TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão De Pessoas Passo 1 Ao 4

Trabalho Universitário: Atps Gestão De Pessoas Passo 1 Ao 4. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  5.040 Palavras (21 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 21

Atps gestão de pessoas .

INTRODUÇÃO Antigamente as organizações estavam focadas na indústria hoje em dia as pessoas constituem o mais importante ativo das organizações. O contexto da Gestão de Pessoas é representado pela intima interdependência das organizações e das pessoas, é representado por pessoas e organizações, se de um lado temos as organizações que precisam das pessoas pra alcançar resultados, do outro temos as pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos da junção temos a moderna Gestão de pessoas. Temos que observar, no entanto que isso depende de varias questões, tais como, a cultura da organização, o ramo de atividade, e tantos outros. Na atualidade, todos os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribuirá com seu recurso. Os empregados podem ser vistos como parte produtiva. Em algumas organizações as pessoas são vistas como geradores de conhecimento e parceiros. As pessoas passaram a ser vistas como seres humanos com um histórico, não mais apenas como força geradora de lucros, são vistas mais como partes inteligentes para gerir conhecimentos, incentivadas a se dedicarem, a terem responsabilidade e comprometimento, com as organizações, saem da inércia para fazerem parte da reciprocidade, onde todos ganham. A ARH deve contribuir para eficácia das organizações, conhecendo seu ramo de negócio, para ajudá-la a cumprir suas metas, proporcionando competitividade à organização, valorizando as habilidades de seus colaboradores, incentivando-os as terem compromisso e respeito com a organização, e também de forma contrária, dando a seus colaboradores em troca, visto que essa parceria funciona com trocas, as pessoas precisam devem perceber que estão sendo valorizadas. As mudanças não devem ser impostas, mais trabalhadas, levando-se em consideração, o mercado, o produto, o ambiente da organização, e o comprometimento de todos dentro da mesma. Cabe ao RH promover práticas de gestão que estimulem a motivação e fortaleçam o comprometimento dos colaboradores com as metas.

1. A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS O processo de Gestão de Pessoas consiste em várias atividades, tais como: Descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc. A ARH refere-se às políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. Basicamente: Agregar pessoas, ou seja, inseri-las no processo. Aplicar pessoas – orientar e acompanhar as pessoas, avaliando seu desempenho. Recompensar as pessoas - Salários, prêmios, benefícios e serviços sociais; Desenvolver pessoas – Treinamentos Manter pessoas – dar suporte para que as pessoas se sintam bem dentro da organização Monitorar pessoas – acompanhar e controlar as atividades das pessoas.

1.1 - Aspectos fundamentais na Moderna Gestão de Pessoas.

Podemos destacar três aspectos fundamentais na Moderna Gestão de Pessoas: 1º – As pessoas como seres humanos Dotadas de personalidade própria; Profundamente diferentes entre si; Possuindo uma história particular e diferenciada; Com conhecimentos, habilidades, destrezas e capacidades indispensáveis.

2º – As pessoas como articuladores inteligentes de recursos organizacionais

Elementos impulsionadores da organização; Capazes de dotá-la de inteligência e talento; Capaz de adquirir conhecimentos indispensáveis à sua renovação e competitividade; Como fonte de impulso que dinamiza a organização e não como agentes passivos, inertes e estáticos.

3º – As pessoas como parceiras da organização

Capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso, fazendo investimentos na organização, tendo comprometimento e responsabilidade;

Conferindo um caráter de reciprocidade entre o funcionário e a organização; Colaboradores agrupados em equipes; Metas negociadas e compartilhadas, preocupação com resultados; Atendimento e satisfação do cliente; Interdependência entre equipes, participação e comprometimento; Ênfase no conhecimento, Inteligência e talento.

Dentro de uma abordagem geral, tentaremos destacar dois pontos para reflexão, enfatizando não apenas os prós e os contras, pois estes dependerão da competência de como serão essas mudanças, mas, principalmente, a real necessidade dessas inovações que são propostas no modelo da Moderna Gestão de Pessoas, que permite valorizar o ser humano dentro da sua verdadeira essência. Sabemos que as organizações possuem características diferentes, uma cultura própria, onde estabelecem sua missão, valores, objetivos e metas. Nas organizações mais modernas já se sabe que, para sobreviver no mercado globalizado, é preciso se preparar para adequarem-se aos processos de transformação que possam gerar diferenciação competitiva em relação à concorrência e atratividade constante em relação aos clientes. As pessoas, nesse contexto, estão tendo que aprender rapidamente e optar em aceitar a transformação e os desafios impostos, diariamente, por essa nova situação. Por decorrência lógica, as pessoas começaram a questionar os valores que norteavam suas relações com a empresa e dentro da empresa, seja ela pública ou privada. Gestores de sistemas tradicionais de Recursos Humanos, que não se prepararem para uma mudança eficaz da Moderna Gestão de Pessoas, estarão fadados a encontrar resistências por parte de seus colaboradores, criando, assim, um clima organizacional indesejável, tanto para o desenvolvimento de pessoas como para o crescimento da empresa. Diante dessa nova realidade, os modelos tradicionais de gestão de pessoas baseados apenas na obediência, fidelidade e garantia de emprego se mostraram insatisfatórios. A moderna gestão de pessoas parte do princípio de que os interesses entre as organizações e colaboradores são diferentes, mas não antagônicos. Eles podem e devem se complementar gerando uma relação mais consciente e produtiva entre pessoas e 6 empresas. Uma clara relação de troca em que o resultado alcançado pelas pessoas em benefício da empresa, deve traduzir-se em oportunidades que a empresa lhes oferece. Nesse modelo de gestão, o comprometimento das pessoas está intimamente ligado ao grau de entendimento dos resultados desejados para a empresa, do papel que se espera dela na consecução desses objetivos e do quanto retornará para ela em oportunidades financeiras, sociais e psicológicas caso esses objetivos sejam alcançados. O mecanismo de construção dessa nova relação exige que a empresa seja bastante explicita na divulgação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com