TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Segurança No Trabalho

Trabalho Universitário: Atps Segurança No Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1 - Evolução histórica do trabalho; Ergonomia e Antropometria.

o Passo 1

Leitura

o Passo 2

Responder às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico.

a) Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

A ergonomia estuda os diversos fatores que influenciam no desempenho do sistema produtivo e procura reduzir as suas conseqüências sobre o trabalhador. Ela procura reduzir a fadiga , estresse, erros e acidentes proporcionando segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores, durante o seu relacionamento com esse sistema produtiv visando em primeiro lugar, a saúde, segurança e satisfação do trabalhador.

Contudo, há muitas diferenças individuais e culturais. Uma mesma situação pode ser considerada satisfatória para uns e insatisfatória para outros, dependendo das necessidades e expectativas de cada um, mas no modo geral, os trabalhadores satisfeitos tendem a adotar comportamentos mais seguros e são mais produtivos que aqueles insatisfeitos.

b) Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

Começou provavelmente com o primeiro homem pré-histórico pela preocupação em adaptar o ambiente natural e construir objetos artificiais para atender às suas conveniências (caçar,cortar e esmaga), estando sempre presente nos seres humanos desde os tempos remotos.

Visando melhorar, por exemplos as fábricas, que eram sujas, escuras, barulhentas e perigosas e suas jornadas de trabalho que chegavam a até 16 horas diárias, sem férias, em regime de semi-escravidão,imposto por empresários autoritários, que aplicavam castigos corporais. Os estudos mais sistemáticos sobre o trabalho começaram a ser realizados a partir do final do século XIX.

Nessa época surge, nos Estados Unidos, o movimento da administração científica, que ficou conhecido como taylorismo.

c) Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

A primeira associação científica de ergonomia foi a Ergonomics Research Society, fundada na Inglaterra, no início da década de 1950. Nos Estados Unidos foi criada, em 1957, a Hurnan Factors Society.

A terceira associação surgiu na Alemanha,em 1958. A partir disso, durante as décadas de 1950 e 60, a ergonomia difundiu-se rapidamente em diversos países, principalmente no mundo industrializado. No

Brasil, a Associação Brasileira de Ergonomia Abergo, foi fundada em 1983. Antes disso, tinha-se realizado, no Rio de Janeiro, o I Seminário Brasileiro de Ergonomia, em 1974 (Moraes e Soares, 1989), quando diversos pesquisadores brasileiros apresentaram os seus trabalhos. Em 1961 fundou-se a Associação Internacional de Ergonomia, que agrega, hoje,as associações de ergonomia dos diversos países. A primeira publicação periódica sobre ergonomia foi a Ergonomics, editada na Inglaterra, desde 1957. A partir de 1958 publicou-se a Hurnan Factors, nos EUA.

Daí, seguiram-se muitas outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com