TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Teoria Da Contabilidade

Trabalho Universitário: Atps Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  3.880 Palavras (16 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 16

POLO ADVENTISTA

ADMINISTRAÇÃO

TEORIA DA CONTABILIDADE

RA 371269 - FELIPE SERRUDO DA SILVA

RA 373076 - ALTAIR RIGHI MARTINS

RA 365111 - JEAN BITENCOURT HERNANDES

RA 378063 – MICHELE DE OLIVEIRA GODINHO

RA 380507 – TATIANE CAMARGO DE ALMEIDA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TUTOR A DISTÂNCIA: JUCIMARA SILVEIRA

PORTO ALEGRE, 19 DE NOVEMBRO DE 2012.

INTRODUÇÃO

Os princípios de existência da contabilidade, segundo alguns pesquisadores, foram observados por volta de ano 4.000 a.c, na civilização Sumério-Babilonense e coincidiu com a invenção da escrita.

As primeiras anotações eram feitas em termos físicos, somente havia trocas, o que fez com que sua evolução fosse bastante lenta.

Em 1.100 a.c, este quadro alterou por ocasião do surgimento da moeda, há informações que os primeiros rudimentos de balanço, surgiram no ano de 1.300 – Florença na Itália.

Entre os séculos XIII e XVII a contabilidade se distinguiu como uma disciplina adulta, justamente pelo fato de que neste período a atividade mercantil, econômica e cultural era muito importante, ou seja, a evolução da contabilidade sempre está associada ao desenvolvimento da sociedade como um todo.

Tornando a contabilidade considerada como pertencente ao ramo da ciência social, a intensidade das atividades mercantis, econômicas e culturais, determinou o surgimento e domínio das escolas de contabilidade, notadamente na Itália.

ETAPA 1

A ORIGEM DA CONTABILIDADE

A contabilidade existe desde o princípio da civilização humana, e durante muito tempo foi chamada “a arte da escrituração mercantil”. O homem observou que era preciso controlar, administrar e preservar seus bens e que poderia, através desse controle, obter lucros e foi através desta necessidade que surgiu a contabilidade.

Historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência contábil aproximadamente há 4000 anos AC. Entretanto, antes disto, o homem primitivo ao inventar o n° de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar de suas ânforas de bebidas, praticava uma forma rudimentar de contabilidade.

Com o uso de sua arte, o homem primitivo evidenciava a sua riqueza patrimonial, em inscrições em paredes de grutas (pinturas) e também em pedaços de ossos. O desenho do anormal ou coisa representava a natureza da utilidade; os riscos que seguiam ao desenho, denunciavam a quantidade existente.

É claro que sua evolução foi relativamente lenta até o aparecimento da moeda. Na época de troca de mercadorias os negociantes anotavam as obrigações, os direitos e os bens. Tratava-se portanto, de um inventário físico, sem avaliação monetária.

Como a preocupação com as propriedades e a riqueza é uma constante, o homem teve de ir aperfeiçoando seu instrumento de avaliação da situação patrimonial à medida que as atividades foram desenvolvendo-se em dimensão e em complexidade. O acompanhamento da evolução do PL das entidades de qualquer natureza constituiu-se no fator mais importante da evolução da disciplina contábil.

Assim nasceram os registros contábeis, porque se quantificava e evidenciava a riqueza patrimonial do indivíduo ou da família, tais registros eram feitos em peças de argila.

O “meu” e o “seu” deram, na época, a origem dos registros de “débito” e “crédito”.

No Egito, o “papiro” deu origem aos livros contábeis, utilizando-se o sistema baseados em lógica matemática.

Matematicamente: A=B

Contabilmente: Débito=Crédito

Logicamente: Efeito=Causa

Com a invenção da escrita foi desenvolvido o sistema de registros, e vários estudiosos da questão, acreditam que foi a escrita contábil que deu origem à escrita comum e não o inverso.

ETAPA 2

A finalidade no ensino da contabilidade, é estudar sob a orientação de um método próprio, a natureza do patrimônio, a função do organismo de uma empresa, controle do movimento, a criação de uma terminologia própria e adequada, a elaboração de um plano de contas, de forma que da sua aplicação a qualquer momento se possa analisar a evolução do patrimônio.

O objetivo da contabilidade, então, pode ser estabelecido como o de fornecer informação como suporte à tomada de decisão, tanto dos usuários internos, como dos usuários externos das entidades.

Considera-se usuário da informação contábil, toda pessoa física ou jurídica que tenha interesse na avaliação da situação e do progresso de determinada entidade, seja ela empresa, com fins lucrativos ou não, ou mesmo patrimônio familiar.

Os usuários podem ser separados em dois grupos: usuários internos e usuários externos, os usuários internos são aqueles que atuam dentro da empresa, tais como funcionários, administradores, gerentes, etc.

O administrador, como um dos principais usuários, interno, utiliza a contabilidade para fins de controle e planejamento da entidade.

Já os usuários externos são os investidores, sócios, acionistas, fornecedores de bens e serviços, as instituições financeiras, o governo, os sindicatos, a comissão de valores mobiliários, entidade de classe, etc.

As características qualitativas são os atributos que formam as demonstrações contábeis usuários, as principais são: a compreensibilidade, a relevância, a confiabilidade e a comparabilidade.

Compreensibilidade, segundo essa característica, as informações contidas nas demonstrações contábeis devem ser de fácil entendimento para os usuários. Presumindo-se que os usuários tenham um conhecimento prévio das atividades econômicas, dos negócios e da contabilidade.

Entretanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com