanban e sua influência na gestão de estoque.

Muito se discute com especialistas em administração de materiaisquanto a utilização do Just in Time ou JIT eMaterialsRequirements Planning ou MRP. Com o início daimplantação dos sistemas conheceremos um a um cada vez mais, existem inúmeras perguntas. Exemplo: Qual é o melhor sistema a ser utilizado para cada ramo de atividade?

Existe a necessidade de um estudo prévio e um ajuste na produção especifica em cada organização.

Poderíamos implantar os dois sistemas em conjunto, para tanto vamos conhecer melhor as principais características de cada um para então ver qual a real necessidade de implantação destes sistemas.

6.Particularidades do MRP.

• Empurrando o estoque por todo o procedimento exigido, detalhando um plano organizado com o tempo necessário, determinado para cada dos artigos.

• Utilizando uma linha produtiva o MRP provém de um programamestre como,sendo assim, veráatingido o programa de monitoramento e controle.

• MRP usa o pensamento na implantação do plano com destaque na preparação de um planejamentocom provisões de insumos, analisando a empresa de forma firme.

• As normas MRP exige uma completa organização, em sua linha de ferramentas, para comportar a uma rede tecnológica.

• Sistemas MRP exigem uma linha de fabricação determinada, exigindo que o lead times seja determinado para ajustar quando os produtos deverão estar na linha determinada.

• Sendo demorado que os apontamentos MRP, cada negociação existe uma renovação em sua planilha,necessariamente o ideal seria alterar semanalmente.

7.Particularidades do(JIT)Just-in-Time.

Características JIT

- Retiretécnicas de produção, velhas e ultrapassados.

- Reflita em aperfeiçoamento para fazer funcionar e não porque ele não deverá funcionar.

- Faça ações concretas, não busque desculpas.

- Não exija a perfeito, 50% já é muito bom no início.

- Ajustedepressa as falhas e aprenda com eles.

- Não gaste dinheiro em excessocom melhorias.

- A astúcia nasce nas adversidades.

- Se pergunte o “Por quê?” ao menos 05 vezes antesde encontrar a verdadeira causa.

- Sempre será mais perfeito o saber de dez pessoas do que o conhecimento de 01, (mais vale a pratica que a teoria).

Melhorias são ilimitadas:

• A demanda perante a necessidade da fabricação sempre será dada de acordo a pleito exigido.

• Alinha de produção em seus estágios é controlada com emprego de cartões coloridos, fichas e quadrados, estes que conectam toda linha de fabricação. Assim temos com êxito oque procuramos, um resultado de processo com eficácia e simplicidade.

• Decisões com planejamento e domínio serãocom tomadas de decisões relativamente descentralizadas e delegadas a níveis inferiores para cada setor, não é exigido um sistema tecnológico.

• O sistema JIT baseia-se em percentagens na fabricação.

Vimos apenas algumas particularidades, o JIT se sobressai e funcionando com eficácia no controle, mas vemos que com o para o programatende a ser é analisado, por alguns, um sistema ruim.

8.ANALISANDO OSSISTEMAS JIT E O MRP.

A realidade observada na empresa pesquisada, vejamos, que em relação aos dois sistemas, a empresa falta em organização que poderiam ser facilmente resolvidas com os sistemas pesquisados de forma simples, como por exemplo; o emprego de cartões, fichas e até mesmo caixotes.

Definidas a características da linha de produção da empresa, cada qual, o sistema poderá serimplantado de forma gradativa, podendo perceber o quando suas necessidades em utilizar os dois sistemas poderão ser implantadas em conjunto. O MRP em sua implantação sugere o fornecimento de produtos Just in time, quando o mercado exigir.

