TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Revolução industrial

Projeto de pesquisa: Atps Revolução industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

Introdução...................................................................................................................................1

Etapa 1.........................................................................................................................................3

Etapa 2.........................................................................................................................................6

Tabela1........................................................................................................................................4Considerações Finais...................................................................................................................9

Referências..................................................................................................................................9

Introdução

O significado da palavra Administração tem evoluído com o passar dos séculos, apesar de os problemas serem parecidos em todas as épocas, as soluções precisam ser diferentes porque o contexto muda gradativamente.

A Revolução industrial no século XVIII deu início a uma nova forma de administrar, preocupando com problemas que surgia em relação à produtividade em escala, bem estar com trabalhadores, qualificação de pessoas e novos problemas urbanos.

Com estes novos conhecimentos organizados, surgem a Teoria da Administração, estas teorias organizadas em conjuntos forma a Teoria Geral da administração, que vem classificada em escolas. Escolas clássicas, Escola neoclássicas, Escola Comportamental e Escola sistêmica.

Estas teorias mudou a visão empresarial de todos os tempos, o grande desafio atual é administração como visão global e digital, que estimula a comunicação, a agilidade da informação e a interação do físico com virtual, baseado na alta tecnologia.

Etapa1

A administração tem influenciado no progresso da humanidade, em diversos momentos da historia, Desde os primeiros registros a 3000 a.C, Mesopotâmia, com civilização suméria, escrituração de operações comerciais, primeiros dirigentes e funcionários administrativos profissionais, passando pelo desenvolvimento da história antiga como Egito, Roma, Grécia, China, Gênova, Veneza, Florença, Inglaterra com a revolução industrial, até os dias atuais.

Segundo o escritor Antônio Cesar Amaru Maximiano, (PLT 2012), o conceito de Administração está ligado ao processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange 5 tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções:

• Planejamento;

• Organização;

• Liderança;

• Execução;

• Controle;

Teoria da Administração são conhecimentos organizados e produzidos pela experiência e prática das organizações. E teoria Geral da Administração, TGA, é o conjunto dessas teorias que são definidas por diversas linhas de pensamentos com mesmo enfoque.

Diante dessas diversas linhas de pensamentos, surge à escola, que é um conjunto de autores que escolheram os mesmo aspectos específicos para analisar ou adotaram o mesmo raciocínio de teoria.

Tabela 1

A escola clássica é a pioneira no desenvolvimento de teoria, tem integrante como Frederick Winslow Taylor, que é conhecido como pai da Administração, pois focou trabalho em tarefas, padronizando tempo e maneiras. Henry Ford criou linhas de montagem em escala. Henri Fayol em processos de administração e Max Weber como Teoria das Organizações.

Essas escolas demonstram diversos modelos de gestão ou estilos, cada um apropriado para uma situação. Algumas teorias servem para um problema, mas não serve para outros, formando assim uma nova teoria chamada Teoria Situacional (contingency Theory).

O “berço” da teoria administrativa começou com a revolução industrial, no século XVIII, quando dois eventos importantes marcaram a época: o surgimento das fábricas e as invenções das máquinas a vapor.

As práticas administrativas eram rudimentares, não havia qualidade nem padronização de produtos, pois artesãos passaram a ser operários, sem treinamentos e qualificações, cabia ao comprador inspecionar o que comprava.

Diante desse novo momento a economia, a politica e avanço a tecnologia, as cidades começaram a crescer, viram a necessidade criar sindicados por causa das condições de trabalhos e concluir o trabalho com mais eficiência e eficácia.

Grandes empresas surgiram na época como a fundição Soho e Fiação de Robert Owen. Começa surgir conhecimentos e experiência para base das primeiras teorias administrativas, a primeira escola de Administração do mundo, foi em 1881, na Pensilvânia nos Estados Unidos. Joseph Wharton fez uma doação de 100.000 dólares e depois patrocinou muitas das experiências de Taylor.

Desde então evolução da administração não para. Após esse marco da história, a revolução industrial, hoje uma nova fase marca a história da Administração a era digital e da Globalização.

A velocidade, a facilidade, reputação, reponsabilidade social e ambiental, sustentabilidade faz parte da nova linguagem.

O consumidor passou de consumidor passivo, para consumidores produtores. A exigência dos consumidores lança novos desafios para as empresas, como produzir com baixos custos e alto nível em tecnologia, mantendo-se na concorrência? A exigência passa da interação do físico ao virtual. De acordo com o vídeo Rafinha e a Sociedade da informação, os grandes desafios da administração está na combinação de baixos custos, alta tecnologia flexibilidade e parceria com concorrentes e responsabilidade social e ambiental.

A empresa moderna exige uma nova estrutura e novo comportamento de seus gestores, colaboradores tem a necessidade de flexibilidade de horários e espaço para desenvolver sua criatividade. O feedback, e a valorização de seus lideres faz com que seus colaboradores permaneçam motivados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com