TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Teorias Da Contabilidade

Artigo: Atps Teorias Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  3.845 Palavras (16 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 16

ATPS apresentado à Universidade Anhanguera de autoria da Professor Antonio Fernando Coelho como exigencia parcial da disciplina Teoria da Contabilidade sob a orientação da Professora EAD Maria Juliana Leite Kirchner, Tutora Presencial Silvana Nunes.

OBJETIVO DA CONTABILIDADE

Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e variação, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

Ciência que estuda e controla o patrimônio, controle mediante o registro dos fatos contábeis, que são anotados através dos lançamentos, possibilitando a demonstração expositiva através das demonstrações financeiras (Balanço, DRE) e consequente analise, temos a informações sobre a variação da composição de bens, direitos e obrigações e detalhes sobre a formação do lucro ou prejuízo apurado no período.

A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses. O objeto da Contabilidade é o patrimônio das entidades, que é qualquer pessoa física ou jurídica detentora de um patrimônio.

O que se estuda, efetivamente, na disciplina de Contabilidade é o sistema universal de registro do patrimônio.

Semelhança Vida Financeira Particular e de uma Empresa

A contabilidade é reconhecida como um recurso estratégico inserido não só nas empresas mas no cotidiano das pessoas nas sua vidas particulares.

As empresas tem a movimentação dos elementos contábeis é que registrada através dos lançamentos nas contas correspondentes. Estes lançamentos serão efetuados por registros a débito e a crédito das contas movimentadas.

Cada empresa utiliza um conjunto de determinadas contas em função de seu ramo de atividade e porte, que tem o nome de Plano de Contas. Nele são apresentadas as contas, título e descrição de cada uma, bem como os regulamentos e convenções que regem o uso do plano e de suas contas integrantes do sistema contábil da entidade, tendo como finalidade servir de guia para o registro e a demonstração dos fatos contábeis.

Empresas relatam suas posições financeiras e de desempenho por meio do uso de duas demonstrações básicas: balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício. Com a contabilidade analisando os gastos, os bens se calculam os impostos, o imposto de renda.

Assim como uma empresa as pessoas na vida pessoal suas semelhança sim, temos nossas contas do cotidiano fixas, que se relacionam com os débitos temos o nosso salário que é o crédito, para quem utiliza na sua vida a contabilidade sabe que tem um plano de contas, precisa analisar o que pode comprar ou não, para adquirir um novo bem, ou melhorar, o seu patrimônio. Como uma empresa têm os impostos, na nossa vida particular também os impostos que são calculados conforme nossa vida contábil.

E importante entender que se conseguirmos aplicar e praticar, a contabilidade, na nossa vida particular e dentro das organizações fica, mas claro nossa vida financeira.

Conceitos Relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas: Uma análise do ensino da Teoria da Contabilidade.

O estudo dos conceitos de Contabilidade é importante, não apenas para estudantes, docentes e pesquisadores, mas para quem já opera a contabilidade profissionalmente. Porque a cada dia que passa, instituições querem demonstrativos que reflitam valores que cheguem cada vez mais perto da realidade patrimonial de uma entidade.

No artigo são citados alguns autores, entre eles Iudícibus (2009) que classifica o conceito de Ativo como núcleo fundamental da teoria contábil, o conceito de ativo nem sempre é devidamente compreendido por estudantes.

No início da década de 90, com a chegada ao mercado dos sistemas ERP’s, muitos diziam que a profissão de contador estaria com os dias contados, pois a oferta de trabalho seria escassa, uma vez que esses sistemas de informações integradas fariam todo trabalho e a necessidade de um contador seria mais restrita. Isso não aconteceu, porque esses sistemas, de fato, melhoraram consideravelmente a rapidez de informações e qualidade de comunicação, mas os conceitos e os fenômenos contábeis sempre estarão ali, por mais sofisticado que o sistema seja, nem sempre ele será capaz de conceituar sozinho um fato e aplicar a teoria na prática, uma vez que a prática contábil está em constante desenvolvimento e transformação.

Hoje, as relações contábeis se tornaram tão dinâmicas e complexas que o profissional de contabilidade está cada vez mais se especializando em uma determinada área, para se tornar um especialista naquele assunto e conquistar maior valorização profissional.

Entender o conceito de Ativo é importante para poderem ser definidos outros termos como Receitas, Despesas, Passivo, Perdas e Ganhos. É o conjunto de bens e direitos de uma entidade capazes de gerar benefícios futuros, assim podemos considerar Ativo todo e qualquer elemento com ou sem natureza física que sejam controlados pela entidade ou que possa gerar fluxo de caixa, como os bens de algumas empresas se traduzem em prestações de serviços e ou enriquecimento futuro, o ativo seria a mensuração desses benefícios em valores. O fato de que os benefícios futuros sejam “prováveis” não os excluem do conceito de ativos, desde que estejam sob o controle da entidade.

Os ativos intangíveis são bem mais difíceis de mensurar porque nem sempre são registrados na contabilidade ou precisam de uma pesquisa mais ampla para mensurar seu valor, por exemplo, o monopólio de mercado não é registrado na contabilidade, mas incide no valor patrimonial da empresa. Outro fator importante é que algumas transações que são contabilizadas como despesas hoje, amanhã poderão se tornar “benefícios futuros” como despesas de marketing para valorizar uma marca ou gastos com pesquisas e desenvolvimentos, ou seja, são Ativos que não possuem corpo físico ou financeiro.

O constante desenvolvimento da tecnologia de informação contribuiu para a valorização do capital intelectual, hoje um profissional de TI é muito mais valorizado do que o parque físico dos computadores da empresa. Para tentar mensurar esse tipo de Ativo há duas classes: valores de entrada e valores de saída, além desse conceito outras duas formas de mensuração surgiram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com