TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Materias De Construção

Trabalho Escolar: Atps Materias De Construção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 5

Anhanguera Taubaté

ATPS MATERIAS DE CONSTRUÇÃO

ETAPA 1

Passo 1 (Aluno)

1. Pesquisar em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet as principais características dos materiais que apresentam as classificações básicas que são os metais, cerâmicas, polímeros e compósitos.

Metais:

• Condutibilidade: de eletricidade, calor, vibrações.

• Ductibilidade: a capacidade de se transformar em fios.

• Maleabilidade: possibilidade de deformar-se, sem que se quebre ou trinque, até o ponto de uma fina lâmina.

• Elasticidade: característica apresentada por alguns metais que faz com que, depois de serem pressionados por uma força, voltem à sua forma de origem.

• Tenacidade: http://joymii resistência à tração.

A natureza pode nos oferecer cerca de 70 metais puros.

Unidos a outros elementos formam os compostos. Os mais comuns são os óxidos.

Quando dois ou mais metais são fundidos juntos temos uma liga.

• O aço é uma liga de ferro + carbono.

• O latão é uma liga de cobre + zinco.

• O bronze é uma liga de estanho + cobre.

O objetivo ao se preparar uma liga é obter um composto com características mais eficientes do que os elementos que lhe deram origem.

Polímeros: Uma das principais e mais importantes características dos polímeros são as mecânicas. Segundo ela os polímeros podem ser divididos em termoplásticos, termoendurecíveis (termofixos) e elastômeros(borrachas).

Termoplásticos

Termoplástico é um dos tipos de plásticos mais encontrados no mercado. Pode ser fundido diversas vezes, alguns podem até dissolver-se em vários solventes. Logo, sua reciclagem é possível, característica bastante desejável atualmente.

Termorrígidos (Termofixos "Baquelite")

São rígidos e frágeis, sendo muito estáveis a variações de temperatura. Uma vez prontos, não mais se fundem. O aquecimento do polímero acabado promove decomposição do material antes de sua fusão, tornando sua reciclagem complicada.

Elastômeros (Borrachas)

Classe intermediária entre os termoplásticos e os termorrígidos: não são fusíveis, mas apresentam alta elasticidade, não sendo rígidos como os termofixos. Reciclagem complicada pela incapacidade defusão.

cerâmica: Os materiais usados na produção das cerâmicas Os materiais usados na produção das cerâmicas são abundantes e mais baratos.A ligação atômica em cerâmicas é do tipo mista: estando presentes a covalente e a iônica.Maior resistência ao calor que metais e polímeros, alta capacidade calorífica;

Compósitos: Materiais compósitos são aqueles que possuem pelo menos dois componentes ou duas fases, com propriedades físicas e químicas nitidamente distintas, em sua composição. Separadamente os constituintes do compósito mantém suas características, porém quando misturados eles formam um composto com propriedades impossíveis de se obter com apenas um deles

2. Completar a tabela 1 apresentada a seguir de acordo com os estudos realizados no passo 1 sobre as noções básicas de materiais metálicos.

Estrutura

Cristalina Átomo por Célula unitária Parâmetro de Rede Fator de empacotamento Exemplo de Metais

Cúbica Simples 1 2 R 0,52 Não há exemplos de metais puros, fator de empacotamento muito baixo.

Cúbica de Corpo Centrado 2 4R /(3)^1/2 0,68 Fe (acima de 912º C) Al, Cu, Pb, Ni, Ag, Au, Pd e Pt.

Cúbica de Face Centrada 4 4R/ (3)^1/2 0,74 Fe (até 912º C), Li, Na, Cr, Mo, W, V, Ta e Nb.

Passo 2 (Equipe)

1. Definir em equipe, de acordo com o estudo feito no passo 1, qual será o material metálico utilizado no vasilhame que o grupo desenvolverá e apresentar as características desse material.

Será usado o alumínio, O alumínio é um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumínio não é tóxico como metal, não-magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito. O alumínio puro possui tensão de cerca de 19 megapascais (MPa) e 400 MPa se inserido dentro de uma liga. Sua densidade é aproximadamente de um terço do aço ou cobre. É muito maleável, muito dúctil, apto para a mecanização e fundição, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido. É o segundo metal mais maleável, sendo o primeiro o ouro, e o sexto mais dúctil. Por ser um bom condutor de calor, é muito utilizado em panelas de cozinha.

2. Justificar a escolha do material do vasilhame, relacionando com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com