TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fundamentos Filosóficos Da Educação

Ensaios: Atps Fundamentos Filosóficos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  2.382 Palavras (10 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Fundamentos Filosóficos da Educação

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Filosóficos da Educação”, sob orientação do professor-tutor à distância Simone Hypólito Pi

Reflexão sobre os aspectos que abrangem a Filosofia como ciência.

A filosofia é o poder de criar, imaginar, inovar, buscar extremos, ela avança em todos os contextos históricos; é a base da sociedade humana, é a arma fundamental do cérebro, sendo homem o principal objeto da filosofia.

Ignorada a sua importância, a filosofia sofre o preconceito quanto a sua utilidade e seu objetivo, sendo marginalizada, pois não sendo uma ciência de extasiou técnicas, ela é desprezada, sua intenção é estimular a consciência, o pensamento e alimentar sempre uma posição questionadora do homem, que não é de interesse da classe dominante da sociedade, que poderá ser perigosa ter a essência de ter a verdade amostra.

A filosofia traz ao homem o desejo do conhecimento de si próprio, faz refletir sobre a sua posição no universo, sempre buscando a verdade e almejando uma utopia está disponível para todos, mas poucos usufruem como é definido entre o sábio e as massas.

Se o homem começa a pensar filosoficamente, teria que mudar a sua vida radicalmente, pois seus conceitos mudariam, entretanto o medo do novo, do desconhecido e o comodismo da vida, acostumados aos problemas sociais e econômicos do dia a dia, não fazem buscar a filosofia, vivendo assim numa ante filosofia.

Entretanto, a ante filosofia também é um tipo de filosofia, se o homem em busca da sua verdade também adota a filosofia, passará a interrogar sempre sobre tudo em seu universo, prevendo assim tendências neste mesmo universo, criando uma fusão entre a verdade atual e a revelação de seu futuro.

É conveniente para o homem moderno afastar-se da filosofia, pois, em meio de uma falsa democracia a qual vivemos, além de corrupta, tem seu domínio na mão de poucos que determinam a linha da vida política, econômica e social de muitos, objetivando só e exclusivamente o poder, ficando cegos para o que realmente acontece em seu meio.

A filosofia para as crianças está envolto a uma série de problemas que vão desde entender uma simples disciplina ou outra, tanto que se faz um trabalho criterioso durante a infância cuja finalidade é estimular desde cedo as habilidades cognitivas e de argumentação dos alunos. As questões filosóficas estão presentes no cotidiano das pessoas desde cedo, em frequentes perguntas simples que as crianças fazem, envolvendo a própria capacidade de expressar seus pensamentos, sentimentos, opiniões, valores e atitudes que estimulam o educando a participar ativamente das relações sociais, buscando evidenciara importância da vida.

Para que isso ocorra, o professor precisa utilizar a filosofia como eixo de trabalho em suas aulas, num plano pedagógico escolar, mediante análise de questões sociais como violência, discriminação, ética e valores. Faz-se necessário, construir atividades filosófico-pedagógicas de forma criativa e diferentes, através de jogos, dinâmicas, desafios e trabalhos em grupo que gerem motivação, para novas investidas.

A filosofia colabora com o processo dialogal entre professor e aluno, que gera mudanças de comportamento que contribuem para a elevação de autoestima e até perda de ações agressivas, levando a comunidade escolar a refletir sobre o respeito à individualidade dos outros. A tendência é que a criança torne-se mais criticam criativas e sensíveis ao contexto em que vivem. A filosofia para a criança serve também para prepara-los educando ao exercício da cidadania, visão global no qual se reforça a importância de respeitar os outros, respeitar regras previamente estabelecidas necessárias para avida na comunidade.

O problema de se introduzir a filosofia em escolas de rede publica de ensino, especialmente no ensino fundamental, deve-se ao fato da mesma ser tida como desnecessária, na medida em que não é obrigatória, esbarrando em problemas burocráticos, estruturais, sem dar abertura a professores, sem mesmo identificar a importância desse estudo para a formação dos alunos e a construção da cidadania.

Reflexão sobre o contexto da Educação no século XXI, considerando, para tanto, as desigualdades de uma sociedade.

A precariedade em nosso Sistema de Ensino, infelizmente não é novidade, ao vermos a reportagem exibida pelo Jornal Hoje da TV Globo, temos ideia do que se passa em nosso país. Nas regiões Norte e Nordeste o descaso à educação é ainda mais visível, a má infraestrutura dos recintos escolares chega a nos impressionar, onde alunos que querem estudar são obrigados a enfrentar situações calamitosas, escolas providenciadas em garagens, crianças e adolescentes sem a mínima condição para estudarem, nem carteiras há em determinados locais, isso nos mostra a má distribuição monetária em nosso país, enquanto muitos não têm o que chamamos de básicas condições para o estudo, outros convivem em um ambiente escolar, onde a tecnologia de ponta é utilizada o tempo todo, não somente pelos educadores, mas principalmente pelos educandos.

Sabemos que a nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional propõe uma prática educacional adequada à realidade do mundo, ao mercado de trabalho e a integração do conhecimento. Podemos entender então, que a utilização efetiva das tecnologias da informação e comunicação na escola é uma condição essencial para inserção mais completa do cidadão nesta sociedade de base tecnológica.

Mas o importante é diminuir a enorme distância que há entre as qualidades do ensino. O governo deve elaborar meios de levar essas tecnologias até os alunos que delas ainda não dispõem e também capacitar os educadores, para desenvolverem uma proposta pedagógica eficiente fazendo uso das mesmas, pois tão importante quanto à riqueza e o encanto dos recursos oferecidos, é a elaboração de um planejamento específico para a utilização dos recursos computacionais e formação adequada para a produção de resultados. Por mais rico em animações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com