TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Teoria Da Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Atps Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  4.062 Palavras (17 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e, durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que se foram aperfeiçoando e especializando, sendo algumas delas aplicadas até hoje.

Não obstante a origem milenar da contabilidade, identificada por historiadores como praticada em tempos remotos da civilização, embora de forma rudimentar e não sistematizada.

O homem enriquecia, e isso impunha o estabelecimento de técnicas para controlar e preservar os seus bens. Aí se inicia a história da contabilidade, que segundo historiadores e estudiosos, se divide em quatro períodos:

• Contabilidade do Mundo Antigo;

• Contabilidade do Mundo Medieval;

• Contabilidade do Mundo Moderno;

• Contabilidade do Mundo Científico

A Contabilidade é a ciência que tem como finalidade registrar, coletar, resumir informar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade.

Possui três requisitos para ser considerada Ciência: o campo de atuação que são as entidades; o objeto que é o patrimônio; e o método das partidas dobradas.

Com o mundo da globalização, das importações, exportações, do comércio internacional, distribuição em larga escala, produção diversas e conhecimentos acirrados, a contabilidade tornou-se uma ferramenta de competição e sobrevivência de mercados inteiros e de empresas inovadoras.

No que se refere à importância da Contabilidade para o profissional de Administração é notório que é essencial, porém, vale lembrar que não se trata de uma atividade menosprezada, pelo contrário, trata-se de uma profissão com todos os méritos e créditos para o desenvolvimento da Administração e de empresas em todo o mundo.

CAPÍTULO 1 – A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização e está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material.

1.1. Origem da contabilidade

Sua origem está relacionada à necessidade de registros do comércio. A prática do comércio era exercida nas principais cidades da Antiguidade, sendo os fenícios, donos das primeiras cidades comerciais. A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato.

1.2. Os primeiros sinais da Contabilidade na Antiguidade

Os primeiros sinais ocorreram por volta de 8.000 a.C., em Uruk, cidade da antiga Mesopotâmia, centro da civilização sumeriana, e constituíram-se em fichas de barro, guardadas em receptáculos de barro e utilizadas na contagem do patrimônio. Por exemplo, uma ficha de barro poderia representar um boi. Se esse boi fosse transferido para outra pastagem, tosquiado, ou emprestado, a sua ficha também seria transferida para outro receptáculo de barro, registrando dessa forma a transação e auxiliando o controle do patrimônio pelo proprietário. Ainda na Suméria, após as fichas de barro, houve a criação das tábuas com escritas cuneiformes, para a contabilização de pão, cerveja, materiais e trabalho escravo. O Egito Antigo também contribuiu com avanços na ciência contábil, com a organização da arrecadação de impostos de seu governo e a efetuação de registros contábeis utilizando valores monetários (shat de ouro e prata). Na antiga Grécia, a burocracia da cidade de Micenas arquivava placas de barro que registravam lançamentos de impostos, propriedade territorial, reservas agrícolas, inventários de escravos, de cavalos, de carros de guerra, etc.

1.3. A evolução da Contabilidade desde os primeiros registros até as partidas dobradas

A Contabilidade foi se aperfeiçoando e especializando com o tempo. Identificada como praticada em tempos remotos da civilização, sua evolução é dividida nos períodos:

❖ Contabilidade do Mundo Antigo: Inicia com a civilização e vai até 1202.

❖ Contabilidade do Mundo Medieval: Período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494.

❖ Contabilidade do Mundo Moderno: Período que vai de 1494 até 1840.

❖ Contabilidade do Mundo Científico: Período que vai de 1840 até os dias de hoje.

Período Antigo

A Contabilidade empírica, praticada pelo homem primitivo, já tinha como objeto, o Patrimônio, representado pelos rebanhos e bens nos seus aspectos quantitativos. Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar na memória do homem, que logo encontrou formas mais eficientes de processá-los, utilizando gravações e outros métodos. O inventário tinha um papel importante, pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem fez os seus primeiros desenhos e gravações, e os primeiros controles foram estabelecidos pelos templos.

Período medieval

Iniciou-se na Itália, em 1202, com a publicação do livro Liber Abaci, de Leonardo Fibonacci. Foi um período importante na história do mundo e da Contabilidade, devido à invenção do moinho de vento e do aperfeiçoamento da bússola que abriram novos horizontes aos navegadores, e aos estudos das técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, etc., tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros. No final do século XIII apareceu pela primeira vez a conta "Capital" representando o valor dos recursos injetados nas companhias pela família proprietária.

Período Moderno

Fase da pré-ciência, ocorrendo três eventos importantes neste período: Em 1493, os turcos tomam Constantinopla, fazendo os grandes sábios bizantinos emigrarem para Itália; Em 1492, é descoberta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com