TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Técnicas De Negociação Anhanguera

Monografias: Atps Técnicas De Negociação Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.975 Palavras (8 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS............................3

ANEXOS....................................................................................................................................5

ANEXO 1

1.1 Conceitos de Negociação......................................................................................................6

ANEXO 2

2.1 Processo de Negociação e Variáveis Básicas.......................................................................7

2.1.1 Introdução...............................................................................................................7

2.1.2 O processo de negociação......................................................................................8

2.1.3 As variáveis básicas no processo de negociação....................................................9

2.1.4 Considerações finais.............................................................................................10

2.1.5 Referências...........................................................................................................10

ANEXO 3

3.1 Habilidades Essenciais Para os Negociadores....................................................................12

ANEXO 4

4.1 Planejamento e Ética nas Negociações...............................................................................14

4.2 Análise do Filme Doze Homens e Uma Sentença..............................................................14

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

A negociação salarial não é tão simples, mas se estiver insatisfeito com o que ganha é melhor preparar-se para a negociação, para obter o reajuste, pois quem não pede não ganha. Fazer um planejamento prévio é muito importante, para que consiga expor o anseio pelo reconhecimento e consequentemente atingir o objetivo.

Pesquisar tudo sobre a empresa, como dados de produção, faturamento, se não está em crise ou demitindo pessoal, pois por melhor que seja o trabalhador, se a empresa não estiver bem estruturada com certeza a resposta será negativa.

Expor as qualificações (cursos, treinamentos, graduação), e como elas contribuem para melhorar o desempenho do trabalho. Lembre-se, que ter responsabilidade, cumprir as metas, a ética e o respeito pela equipe de trabalho é obrigação de qualquer trabalhador, é necessário mostrar que o desempenho vai além do que é esperado. Evidenciar que está empenhado no crescimento da empresa.

Conquistar o empregador e provar que vale cada centavo que pedir, mostrar disposição, entusiasmo e ambição profissional auxiliará na negociação.

Ter em mente o valor do aumento que se deseja, que considere razoável e pedir um pouco mais, porque se houver contraproposta ainda estará dentro da expectativa, mas lembre-se: pedir um aumento muito grande, pode ser que a negociação nem se inicie.

Determinar o melhor momento para falar com seu empregador. Evitar dias muito estressantes, escolher um dia mais tranquilo.

Estar psicologicamente preparado, agir com calma, mostrar autocontrole, falar pausadamente, evitar gestos bruscos que evidenciam nervosismo, demonstrar decisões pautadas na razão e não na emoção ou desespero.

Se a resposta for positiva, os argumentos e estratégias funcionaram, e os objetivos foram alcançados. Mas se a resposta for negativa, não desanimar, terminar deixando evidente o desapontamento, mas nunca tratar o empregador com grosserias e nem ameaçá-lo, pode ser que ele reflita em um outro momento e termine por lhe conceder o aumento.

Não desistir na primeira negativa, sempre existe a oportunidade de conseguir vantagens paralelas como um plano de saúde, um auxílio alimentação por exemplo, que podem ser tão benéficas ou melhores que um aumento salarial.

Não ficar insistindo, deve-se saber a hora de recuar e tentar entender as necessidades do empregador. Não demonstrar impaciência ou ganância ao falar no dinheiro.

Continuar exercendo o trabalho da melhor forma possível, e esperar um novo momento propício para tentar novamente um reajuste salarial, mas preparar-se melhor, pois o planejamento, é a etapa mais importante do processo, gastar o tempo necessário, até que se esteja pronto para uma nova tentativa irá influenciar num desfecho favorável.

ANEXOS

ANEXO 1

1.1 CONCEITOS DE NEGOCIAÇÃO

Com base no Programa Livro-Texto, Negociação: Aplicações Práticas de uma Abordagem Sistêmica, Martinelli, D. P. Ghisi, F. A; podemos definir negociação de várias formas, para Scare e Martinelli (2001, apud MARTINELLI, 2012), a negociação é um conceito em contínua formação, o qual está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados. No entanto, para esses autores, houve uma mudança de foco no objetivo do ato de negociar ao longo da história. No passado, o negociador buscava resultados satisfatórios momentâneos; atualmente, esse mesmo negociador busca um relacionamento duradouro e contínuo, para que a médio e longo prazos todos os envolvidos na negociação atinjam os benefícios pretendidos.

Segundo Nierenberg (1981), autor de uma das mais antigas definições referentes a esse tema “negociação é como um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes”. No entanto, para esse autor, é importante que ambas estejam preparadas para uma negociação efetiva (que envolve definição de estratégias e táticas), que saibam como lidar com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com