A exigência de implantação inicia-se com uma visão de futuro à quanto aidentificação da fabricação de um produto especifico, estocados e entregues no momento certo, este é uma linha de planejamento podendo desta forma enxergar o futuro, planejando sua produção atendendo a pedidos do mercado. A implantação do MRP calculando uma lista de insumos a ser distribuída em quantidade adequada a ser utiliza pelos setores de acordo com a necessidade da demanda. Deverá a empresa criar um sistema interligando os pedidos dos clientes à rede de matéria prima. A implantação do MRP poderá também lidar com necessidades planejadas de matéria prima, ambos os produtos fabricados eventualmente como para aqueles fabricados em grandes escalas.

Sendo a empresa de porte médio o método mais indicado pela equipe seria JIT, uma vez que não seria exigido uma alta variação, na produção propriamente dita, desempenhando-se na produção de produtos simples, as encomendas são relativamente programadas e a demanda de materiais são bem estipulados com antecedência. Vimos que, a desvantagem do JIT nos momentosos quais é menoreficaz que o MRP de atingirá o provimento Just in time,somente se dá ao caso de que o JIT simples é umjuízo relativo, ele rebate com problema a alterações nospleitos. Não é um sistema que prediz e adiantauma busca, o que se conforma uma limitação do sistema que pode afetar a produção podendo causar uma falta de material ou um aumento no estoque o que causaria prejuízo. O sistema que ajuda no início da flutuaçãode pedidos, seria menos capaz na demanda de alta complexidade. Mesmo assim, o sistemasimples sem complexidade é o ideal quanto umaamplaabundância de normas produtivas, não apenas aqueles com uma fabricaçãoconstante de muito volume. Vemos que deve se ao choqueintenso e direto que os inícios do JIT contêmcondição do “chão de fábrica”, de pouco menosjuntos os sistemas de produção. Tendo nos métodos simples do controle alavancado, ao lado com seu desígnio de aperfeiçoamento sucessivo, promovendoumamatéria que revolveduradouro um domínio na produção, ideal para empresa.

Assim vemos que, devido análise em ambos os sistemas, analisando seus benefícios e desvantagens, é claramente visível que os preceitos JIT e também o MRP podem ser implantados de forma sistemática, uma vez que eles são sistemas que podem ser utilizados em uma única organização, por isso, devemos pensar no entanto que há a obrigação de salientar quanto as regras existentes para que haja uma integração entre os sistemas, portanto a importância de lembrar de maneira aberta que existem críticas atuais quanto a eficácia destes sistemas, por uma possível não realização, em algumasocorrências de modo efetivanaquilo que propõem e que é esperado em ambos os sistemas.

9.EDI.

O EDI (Electronic Data Interchange), constituiuma troca na estruturada de elementospelo meio de umcircuito de dados qualquer. Segundo Turbanet al, o EDI pode ser definido como o movimento eletrônico de documentos standard de negócio entre, ou dentro, de empresas. O EDI usa umaforma de dados estruturado de acolher-se automática que permite que os dados sejam transtornados sem serem reintroduzidos. Com tudo, Turbanet al avaliam que o uso primário do EDI é transferir transações de negócio repetitivas tais como: encomendas, faturas, aprovações de crédito e notificações de envio. Isto constitui que o EDI hoje, inversamente ao que muitos acreditam, não insinua comunicação em tempo real.

O EDI é a sigla de Electronic Data Interchange, que em português significa Troca Eletrônica de Dados. É a troca de documentos via sistemas de teleinformática entre duas ou mais organizações de forma padronizada. Tem como um dos principais objetivos, ao substituir o fluxo de papéis entre elas, agilizar e reduzir os custos dos processos mercantis.

10.Centrais de compras.

O crescente nível de exigência em produtividade com baixos preços que as empresas são submetidas diariamente remete a busca de alternativas que extrapolam o universo fabril. A operação com centrais de compras é uma tendência viável para a aquisição de suprimentos com preços mais adequados e que refletirão em melhor competitividade para a empresa.

11.Leilão.

O leilão ou hasta é uma modalidade de venda, muito difundida em órgãos públicos e empresas privadas, do qual administradores e servidores necessitam solucionar de maneira simples e rápida a venda de bens.

