TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Pet Galmuor

Pesquisas Acadêmicas: Atps Pet Galmuor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 3

Formação dos Grupos

Grupo: dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, se reúnem para um determinado objetivo.

Grupo Formal: É definido pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais.

Grupo Informal: Não tem estrutura formal para a empresa. São formados naturalmente no ambiente de trabalho através do contato social.

Classificação de Grupos: Grupos de comando, tarefas, interesse e amizade. Os grupos de comando e tarefas são ditados pela organização, grupo formal, os grupos de interesses e amizade são alianças informais.

As principais razões para que as pessoas se reúnem em grupo são:

Segurança – em grupo se sente mais forte e mais resistente às ameaças

Status – a inclusão em um grupo importante proporciona reconhecimento e status para seus membros.

Autoestima – faz com que seus membros se sintam valorizados por si mesmo.

Associação – satisfazer necessidades sociais.

Poder – o que não pode ser obtido sozinho geralmente torna-se possível através da ação global.

Alcance de Metas – há ocasiões em que é preciso mais de uma pessoa, diferentes talentos, conhecimento ou poderes para que uma meta seja atingida (grupo formal).

2.1 Os funcionários dentro de uma empresa se agrupam de modo formal, determinado pela organização às pessoas se reúnem para fazer determinada tarefa.

2.2 Os agrupamentos formais são estipulados pela própria empresa, reunindo um grupo de pessoas que se tornam responsaveis por uma determinada área ou trabalho. Já os agrupamentos informais são formados através de interesses pessoais e afinidades com os colegas de serviços, formando grupos pessoais sem a intervenção da empresa.

2.3 Os conflitos mais comuns surgiram da falta de comprometimento com as normas, determinada pela empresa, dentro da organização, um exemplo é quando pegam um produto, para banho, e não os registram. Outro fato causador de desentendimento ocorre quando Alba culpa João pela má administração e João reclama da falta de interesse de Alba pela parte que ele é responsável.

Alba e João formam um grupo de tarefas, porque eles se reúnem para resolver e administrar o empreendimento; Rui e João formam um grupo de comando, porque é o Rui que transmite as informações que ocorre no dia a dia; Rui, Leila e Elaine, formam um grupo de comando, por que elas devem satisfação ao Rui que é o gerente responsável pelas vendas; Leila e Elaine formam um grupo de tarefas, se reúnem para executar uma determinada função estipulada pela empresa; Alba, Anita, Léa e Eder, formam um grupo de comando, pois eles devem satisfação a Alba por cada acontecimento, já que a mesma é responsável pela parte de banho e tosa; Anita, Léa e Eder, formam um grupo de tarefas, exercendo a função determinada pela empresa.

Tabela de Grupos Formais.

Identificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com