TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Investimento

Monografias: Atps Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Investimento é um termo da economia, que tem muita importância para as organizações. Significa utilizar recursos disponíveis tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Esta aplicação supõe uma escolha que resigna um benefício imediato por um futuro e, em geral, improvável.

Os investimentos se dividem basicamente em três categorias:

A. Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelo governo e entidades públicas, que em geral não têm por objetivo lucro, mas sim retorno social.

B. Investimentos privados: são recursos disponibilizados por empresas privadas (jurídica) ou físicas de direito privado. Possuem interesse em retorno monetário aos seus investidores.

C. Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelo governo ou entidades públicas, e outra por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Objetivo misto, gerar bem estar para sociedade e retorno monetário aos seus investidores.

O investimento tem uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações e sociedade.

A economia de um país só pode crescer com fluxo continuo de investimentos. A lógica dessa afirmação é que, para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fabricas, empresas, fazendas e das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto PIB. Uma vez que as unidades produtivas têm capacidade de produção limitada, ou seja, não podem produzir mais do que a capacidade de suas maquinas e instalações, para aumentar o PIB a longo prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível por via de investimentos.

Além de possíveis investimentos na própria empresa, quando se tem caixa sobrando podem-se aplicar esses recursos no mercado financeiro e, assim, receber juros pela aplicação.

As empresas que geram muito caixa têm uma grande preocupação com essas aplicações, uma vez que, dadas as altas taxas de juros no Brasil, podem significar uma considerável fonte receita para a empresa.

As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:

- CDB

- Caderneta de poupança

- Debêntures

- Ações de empresas

- Fundos de investimento

- Títulos Públicos

1. CDB: O CDB - Certificado de Depósito Bancário - é um título de renda fixa , com rentabilidade pré ou pós fixada. Os juros cobrados nesse "empréstimo" serão o rendimento do investidor.

2. Fundo de Investimento: Um fundo de investimento é um condomínio que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas) com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aquisição de uma carteira formada por vários tipos de investimentos (conhecidos como ativos).

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com