A competitividade é um termo muito utilizado no meio acadêmico e empresarial, porem na pratica são necessárias estratégias constantes e inovadoras para atingir estas expectativas. A integração de sistemas, novas tecnologias, responsabilidade ambiental e outros são meios para se destacar e obter êxito no mercado, mas, o que é realmente relevante para se tornar competitivo é o baixo preço e supremacia em qualidade, técnicas como, EDI (Electronic Data Interchange )centrais de compras e leilões, têm por característica a integração das perspectivas de resultado entre as organizações deforma que os três métodos levam a troca de experiência, compartilhamento de documentos padrões, encontros com objetivo de comprar materiais( suprimentos ) a baixo custo, e como no caso dos leiloes para vender com rapidez.

Existem vantagens ao aderir esses meios, como, maximizar o conhecimento da empresa, observando suas técnicas, colher dados para as tendências do mercado além de estar promovendo o próprio marketing.

Como desvantagens poderíamos descrever a vulnerabilidade de informações das empresas mediante o compartilhamento de dados, limitar o leque de fornecedores, nos leiloes sempre correrá o risco de não atingir as metas estabelecidas para o valor máximo dos produtos.

As dificuldades referentes a implementação desses métodos de aquisição de insumos são, a falta de informação pouco investimento em marketing e principalmente a questão cultural já que as empresas estão habituadas a efetuar suas compras de forma convencional.

12.Analise do grupo.

Podemos observar que a atividade de compra sempre evolui para um contexto que as necessidades que o mercado exige comnovas perspectivas, facilidade de informações, competitividade por meio de baixos preços e principalmente o que deve ser da natureza de qualquer empreendedor qualidade de serviços e produtos são as vantagens que buscamos.

13.Os aparelhamentos fundamentais de armazenagem.

Nos armazéns são necessários alguns equipamentos para melhorar e facilitar a arrumação deaditivos além sua circulação, seria necessário advertir que têm fatores decisivos para acondicionar as mercadorias. São eles:

- Obrigação de compensação de diferentes competências das etapas de fabricação.

- Garantia da sequência da fabricação.

- Abaixamento dos gastos com pessoal.

- Abaixamento das avarias de materiais.

- Avanço nas organizações em armazenagem.

- Avanço nas condições de garantia de intervenção do depósito.

A programação na circulação de mercadorias é a emprego primordial das maquinas de armazenagem, com tudo, algumas vantagens que serãoadquiridas:

- Diminuição de custo homem/hora.

- Minimizar custos de conservação de inventário, bem como melhor domínio do mesmo.

- Agilidade noarmazenamento e movimentação dos aditivos.

- Racionalização do ambiente de armazenagem,melhorandoo bom emprego vertical da área de estocagem.

- Redução das intervenções de circulação.

- Diminuição de acidentes pessoais.

- Diminuição de estragosnos produtos.

- Maioraplicação dos equipamentos de circulação;

- Padronização da área de estocagem.

Vejamos abaixo ilustrações com alguns desses equipamentos:

PALLETS

Pallet de madeira

Pallet de plástico

Pallet de alumínio

CONTENTORES

ESTANTERIAS

PONTES-ROLANTES

RACK DE ARMAZENAMENTO

GAIOLA DE ARMAZENAMENTO

PRATELEIRAS

EMPILHADEIRAS

BAG

SILO

SACARIA

CONTAINER

Container convencional

Container refrigerado

14.Análise de equipamentos observados na visita realizada à empresa e plano de Administração de Materiais.

No momento da visita na empresa referida, fora constatado que se trata de uma organização que apesar de seu grande volume de produtos e faturamento, seu administrador prevarica quanto a certas modificaçõestanto no aspecto legal, estrutural e de movimentação de produtos. Porém com um grande volume de vendas e custo/homem baixo, vemos uma organização com alto volume lucrativo.

