TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Quimica Passo 3

Exames: Atps Quimica Passo 3. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Viemos por meio desta, apresentar as características do alumínio, demonstrando que apesar de ser o terceiro elemento mais Abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial, ele é encontrado nos principais climas: Mediterrâneo, Tropical e Sub Tropical. Bem como, tem sua utilização na mineração, refinaria e redução. Toda via, utilizando como principal fonte de extração a bauxita.

O alumínio (símbolo Al) é um metal representativo de número atômico igual a 13 e massa atômica ponderada 27 u. Por ser leve, relativamente resistente e bom condutor de calor e eletricidade, é muito utilizado na produção de eletroeletrônicos (computadores, aparelhos de áudio e vídeo), bebidas (leites, refrigerantes, cervejas), além de utensílios culinários (panelas, baldes de gelo e “papel alumínio”).

Nas condições naturais, é sólido e brilhante. E, por possuir grande afinidade com oxigênio (já que é um metal não nobre) não é encontrado puro na natureza (apesar de ser o metal mais abundante da crosta terrestre), mas na forma de óxidos e silicatos. Sua trivalência positiva faz com que seja altamente oxidável, logo, sua aparência visual é de cinza fosco; para que sua verdadeira aparência brilhante seja vista, é necessário um polimento ou atrito com outro metal mais duro.

Propriedades Físico - Químicas

Ocupando hoje o titulo de 3º elemento mais presente em toda crosta terrestre, o alumínio representa cerca de 8% em peso do total. Fazendo parte da composição de grande numero de rochas e pedras preciosas, sendo elas; feldspato, mica, turmalina, bauxita e a criolita. Entre as pedras preciosas, com maior teor de Alumínio são o coríndon, safira e rubi.

A principal matéria prima da qual é extraída este metal, é a bauxita. Por questões, algumas econômicas, e outras pela escarces destas pedras, acabaram tornando sua utilização inviável.

O alumínio possui altos índices de condutividade elétrica, e graças a uma fina camada de oxido de alumina, não se altera em contato com o meio ambiente. Entretanto, apresenta, elevada reatividade quando em contato com outros elementos: em presença de oxigênio sofre reação de combustão liberando grande quantidade de calor, e ao combinar-se com halogêneos (cloro, flúor, bromo e iodo) ou enxofre, produz imediatamente os respectivos haletos e sulfetos de alumínio.

Na temperatura ambiente é sólido, e tendo como ponto de fusão de 660ºC (quando na pureza de 99,80%), sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário. O alumínio não é tóxico como metal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com