TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Logistica Adm De Materias

Artigo: Atps Logistica Adm De Materias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  2.333 Palavras (10 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 1

Passo 1

Conceito de Administração de Materiais.

O objetivo de uma empresa é maximizar o retorno sobre o capital investido, atingindo o máximo retorno, e que não permaneça inativo. Os estoques em si não geram retorno, e nem o aumento do mesmo vai provocar aumento de vendas e lucro. O investimento no estoque deve funcionar como lubrificantes necessário para a produção e o bom atendimento de vendas, em que deve ser otimizado aumentando a eficiência no planejamento e mais controle, uma vez que os produtos acabados e matéria prima não podem ser analisados independentemente, sempre terá influência sobre os demais.

Com a globalização dos mercados, tendência com o preço de venda, qualidade, segurança, agilidade e etc., em que a competitividade estará em colocar o produto certo, no local certo, com menor preço, com qualidade e segurança para o cliente final, sendo uma cadeia integrada em que os custos não inviabilizam os negócios da empresa.

O sistema logístico integrado começa nos planejamento das necessidades de materiais e termina com a colocação dos produtos acabados ao cliente, desenvolvendo a venda e disposição de recursos financeiros, preocupando com o “quando” repor os estoques, do que “quanto” comprar, e possuir a quantidade certa no tempo certo, tendo velocidade de informação e controle rígido na reposição de estoques. O sistema de produção deve a integração desde a previsão de vendas, planejamento mestre, até a produção dos produtos acabados, alocado na maior parte dos recursos da empresa.

A organização do sistema de administração de materiais é dividida nas áreas de concentração: Controle de estoques, compras, almoxarifado, planejamento e controle de produção, importação, transporte e distribuição. No controle de estoque é necessário para a o processo de produção e vendas da empresa, e os matérias em estoque pode ser em matéria – prima, ou produtos em fabricação ou produtos acabados, em que o controle de estoque acompanha e controla o nível de estoque e o investimento financeiro envolvido. Na área de compras tem a responsabilidade de assegurar as matérias primas, embalagem e peças exigidas na quantidade certa, período desejável e especificações corretas com menor preço.

A função da administração de estoque é maximizar o efeito lubrificante do feedback de vendas e ajuste no planejamento da produção. O conflito existente é no departamento financeiro em que ao realizar a compra de matéria prima e se ter um alto estoque é juros perdidos e mais custos como armazenagem, na produção não há riscos de perdas e obsolescência e aumento de custos de armazenagem, nas vendas o estoque alto pode ter entregas rápidas, boa imagem e melhora de vendas. A administração dos estoques deve conciliar os objetivos, suprindo todas as necessidades reais e efetivas, as atividades a serem integradas e controladas em um sistema com quantidade e valor.

A deficiência do controle de estoque pode ter os sintomas como elevação do número de pedido cancelados, variação excessiva de quantidade a serem produzida, falta de espaço para armazenamento, baixa rotação de estoques, muitos produtos obsoletos e dentre outros problemas que afetam toda a empresa.

Ao total deve se ter a política de estoque, para gerir a correta implantação, avaliando o custo de reposição encontrado em situações em que o lucro sobre as vendas não supera a reposição de estoque. A administração deverá estabelecer padrões que sirvam de programadores e controladores para medir a desempenho do departamento dentre as: nas metas no tempo de entrega ao cliente, lista de materiais a ser estocado, nível que deverá flutuar os estoques para atender as demandas altas e baixas, alteração de consumo, limites na especulação com estoque de compra antecipada com preço baixo, ou quantidades maiores para obter desconto, e rotatividade dos estoques. A relação ente o capital investido e previsão de consumo, em que através de cálculos se extrai o retorno de capital que deverá ser alto, aumentando a relação de lucros/ vendas e giro de capital. Os estoques fazem parte do ativo, circulante que compõe os ativos da empresa, se reduzir os estoques, reduz o capital ativo total da empresa tendo menos capital investido, aumentando o giro de capital, e redução de investimento no estoque, podendo ser investido na promoção e vendas.

O princípio de controle de estoque desenvolve várias funções como o que deve permanecer nos estoques, qual a quantidade de compra no departamento de compra para aquisição de estoque, receber, inspecionar e armazenar os materiais de acordo com as necessidades, manter inventários periódicos, identificar e retirar os itens obsoletos, identificar o nível de estoque que deve ser mantido para atender a necessidade, e a relação entre o nível de estoque e o capital necessário envolvido.

A matéria prima, produtos em processo e produtos acabados, deve estar sempre no fluxo do controle, em que quando chegar a faze final não corra o risco de obsoleto, interagindo com o nível de estoque suportado, entrando também os materiais auxiliares de produção, em que não pode ocorrer o risco da parada de produção.

A gestão de estoque é gerência dos recursos ociosos, destinados a suprir a necessidade futura de material, e investimento em maquinários e equipamentos para melhor produção e consequentemente mais venda, sendo os fatores de capital investido, disponibilidade de matéria prima, armazenagem e demanda variada. Tendo a previsão baseada no ponto de partida de todo planejamento sendo compatível com o custo de obtenção, em que a demanda é classifica em quantitativa e qualitativa. A técnica de previsão de consumo se classifica na projeção na projeção, explicação e predileção, tendo vários modelos de consumo sujeito à tendência, a sazonalidade e etc., podendo apurar o consumo após a entrada do pedido e de métodos estatísticos. O princípio básico do controle de estoque é quando fizer o que fazer ordem de compra, armazenagem, e inventário periódico, os principais tipos de estoques são de matéria prima, produto em processo, produtos acabados, peças em manutenção. O estoque de segurança deriva da incerteza de prazos, variação na demanda e etc. O giro de estoque, cobertura de estoque, classificação abc, lote econômico de compras são métodos através de cálculos usados para controlar todo o processo. O MRP (Material Replacement Planning) em que utiliza o programa mestre e lista de materiais, registro de estoque, relatórios de saída, tendo como vantagem identificação dos problemas do processo, tipos de produção e etc., tendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com