TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Relaçoes Sindicais

Casos: Atps Relaçoes Sindicais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  4.729 Palavras (19 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 19

Sumário

Introdução 3

Etapa 1 4

Passo 1 4

Perfil da empresa 4

Pontos importantes e justificativa 5

Divisão de cargos 5

Passo 2 6

A transformação do perfil do trabalho 6

Passo 3 7

Passo 4 8

Etapa 2 9

Passo 1 9

DIREITO DO TRABALHO 9

Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) 10

Leis Ordinárias 11

EMPREGADO DOMÉSTICO 12

Trabalhador Rural 12

Autônomo 13

Pequeno Empreiteiro 13

Terceirização 13

Contrato de Trabalho 14

Relações do trabalho e sindicato 14

Convenção coletiva 15

Acordo coletivo 15

Dissidio Coletivo 17

Passo 2 18

Passo 3 20

Passo 4 20

Bibliografia 22

Introdução

O que entendemos é que a proposta do desafio da ATPS é colocar em prática, aprofundar e demosntrar os conceitos apresentados em sala de aula sobre a evolução do direito e conquistas do trabalho.

Durante os tempos nem sempre os funcionários foram respeitados. Na verdade, especialmente na história das relaçlões trabalhistas do Brasil, o que parece é que ainda havia resquícios longíquos de uma relação feudal, onde as pessoas trabalhavam todos os dias, o dia inteiro, ganhavam pouco e quando doentes se tornavam inválidos. Esta postura nós vimos pelo relacionamento de trabalho injusto antes das revoluções sindicais, como o não pagamento de horas extras, jornada de trabalho extensa e sem folgas entre outros fatores.

Hoje o relacionamento é bem diferente e com a lei intermediando e supervisionando os tipos de contratações em prol da verdade e na proteção do colaborador. Estas conquistas foram feitas ao longo de muitos anos e através de muitas lutas e reivindicações.

Criamos uma empresa para que os conhecimentos sejam postos em prática, tanto nos relacionamentos trabalhistas, como na execução destes, afinal, se trata de uma empresa de consultoria em Recursos Humanos. Procuramos então demonstrar que através dos anos o relacionamento de trabalho deixa de ter traços de um regime escravagista para ter traços de respeito, civismo e cooperação

Etapa 1

Passo 1

Perfil da empresa

Nome: Morato Soluções em RH.

Localização da empresa: São Paulo no centro na Rua Barão de Itapetininga n°245, 6°andar

Porte empresa: pequeno a médio porte

Segmento em que atua: Consultoria em RH

Missão: Nós estamos no mercado com responsabilidade e fidelidade na busca do quem ideal para o onde necessário.

Valor:

– Honestidade: A busca do colaborador ideal começa na honestidade em sua conduta;

– Idoneidade: Buscamos o talento levando em consideração seu conhecimento, capacidade e proatividade.

– Respeito: Cada talento que passa pela Morato leva a marca do respeito pela hierarquia, sociedade e a si mesmo;

– Fidelidade: Os contratos firmados com a Morato são certos e firmes, buscamos dar ênfase e satisfazer até a última diretriz acordada.

– Prestatividade: Estamos aqui para servir com preteza.

Visão: Ser a maior empresa de consultoria de RH de São Paulo lapidando talentos.

Pontos importantes e justificativa:

O importante na empresa é que ela presta serviço de consultoria, capta o interesse de talentos, aplica dinâmicas e desenvolve entrevista. Com um dia a dia corrido é interessante o desenvolvimento dos conflitos internos no que diz respeito a horas extras, folgas, horários de pausas e almoço.

Escolhemos o ramo de RH onde os conflitos trabalhistas devem ser primeiramente respeitados antes mesmo da empresa levar os seus serviços aos clientes externos. A empresa de consultoria em RH tem diferentes tipos de funcionários, de recepcionista ou porteiro a presidente. Os conflitos entre categorias e horários de trabalho são os mesmos como uma empresa comum. Também escolhemos este ramo porque é justamente o ramo onde procuramos ter familiaridade e nos desenvolver.

Outra razão é que as empresas de consultoria em RH são uma sequela das reclamações sindicais. Quando os funcionários tinham apenas 6 horas para retornarem às suas casas e voltarem aos seus trabalhos, não havia sequer o ramo em administração de recursos humanos. Depois de muito aprender e de muitos embates, as empresas de consultoria nesta área são na verdade um suporte ao “aprendizado contínuo” no mundo corporativo. Ainda não se tem um conhecimento maduro na área, mas os caminhos traçados são boas lições.

No contexto das conquistas ao longo de décadas e de algumas centenas de anos, a empresa de consultoria, então, é uma extenção da história. Na verdade se fosse criada antes, talvez não teria o formato e o sucesso de hoje, então, este tipo de negócio foi criado no tempo certo.

Divisão de cargos: Os cargos são divididos em três diretores, dois vendedores/captadores de clientes, quatro recrutadores e entrevistadores, três consultores que atendem em domicílio empresarial, recepcionsta, auxiliar de serviços gerais, auxiliar em limpeza, dois vigias.

Passo 2

A transformação do perfil do trabalho

Quando o assunto é trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com