A administração de equipamentos que é feito por seu gerente que tem a utilizado principalmente pallets de madeira, que aos poucos vem sendo substituídos por pallets de plástico, vemos algumas esteiras rolantes obsoletas em desuso, que foram recentemente substituídas por modernas esteiras mecanizadas, e todo seu processo de produção é mecanizada com alta tecnologia, onde o proprietário e seu líder de equipe (gerente deprodução), acompanhando as tendências de mercado em feiras e eventos principalmente em São Paulo, que ano após anos a empresa sempre tem voltado com algum equipamento, sempre investindo de maneira coerente sem extravagancia e qualificando seu pessoal, repassando pessoalmente aquilo que eles tem aprendido nesses eventos. Existe a necessidade de compra imediata de uma empilhadeira, mas esta somente poderá ser adquirida no próximo ano, conta o proprietário, pois se trata se um investimento altíssimo, que a empresa prefere terceirizar provisoriamente, assim como parte do transporte que hoje a empresa não consegue atender a demanda de busca e envio de produtos, achando viável a terceirização da maior parte de transporte, tendo uma visão de futuro para aquisição de mais equipamentos pesados para os próximos anos.

Uma avaliação considerável na melhoria de movimentação e armazenagem de material seria um container refrigerado, que por sua própria característica, poderia haver inúmeras serventias tanto para captação de matéria prima, estocagem na própria empresa e transporte de seuproduto final para seus clientes.

Seu deposito requer uma grande reestruturação para a melhoria tanto no que tange o recebimento de insumos, movimentação de mercadorias, estocagem e saída do produto final, este por sua vez que deveria ser retirado da linha de produção, empacotado e seguir diretamente para a área de transporte dentro dos veículos de entrega direto para os clientes, evitando-se assim, um volume desnecessário de produto final no depósito que hoje ainda faz um grande volume, ocupando parte do deposito, que poderia ser melhor aproveitada e também não correria risco de um possível volume morto nesta área que pode vir ser causa de uma percas e prejuízos para empresa.

Não há como uma empresa funcionar sem a existência de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais, por isso a importância da administração de materiais, pois sem uma administração eficiente da empresa, mesmo tendo todos recursos seu funcionamento não trará uma receita positiva para não só manter a empresa, mas tem que haver recursos financeiros para investimentos em novas tecnologias, qualificação pessoal, estruturação física adequada com a real necessidade da organização com um todo.

Na verdade esta visão de futuro aliada comAdministração de Recursos Materiais engloba um conjunto de intervenções que tem início na identificação das reais necessidades da empresa, tais como, na compra de bens e/ou serviço, em seu recebimento, transporte interno e externo mais seu acondicionamento (armazenagem), em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto final e finalmente, em sua entrega ao consumidor final.

15. Referências bibliográficas.

MARTINS, Petrônio Garcia; CAMPOS, Paulo Renato. Administração de Materiais e

Recursos Patrimoniais. – 3 ed. -- São Paulo: Saraiva, 2011. (PLT-222)

http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_7mod/logistica_e_distribuicao/pdf/aula06.pdf

DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. SãoPa

SLACK, Nigel, CHAMBERS,Stuart, JOHNSTON, Robert - Administração da Produção: ATLAS, 2ª edição 2002

http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:oz80_YWuTgYJ:www.grima.ufsc.br/sim/transparencias/TranspSIM_v2_Parte5_MRPxJIT.pdf+jit+x+mrp&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShzNo7K0HUjj5RoFNUCNsCyY5T77-aWJL1ktzGa6NwXiWArsZ3WOI72GxsXFmRumhbnBZjURd9fXe4liztNRet31dMIK42mA9UWd5WsPbynLVrCJm_C5F80YGdFQAT3Wi7uF7ox&sig=AHIEtbRZe7TVMX_qj1yBQ3VM9sDQYwHTFA Acessado em 11 Abr 2010ulo: Atlas, 2012. (PLT – 360)

profviolin.files.wordpress.com/2010/08/atividade-01-conceito.doc

...

Baixar como  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »