TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps - Teoria Da Contabilidade

Artigo: Atps - Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVO

ATIVO é o conjunto de bens e direitos de uma empresa . Ativo é um recurso controlado pela empresa onde se espera que resultem em futuros beneficios econômicos para a entidade.

Pode ser considerado um ativo,todo ou qualquer elemento com ou sem natureza física e que proporcione a possibilidade de obtenção de fluxos de caixas.

Classifica-se o conceito de ativo como o núcleo fundamental da teoria contábil.

PASSIVO

O Passivo representa as obrigações de uma entidade que assume perante terceiros para obter ativos ou realizar serviços , éo resultado de transações que ocoreem onde deve ser liquidadas em parcelas,no futuro.

Passivo assumiu a posição de direito como medidas de obrigações de uma empresa.

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Patrimônio Líquido é uma subconta do Passivo ,que compõe o Balanço Patrimonial de uma empresa onde são computados o capital social integralizados com sócios ou acionistas ,os lucros acumulados pela empresa.

Perguntas do Passo 1

a) Qual o objetivo da Contabilidade?

A contabilidade tem o patrimônio da empresa como objeto de estudo e o controle decorrentes da gestão do patrimônio das entidades fornecendo informações clara e precisa sobre os assuntos administrativos da empresa.

b) Quais fatores demonstram o crescimento e o desenvolvimento da contabilidade?

Com o desenvolvimento da civilização e o crescimento da riqueza do patrimônio, ouve então uma necessidade de organização aumentando a arrecadação dos impostos pelos governantes.

c) Quem são os usuários da contabilidade? Explique.

Os usuários podem ser externo ou interno, que tem interesses diversificado, onde as informações geradas pelas entidades são amplas, suficientes para avaliação da situação patrimonial permitindo a realização de interferências sobreo futuro da entidade.

Os usuários externos são aqueles obtidos nas demonstrações contábeis. Já os internos se valem de informações mais aprofundadas e específicas sobre o ciclo operacional da entidade.

d) O que se entende por bens tangíveis e bens intangíveis?

Bens tangíveis são aqueles que apresentam aspectos físicos é tudo aquilo que pode ser tocado.

Bens intangíveis são aqueles que não incorpôreos ( não tem corpo) ou seja inatingível.

e) O que são bens,direitos e obrigações? Cite exemplos.

Bens é o que possui valor econõmico podendo ser convertido em dinheiro e que se classificam-se em : bens móveis, bens imóveis, bens tangíveis e bens intangíveis.

Direitos são os recursos que a empresa tem a receber e gera benefícios presentes ou futuros. Por exemplo, a empresa receberá o valor decorrente de uma venda à prazo, é o poder de exigir alguma coisa,pois o comprador já levou a mercadoria , então a empresa tem o direito a receber,etc.

Obrigações são os valores a serem pagos a terceiros que compra um bem a prazo, quando o fornecedor entrega, gera uma dìvida. Por ter sido uma venda a prazp a empresa passa a terobrigações com o fornecedor.

Exemplo: salários a pagar,aluguéis a pagar,contas a pagar,fornecedores ou duplicatas a pagar,referente a compra de mercadorias a prazo,impostos a pagar ( ou impostos a recolher) , etc.

f)Qual a finalidade de um balanço patrimonial?

Tem por finalidade apresentar a posição contábil , financeiro e econômica da empresa, destinada a evidenciar com fidelidade e clareza qualitativa e quantitativamente numa determinada data, atendidas as peculiaridades desta,bem como as disposições os valores correspondentes das demonstrações de cada exercício anterior,para fins de comparação.

g)Quais são as contas patrimoniais e as contas de resultado?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com