TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Quimica

Artigo: Atps Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  5.196 Palavras (21 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 21

ATPS

_ Etapa 01:

O elemento químico oxigênio (símbolo O) é abundante na atmosfera terrestre sob a forma de moléculas, isto é, atamos combinados dois a dois formam o que denominamos molécula de oxigênio (formula 02). Em altitudes maiores da atmosfera, os atamos de oxigênio também se combinam três a três, formando moléculas de ozônio (formula O3). Quando nos referimos á substancias simples oxigênio ou simplesmente substancia oxigênio, estamos mencionando o material importante para os seres vivos cuja formula é O2.

A substancia ozônio (O3) também tem importante papel para os seres vivos, pois funciona como uma barreira que impede a incidência de raios ultravioletas sobre a superfície da Terra e, por conseqüência, sobre os seres vivos. - Oxigênio - 20,95 %

- Ozônio - 0,000004 %

Ainda no que se refere ás duas substancia simples oxigênio e ozônio, é interessante observar que ambas são formadas pelo mesmo elemento, porem, distintas em relação ás suas propriedades. Esse fenômeno é denominado alotropia e as substancias são as formas alotrópicas. Portanto, alotropia é a propriedade relativa a alguns elementos que possuem a qualidade de formar diversas substâncias simples.

Pensando nessa direção, a substância oxigênio (O2) e a substancia ozônio (O3) são alótropos cuja diferença estrutural é a quantidade de atamos que constitui cada uma das diferentes moléculas. Outro exemplo interessante é representado pelas variedades do elemento químico carbono, que aparece na natureza sob diversas formas alotrópicas tais como carbono grafita (Cn), carbono diamante (Cn) e os diversos fulerenos, cujas moléculas são fechadas. O exemplo típico dessa família de substância é o C60.

Separação de gases q compõe a atmosfera:

As misturas podem ser separadas usando os seguintes métodos:

a) Liquefação fracionada: a mistura de gases passa por um processo de liquefação e, posteriormente, pela destilação fracionada.

Obs.: Uma aplicação desse processo consiste na separação dos componentes do ar atmosférico: N2 e O2. Após a liquefação do ar, a mistura líquida é destilada e o primeiro componente a ser obtido é o N2, pois apresenta menor PE (-195,8 ° C); posteriormente, obtém-se o O2, que possui maior PE (-183 ° C).

b) Adsorção: Consiste na retenção superficial de gases. Algumas substâncias, tais como o carvão ativo, têm a propriedade de reter, na sua superfície, substâncias no estado gasoso. Uma das principais aplicações da adsorção são as máscaras contra gases venenosos.

• O processo de Haber (também conhecido como Processo Haber-Bosch) é uma reação entre nitrogênio e hidrogénio para produzir amoníaco.

Esta reação é catalisada com o ferro, sob as condições de 250 atmosferas de pressão e uma temperatura de 450 °C.:

N2(g) + 3H2(g) ←→ 2NH3(g) + energia

O processo foi desenvolvido por Fritz Haber e Carl Bosch em 1909 e patenteado em 1910. Foi usada pela primeira vez, à escala industrial, na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial. Para a produção de munição os alemães dependiam do nitrato de sódio importado do Chile, que era insuficiente e incerto. Por isso passaram a utilizar prontamente o processo de Haber para a produção de amoníaco. A amônia (amoníaco) produzida era oxidada para a produção do ácido nítrico pelo processo Ostwald e este utilizado para a produção de explosivos de azoto/nitrogênio, usados na produção de munições.

Para a produção da amônia, o azoto/nitrogênio é obtido do ar atmosférico, e o hidrogénio como resultado da reacção entre a água e o gás natural:

CH4(g) + H2O(g) → CO(g) + 3H2(g)

Importancia da atmosfera:

Do ponto de vista de um geólogo planetário, a atmosfera é um agente evolucionário essencial na morfologia de um planeta. O vento transporta poeira e outras partículas que degradam a superfície (erosão eólica). Precipitações atmosféricas, tais como a queda de gelo (neve, granizo, etc.) e chuva, que dependem da composição atmosférica, também influenciam o relevo. Mudanças climáticas podem influenciar a história geológica de um planeta. De modo oposto, o estudo da superfície de um planeta, principalmente a Terra, pode levar a um entendimento sobre a história da atmosfera e do clima no planeta.

Para um meteorologista, a composição da atmosfera determina o clima e suas variações.

Para um biólogo a composição atmosférica mantém uma íntima relação com o aparecimento da vida e de sua evolução.

Petróleo e Etanol:

•Compostos extaraidos do petróleo:

Gasolina; Querosene; Óleo Diesel; Nafta; Parafina.

•Há diferença no processo de separação dos compostos do petróleo, com o processo de separação do etanol do mosto fermentado?

Sim, Porque o etanol é fermentado e depois destilado, e o petróleo é somente destilado.

•A quantidade de calor liberado na queima (combustão) de 1 litro de etanol e de 1 litro de gasolina (sem etanol).

Etanol

C2H6O + 3 O2 ---------> 2 CO2 + 3 H2O dH = -330,0 kJ/mol

quer dizer, na queima de um mol de etanol são liberados 330,0 kJ de energia (esse valor se encontra em tabelas).

A densidade do álcool é de 0,782 g/mL

Se você queimar 1 Litro, lembrando que d = massa / volume

daria 782 g de álcool queimados.

Vamos calcular o mol do C2H6O = (C=12 x 2 = 24 + H =1 x 6= 6 + O=16x1=16) = 46 g/mol

Então, quando queimamos 1 mol de álcool, são queimados 46 g do mesmo.

Se 46 g de álcool liberam -------------------- 330,0 kJ

então 782 g de álcool liberam ----------------x

x = 782 x 330,0 / 46 = 5.610 kJ

Serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com